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A Volvo V90 é a nova perua mais bonita do mundo – e ela tem um motor dualcharged de 407 cv!

No comecinho de dezembro precisamos tirar nossos queixos do chão quando a Volvo apresentou o S90, seu novo sedã de luxo que, além de ser incrivelmente bonito, tem um quatro-cilindros com turbo, compressor mecânico e um sistema híbrido que, juntos, fornecem 407 cv de pura elegância sueca. Agora, para nos deixar realmente boquiabertos, a Volvo apresentou a versão perua do S90 que, como de costume, troca o “S” pelo “V”. Saiba tudo o que há para saber sobre a V90 e veja toneladas de fotos a seguir!

O evento de apresentação aconteceu ontem, e hoje temos todas as fotos e informações oficiais. Como dá para deduzir, a perua usa exatamente o mesmo motor do sedã na versão topo-de-linha T8, única que foi revelada até agora.

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O quatro-cilindros de dois litros litros da família Drive-E (leia tudo sobre eles aqui) é sobrealimentado por um turbo e um compressor mecânico. No entanto, seu maior diferencial em relação aos outros é que ele aproveita a aptidão dos motores Drive-E para receberem tecnologia híbrida. O resultado são 319 cv do motor dual-charged, mais 88 cv de um motor elétrico montado no eixo traseiro que, além de fornecer a potência extra, também é recarregado durante as frenagens. Ele, a exemplo do que acontece no sedã também pode ser usado sozinho, com autonomia de mais de 30 km.

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A Volvo ainda não falou nada sobre o câmbio, mas continuamos apostando na caixa automática de oito marchas da família, que leva a força do motor para as quatro rodas. Ainda podemos esperar a versão T5, com motor de 254 cv; e T6, com 320 cv — e, de acordo com a imprensa internacional, não dá para descartar uma possível versão mais básica, com tração dianteira e 190 cv.

Agora, vamos falar sobre o visual. A gente adora o Volvo XC90 — ainda que SUVs não façam exatamente o tipo entusiasta, não tem como não admirar a beleza sóbria e elegante de suas linhas. Pudera: a inspiração é o belíssimo Volvo Concept Coupe. No entanto, desde o primeiro momento em que vimos o utilitário, desejamos que fosse uma perua — afinal, o conceito é uma shooting brake. Pois bem: com o V90, nosso pedido foi atendido. Valeu, Volvo!

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OK, talvez os designers suecos não estejam lá na Suécia pensando “hmmm, como será que os caras do FlatOut querem que seja nosso próximo carro?” (em sueco, claro), mas você há de concordar que esta é a perua Volvo moderna que a gente sempre quis. Claro, alguns podem achar que há seriedade demais e que falta ousadia mas, cara, estamos falando de uma perua Volvo. Sua beleza é harmônica e discreta, esguia e clássica, e não cheia de penduricalhos e detalhes escondidos. É a típica escola escandinava de design automotivo, e a gente adora.

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A dianteira, sem surpreender, é a mesma do sedã — a enorme e imponente grade dianteira, os faróis com o “martelo de Thor” como elemento iluminado, tudo mesmo. E isto não é um problema, porque Ô, DIANTEIRA BONITA! No entanto, é da coluna B para trás que as coisas ficam realmente interessantes.

A gente detesta falar em “DNA de design” mas, às vezes, é preciso: o DNA das peruas Volvo está presente na traseira toda: as lanternas em formato de S invadem a área do vigia traseiro na vertical e, na horizontal, fazem parte da tampa do porta-malas. Não tem vincos desnecessários, difusores deslocados nem nada disso — apenas proporções perfeitas e formas que te fazem simplesmente querer ficar contemplando a traseira em paz por alguns minutos. Isto sem falar nas proporções do carro todo, que são matadoras.

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E, como a Volvo não é famosa apenas por suas belas peruas, mas também pela segurança de seus carros, evidentemente a V90 traz, há os mesmos recursos de segurança presentes no sedã: o Pilot Assist II e o City Safety. O primeiro que mantém o automóvel alinhado com as faixas do asfalto, corrigindo o volante automaticamente e, até 130 km/h, também ajuda a manter uma distância segura do carro que vai à sua frente, sem a necessidade de dosar o acelerador ou os freios.

 

O City Safety por sua vez, é um sistema de frenagens emergenciais automáticas: se os radares instalados na dianteira do V90 detectarem o cruzamento ou parada repentina de um veículo, pedestre, ciclista, seja de dia ou de noite, o veículo freia automaticamente para prevenir o acidente — e o motorista pode regular o raio de distância para atuação do sistema.

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É provável que a Volvo solte todos os detalhes, preços e especificações do V90 (e do S90) até o Salão de Genebra, que acontece em março. Até lá, pode babar um pouquinho no vídeo abaixo!

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