ola pessoal do flatout meu chamo geraldo camara tenho 26 anos e sou analista em telecomunicaçoes infelizmente nao participo da formula uno/celta escada e tambem ciclista em uma equipe familiar a girassol sports este e o primeiro post sobre meu querido blacksun um fiat palio transformado em carro de rali dizendo como surgiu o projeto quais estagios serao e tambem como nasceu minha paixao pela marca brincadeiras a parte o carro e um palio fire celebration 2013/14 sem abs nem airbag como surgiu um gearhead bem toda paixao tem um inicio certo e nisso nao existe um roteiro ou modo de acontecer a minha eu lembro bem em 1996 estava indo para o primeiro dia de aula no ensino fundamental e na porta da escola tinha um uno turbo vermelho que era de uma mae de um aluno da escola aquela cor o brilho aquele bodykit exageradamente perfeito para o carro roubou minha atençao eu tinha so seis anos de idade mas lembro de ficar babando no carro varios dias eu via ele la na porta da escola e isso me fez admirar o modelo ate hoje admiro do mesmo modo o tempo passou e a paixao por carros aumentou e com isso com 14 anos participava de campeonatos de plastimodelismo e mini tuning modificaçao em miniaturas de carros algo que tambem continua ate hoje com meu automodelo com 19 anos tirei a cnh e qual foi meu primeiro carro um uno turbo nao uma strada 1 4 fire 2008 que meus pais deixavam para eu usar passado uns anos troquei a strada por um fiesta 1 0 tambem de meus pais e em 2013 mais precisamente em 15 de novembro de 2013 as 09 15 fuibuscar meu lindo blacksun zero km na loja eu pensava que nao teria problemas com carro novo pensava a minha antiga strada angel essa foto foi um dia depois que a tinha entregue para a concessionaria meu antigo fiesta christine muitas historias com este carro o nome tem motivos o inicio da historia do blacksun e o nascimento do palio rally bem como disse acima o carro fui buscar em um feriado loja aberta carro emplacado e documentaçao pronta mas cade o carro bem ele estava la mas no patio e sem lavar a vendedora junto com seu colega de trabalho que me aguentaram dois meses indo la todo dia negociar o carro para enfim conseguir baixar o valor consegui um desconto de r$ 5 000 vendo a situaçao nota a ordem de limpeza do carro estava datada dois dias antes no painel resolveram lavar o carro e limpar por inteiro e muito bem feito consegui documentos bacanas do carro onde foi possivel puxar sua historia desde minutos depois de deixar a linha de produçao como vaga de patio data que chegou a concessionaria e tudo mais no showroom ainda antes de ser emplacado mas voltando ao dia de entrega carro limpo chave e documento na mao hora de ir para casa com um carro que posso chamar de meu ao chegar em casa primeira coisa a se fazer instalar o sistema de som esse carro foi vendido sem pre instalaçao para som dizia a loja mas ao tirar a tampa do painel estava tudo la como tambem todos os chicotes para outros acessorios instalando o kit duas vias com chicotes originais instalado e funcionando mas nem tudo e perfeito ao sair de casa pela primeira vez peguei uma chuva forte como tinha ido fazer compra do mes com minha mae usei o porta malas e ai vem a primeira descoberta desagradavel uma infiltraçao grande na torre de suspensao traseira a agua jogada pela roda ao andar com o carro parte entrava pela vedaçao e molhava todo o carpete do carro ao levar o carro a concessionaria foi dito que para resolver esse problema teria que refazer toda a vedaçao e repintar a traseira toda do carro com menos de 100 km para resolver alem do prazo de cinco dias para executar o serviço assim resolvi por a mao na graxa e resolver ou massa em dez minutos o problema foi resolvido nao tenho fotos de quando fiz mas a torre traseira do palio tem um reforço estrutural que pega desde a parte inferior do monobloco e vai ate o ponto de fixaçao do amortecedor no topo da torre a infiltraçao era bem nesta parte para resolver usei massa de calafetar colocando em toda a extensao do reforço e depois com um spray preto pintei assim quem olha hoje nao ve nenhum reparo e nunca mais teve infiltraçao ate hoje porem agora começa a saga dele na lama acabei nao comentando no começo do texto porem sou ciclista tanto de mtb como speed uns dias depois que peguei o carro tive uma prova de endurance seis horas de mtb chovia bastante e o estacionamento estava um lamaçal imagina minha alegria ir com o blacksun la e sair deslizando na lama ele tinha uma semana comigo e ja foi a moranguinho da minha mae e o blacksun somente o meu estava sujo sera de familia a paixao pela fiat ainda nem imaginava que um sonho de criança poderia vir a tona com ele mas porque um carro de rally bem voltando ao meu tempo de criança aqui na minha cidade tinha a equipe petrobras de rally irmaos azevedo e direto eram vistos os carros motos e caminhoes de rally na cidade os carros utilizados pela equipe eram pajeros preparadas caminhoes 4x4 da mercedes e motos igualmente modificadas nisso comecei a ter uma admiraçao por este mundo dos carros que em um todo sao completamente diferentes e chama a atençao de qualquer criança pelas cores jeito do carro acho que nao so de crianças entao imaginem como eu ficava quando via um desse na rua melhor dizendo acho que fico ate hoje quando vejo um carro de rally andando na rua so nao fico mais puxando a saia da mae agora e da namorada lembro tambem que ha muito tempo tinha saido uma reportagem na revista quatro rodas a respeito do palio rally abarth qual a fiat disponibilizava a qualquer um que quisesse um carro de rally homologado e pronto para correr valor bem mais elevado que o modelo comum diga se de passagem por muito tempo imaginava ter um carro de rally que pudesse correr e quando quisesse andar na rua com todo aquele conforto zero de um carro de competiçao porem com um tremendo sorriso no rosto porem com a correria do dia a dia serviço faculdade de engenharia e ciclismo acabou o projeto ficando um pouco de lado e ate mesmo eu pensando em outros estilos de personalizaçao e modificaçao como a vida e uma caixinha de surpresas a qualquer momento esta ideia voltaria a tona de um jeito ou de outro primeiros passos do projeto inicialmente o projeto nao era um carro de rally mas um oem+ com rodas da alfa romeo suspensao a ar interior personalizado no estilo dos abarth porem vendo na internet algumas referencias de projetos ate de outros modelos da marca acabei achando um anuncio de um palio tr carro fruto da parceria da fiat com a equipe ted racing de rally naquele momento deu um estalo na minha mente e acabou pintando ideias novas e fazendo me abandonar o projeto antigo sim fico feliz em dizer isso hahaha em janeiro de 2014 teve um evento na minha cidade garagem x motor show no qual foi realizado no pavilhao de eventos de um shopping da cidade e que seguia os moldes do antigo salao do tuning carros expostos e empresas com stands apresentando seus produtos fui convidado junto com o clube que fazia parte definido os carros na diversas reunioes que tivemos com o organizador do evento o meu estava no meio porem apenas com as modificaçoes em mente pois o carro estava completamente original e assim nao teria como e agora como ja tinha definido o rumo do projeto começo as primeiras modificaçoes apenas uma semana para deixar o carro pronto para a exposiçao precisava usar todo o meu tempo livre ou seja a noite madrugada horario do almoço e o unico final de semana que tinha antes do evento o carro tinha que estar pronto quinta feira a tarde para ser entregue a noite aos organizadores entao o jeito era nao perder um minuto sequer no espaço curto de tempo aprimoramentos mecanicos nao era prioridade visto que seria apenas exposto entao foquei em rodas e estetica para apresentar o conceito o primeiro acessorio instalado no carro foi um conta giros cronomac de 100 mm a marcaçao dele vai ate 10 000 rpm por enquanto parece estranho mas no decorrer do projeto ele sera funcional minha namorada gearhead tambem estara no meio unindo a profissao dela a nossa paixao por carros comprei o usado de um amigo e o mesmo precisava de reparo infelizmente na epoca acabei nao tirando fotos do conserto mas por ser da area de eletronica foi simples arrumar bastando apenas refazer as soldas da placa e da bobina com ele todo aberto aproveitei para fazer a primeira personalizaçao dele imprimindo o brasao da abarth e o da fiat azul usado na traseira dos palio ate 2004 se nao me engano assim ele ficou mais original ficando mais proximo da proposta final dos mostradores que quero alcançar foto dele instalado e pronto os outros dois medidores que aparecem na foto acima foram presentes do peterson ele na semana antes do evento deu uma força muito grande no projeto me cedeu os medidores hallmeter e pressao do oleo esta configuraçao ficou por um tempo assim depois acabei mudando de posiçao e deixando mais livre o campo de visao mesmo deste modo nao atrapalhava enquanto dirigia logo em seguida comecei a fazer os mudflaps eu procurei na internet alguns para comprar porem nada foi do meu gosto e bolso alem do prazo extremamente apertado assim acabei decidindo em fazer os meus comprei sobras de borracha aqui na minha cidade na cor vermelha seguindo o padrao dos palios tr o local onde consegui a borracha tem varios tipo espessuras cores e dureza das folhas se alguem daqui precisar de algo do tipo eu passo o contato da loja folha de borracha comprada e ja riscada para cortar minha mae que nao gostou da ideia visto que roubei a tesoura dela e a acabei destruindo cortando borracha tinha em torno de 5 mm de espessura porem consegui cortar todos nota o afiador perto de casa que adorou isso tambem a tesoura e os mudflaps cortados mas ai vinha o problema como fixa los lembro entao de umas pedaleiras que ganhei do meu amigo heitor regiane ainda sera citado aqui e dos parafusos e porcas que vieram nelas foi como somar 2+2 casou perfeito por conta das garrinhas que faziam parte do kit de fixaçao das pedaleiras as quais ainda estou para instalar heitor me mata ainda parafusos e garrinhas parecem que foram feitas pro projeto as pedaleiras em questao o que acham juntando essas garrinhas com a fita dupla face 3m para exterior ficou muito forte a fixaçao ficando assim por um ano e meio ate eu retirar no proximo post irei dizer o porque e para qual carro ele foi fixado o carro mudou a aparencia porem ainda tinha um problema ainda estava com as calotas algo estranho num carro de competiçao certo [gallery columns= 4 link= file ids= 60744 60742 60752 60753 ] entao no outro dia fui trabalhar com o carro assim mas as rodas ja estavam definidas as rodas eram da binno modelo california 15 rafael muito obrigado pela força ele tirou as rodas do carro dele para passar pro meu mas pra montar no meu que melhor hora que no almoço ao meio dia sem anel centralizador teve que centralizar manualmente mas deu tudo certo depois comprei o anel falta pouco imaginem a bagunça na hora rodas montadas derretendo no sol mas extremamente satisfeito na foto das rodas repararam a faixa branca na lateral entao foi feita por mim pois alem de montar um carro para rally ele tambem e usado para apoio da equipe de ciclismo entao porque nao unir minhas duas paixoes foi feito as faixas e os logos da girassol sports para colocar no carro no caso so as escritas mandei fazer foi nas madrugadas que fiz as faixas medindo e indo no chao do meu quarto recortar hoje entendo porque falam pros pais nao deixarem as crianças usarem estilete [gallery link= file ids= 60747 60745 60746 ] corta daqui mede dali e da lhe estilete no dedo nisto tambem desmontei uma pequena parte do interior do carro na primeira vez mais pra frente irao ver o porque para colocar os estepes na traseira do carro usando o carro sem nada na traseira era ate certo ponto engraçado pois nesta altura na rua todos olhavam e estranhavam bem isso e ate hoje acabei me acostumando com o ame ou odeie no dia a dia ele e montado com o banco traseiro e estepe no local original mas faltando algumas horas para entregar o carro cade os adesivos das escritas prontos e foi um corre corre cobrando a loja telefonando pressionando e tudo mais aos 48 do segundo tempo eles avisaram que estavam prontos e podia levar o carro imediatamente para aplicar nao preciso falar duas vezes adesivos aplicados hora de levar o carro para expor abaixo seguem algumas fotos do evento [gallery columns= 4 link= file ids= 60730 60725 60727 60728 ] projeto iniciado mas rally de velocidade ou rally de regularidade a modalidade mais conhecida por todos e o de velocidade por conta do wrc erc porem para se ter um carro para tal modalidade e preciso ser homologado cursos e tudo mais mas a categoria base e o rally de regularidade neste voce pode usar um carro comum para participar e ter apenas a cnh e nao precisa de experiencia nesta modalidade a velocidade alcançada na competiçao e bem menor da qual andamos na cidade entao assim os riscos de acidentes sao praticamente nulos no rally de regularidade normalmente sao duas categorias cruciais 4x4 e 4x2 e aqui que separa tudo pelo carro excluindo as categorias por niveis de experiencia a separaçao por traçao do carro vai dizer qual percurso ira fazer sendo 4x4 tendo alguns atoleiros leves e no 4x2 acaba sendo praticamente estrada de chao e alguns atoleiros entre aspas pois acabam mais sendo poças de lama do que atoleiros com isso um carro 100% original pode encarar sem nenhum risco vide o rally universitario fiat sempre como em qualquer competiçao tem as categorias por niveis de conhecimento e experiencia no rally como explicado abaixo novatos amadores iniciantes ou light categoria de entrada nos rallies para equipes sem experiencia em competiçoes; turismo para competidores com boa experiencia em provas do genero nesta categoria ja devem ser filiados a cba confederaçao brasileira de automobilismo; graduados ou master para competidores com vasta experiencia e bem pontuados em campeonatos nacionais e regionais a cba controla a categoria de cada competidor nao permitindo a participaçao em categorias inferiores com isso quem deseja aprender na pratica a usar a planilha de navegaçao ou mesmo equipamentos de navegaçao totem ou similares pode participar sem problemas esta modalidade acaba abrindo as portas para outras competiçoes como o rally de velocidade pois com a experiencia de navegaçao que se adquire juntamente com cursos tanto para piloto quanto navegador caso de interessem em saber mais leiam este artigo sobre o rally de regularidade irei comentar bastante a respeito desta modalidade no decorrer dos textos e dicas tambem para quem quiser iniciar na categoria tanto sobre o carro em si como estou preparando como tambem em equipamentos de navegaçao nota sobre os equipamentos de navegaçao pode variar de competiçao para competiçao entao alem dos que irei instalar no carro vou falar a respeito do geral bem pessoal o post irei parando por aqui porem no proximo a parte mecanica do carro tera uma atençao bem maior e irei mostrar os problemas em relaçao a isso e as brigas com o blacksun que e extremamente sentimental e nao aceita desaforo ate o proximo capitulo por geraldo camara project cars #217
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