o mclaren f1 faz parte daquele seleto grupo de automoveis que realmente dispensam apresentaçoes sem exageros idiomaticos na decada de 1990 ele se tornou o carro mais rapido e veloz do planeta segurou o recorde por mais de dez anos e so foi superado por superesportivos muito mais potentes e avançados claro ha muitas nuances nesta historia muitas informaçoes desencontradas e muita especulaçao e foi por isso que a mclaren decidiu explicar tudo de uma vez por todas foi no dia 31 de março de 1998 no circuito alemao de ehra lessien que o mclaren f1 entrou definitivamente para a historia ao atingir uma velocidade media de 386 4 km/h e preciso somar a velocidade maxima obtida em duas tentativas uma em cada sentido da pista e dividir o resultado por dois ao aferir a velocidade maxima de um carro sendo assim na pratica a velocidade maxima atingida pelo mclaren f1 foi um pouco maior 391 km/h com andy wallace ao volante e ninguem melhor que o proprio wallace para contar como foi que as coisas se sucederam [youtube id= 93cjrqdc0ic width= 620 height= 350 ] wallace era piloto de testes contratado pela mclaren na epoca e era ele quem testava os carros antes de serem entregues a seus proprietarios e em 1995 e 1996 ele tambem pilotou o mclaren f1 gtr nas 24 horas de le mans em 1995 ele revezou no volante com derek bell e seu filho justin bell e conquistou o terceiro lugar atras do f1 gtr vencedor e do courage c34 que ficou em segundo em 1996 os mclaren ficaram atras de um trio de porsche e wallace terminou a corrida em sexto da para dizer portanto que o piloto britanico era uma boa escolha para colocar o mclaren f1 na pista e descobrir o quao veloz ele seria com humor e falsa modestia tipicamente britanicos wallace conta como foi convocado por gordon murray a realizar as mediçoes e aceitou sem pestanejar eu era mais jovem e mais estupido naquela epoca entao disse claro vamos fazer isso e nos fizemos as malas e fomos para a alemanha ele tambem diz que se lhe dissessem para fazer o mesmo hoje em dia provavelmente pensaria duas vezes foi uma experiencia bastante diferente da que wallace estava acostumado a ter nas corridas de longa duraçao os pilotos recebem ordens o tempo todo pelo radio aperte esse botao faça isso e aquilo mas desta vez so fecharam a porta e me disseram vai e curioso ver como wallace parece tranquilo narrando o ganho de velocidade na reta de ehra lessien calma e pausadamente acontece que o mclaren f1 de fato inspirava confiança o piloto diz que o carro dançou muito pouco na pista e que so começou a fazer correçoes maiores no volante quando a velocidade passou dos 380 km/h na primeira tentativa que aparece no video o carro atinge os 388 km/h no marcador digital instalado a frente de wallace o piloto acredita que aumentando o limite de giro do motor seja possivel ir um pouco alem e e mesmo na segunda tentativa por uns dois quilometros o velocimetro oscila entre 390 e 391 km/h nao passa disso da para ouvir wallace dizendo mas ainda e bem rapido nao [youtube id= julmqmaltvy width= 620 height= 350 ] o recorde de velocidade estabelecido no ultimo dia do terceiro mes de 1998 veio para colocar um fim em uma acalorada disputa entre superesportivos que vinha desde a decada de 1980 em 1984 a ferrari 288 gto foi o primeiro carro produzido em serie a passar dos 300 km/h atingindo os 302 km/h dois anos depois em 1986 o porsche 959 atingiu os 317 km/h no ano seguinte 1987 veio a ferrari f40 e sua velocidade maxima de 326 km/h encerrando a decada de 80 em grande estilo os anos 90 começaram com um novo recordista o bugatti eb110 que chegou aos 336 km/h em 1991 nao durou muito em 1992 o jaguar xj220 e seu v6 biturbo de carro de rali alcançaram os 342 km/h sendo superado so seis anos depois em 1998 por voce sabe quem o reinado do mclaren foi duradouro entre 1998 e 2005 nenhum carro produzido em serie foi mais rapido que a criaçao de gordon murray isso mudou somente em 21 de fevereiro de 2005 quando o entao desconhecido koenigsegg ccx se apresentou ao mundo com um cartao de visitas de 387 8 km/h — 1 4 km/h mais rapido que o velho macca a alegria durou pouco em 19 de abril de 2005 o bugatti veyron alcançou os 408 47 km/h devidamente aferidos pelo pessoal do guinness tornando se o primeiro carro produzido em serie a ultrapassar a barreira dos 400 km/h mas ha um detalhe de importancia cavalar enquanto o mclaren tem um v12 de 636 cv e 69 3 mkgf levados direto para as rodas traseiras e moderados por uma caixa manual de seis marchas o veyron tem um w16 quatro turbos 1 020 cv e 127 5 mkgf de torque cambio de dupla embreagem e traçao integral por isso o mclaren f1 e ate hoje o carro aspirado mais rapido ja feito tudo isto dito a gente tem que lembrar que o bugatti veyron e um grand tourer de extremo luxo os superlativos de potencia torque deslocamento cilindros e radiadores forma o apelo escolhido pela volkswagen para o revival da marca cujo historico equilibra modelos coachbuilt carissimos e icones das pistas ele precisava ser putaqueparivelmente potente com um trem de força de outro mundo para surpreender a todos com sua velocidade maxima combinada ao luxo maximo ele poderia ser mais leve muito mais capaz dinamicamente e tao veloz quanto mas ai ele nao seria o bugatti veyron contudo nao ha como lembrar das palavras de gordon murray em 2014 ele disse que toda a geraçao de hipercarros atuais que inclui nao apenas o veyron mas tambem os hipercarros hibridos segue na direçao oposta do f1 e ele sequer considera o mclaren p1 um sucessor legitimo de sua criaçao para murray certamente o mclaren f1 poderia ser ainda mais veloz com um cambio moderno e aerodinamica aprimorada talvez ate mais veloz que o veyron
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