e fato incontestavel que o nome da porsche e sinonimo de sucesso no automobilismo o simples ato de listar todos os porsche que se deram bem nas pistas e quase como convocar um best of dos carros de corrida 917 935 956 e 962 porsche 911 gt1 carrera rs gt2 rs isto sem mencionar a popularidade de seus carros de competiçao vendidos ao publico em campeonatos clubsport e track days ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] no entanto ha uma forma de automobilismo na qual a porsche jamais teve sorte as corridas de monopostos na formula 1 a porsche ate se arriscou na decada de 1960 com os porsche 718 e 804 mas em duas temporadas so conseguiu uma vitoria no gp da frança de 1962 e logo abandonou a categoria depois na decada de 1980 a porsche foi contratada pelo grupo tag para desenvolver um motor v6 biturbo que substituisse os v8 cosworth da mclaren os motores tag porsche foram bem sucedidos ajudando nos titulos de lauda 1984 e prost 1985 e 1986 no campeonato de pilotos e levando a equipe a dois titulos de construtores 1984 e 1985 mas jamais foram usados em um chassi porsche este porsche tem um motor v6 turbo de formula 1 no lugar do flat 6 e e simplesmente insano flatout anos mais tarde a porsche tambem forneceu um v12 naturalmente aspirado a equipe arrows em 1991 uma temporada desastrosa para o arrows a11c que nao conquistou um ponto sequer alem da formula 1 a porsche tambem tentou ingressar na indycar mas tambem acabou com uma trajetoria curta e marcada por decepçoes a primeira incursao da porsche na indy aconteceu em 1980 quando a fabricante quase participou indiretamente das 500 milhas de indianapolis atraves da equipe interscope racing que pretendia usar uma versao modificada do flat six turbinado do porsche 935 a ideia nao foi bem recebida pelo united states auto club usac que se opos ao uso de sobrealimentaçao e o plano foi abandonado foi so em 1987 que a porsche retornou a indycar desta vez com chassi e motor proprios o chamado porsche 2708 tinha um monocoque de aluminio e fibra de vidro e era movido por um v8 turbo de 2 6 litros e 750 cv desenvolvido por hans mezger naquele ano a porsche competiu apenas na etapa de laguna seca com o experiente al unser ao volante e nao se deu bem apesar das altas expectativas o 2708 era um carro desequilibrado e lento nas curvas unser so conseguiu se classificar na 21 posiçao eram 24 carros e abandonou a prova mais cedo por um problema na bomba d agua nao demorou muito para que unser decidisse abandonar a equipe a porsche nao hesitou em abandonar o projeto original do 2708 adotando um chassi construido pela march e usado desde 1986 usando o mesmo motor o novo carro foi batizado porsche 88p mas as coisas nao foram muito melhores o recem contratado teo fabi so conseguiu a nona colocaçao na primeira corrida disputada no circuito oval de phoenix arizona porque muitos rivais tiveram problemas mecanicos ele terminou aquela corrida em setimo mas nao conseguiu manter seu desempenho constante nas etapas seguintes na indy 500 para se ter uma ideia ele foi o 28º colocado para piorar o piloto de testes al holbert morreu em um acidente aereo em setembro sua experiencia em circuitos americanos era crucial para os acertos realizados no carro ainda assim a porsche continuou seus esforços no ano seguinte agora chamado 89p o carro recebeu modificaçoes nos elementos aerodinamicos mas a mecanica continuava a mesma e ainda era problematica teo fabi abandonava provas constantemente embora os resultados fossem melhores quando ele conseguia terminar as corridas em phoenix por exemplo ele conseguiu a quarta posiçao; e ainda chegou em segundo no oval do michigan e no circuito de road america na indy 500 porem ele chegou na triste 30ª posiçao isto posto tambem foi em 1989 que a porsche conseguiu sua primeira e unica vitoria na indy as 200 milhas de mid ohio seguida de um segundo lugar em road america foi o bastante para que a porsche decidisse colocar dois carros no grid na temporada de 1990 que viria a ser sua ultima na formula indy https //youtu be/1hzshyksqva t=253 com teo fabi e john andretti como pilotos a porsche apresentou o monoposto 90p aos organizadores da prova no inicio do ano e foi logo ali que as coisas começaram a desandar com desenho totalmente novo o carro foi barrado pelo usac por ser considerado baixo demais e representar alto risco ao piloto em caso de acidente a porsche foi obrigada a usar o 89p novamente mas o projeto era claramente obsoleto em relaçao aos rivais mesmo o motor tinha desempenho mais fraco se comparado aos judd cosworth e chevrolet usados pelas outras equipes a temporada de 1990 foi a mais fraca para a porsche que subiu ao podio uma unica vez com um terceiro lugar de fabi na etapa de meadowlands no meio do ano e so no fim daquele ano a porsche decidiu abandonar de vez a indy e nunca mais voltou
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.