A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos

Abarth, Lamborghini, Honda e mais! Os museus e sedes dos fabricantes que você pode visitar pelo Google Street View

Além de dominar o mundo, a missão do Google é tornar algumas coisas obsoletas. Dirigir é uma delas, visto que eles estão bem empenhados em seu projeto de carros autônomos. Visitar pontos turísticos é outra, pois desde o ano passado eles já colocaram as câmeras do Street View em alguns dos museus e locações mais interessantes do planeta, e isso inclui museus e sedes de fabricantes de carros.

O mais recente deles é a sede da Abarth em Turim, Itália (cuja história contamos neste post), que agora pode ser visto em um quadradinho no seu computador como este abaixo:


Exibir mapa ampliado

Neste passeio virtual do Street View é possível ver o showroom da divisão esportiva da Fiat, a cabine de pintura dos carros, algumas oficinas, a sala de reuniões, onde os executivos usam capacetes, o escritório de Karl Abarth e até uma visão de 360 graus a bordo do Abarth 695 Biposto original dos anos 1960.

Infelizmente o Street View não mostra os modelos do passado da Abarth, isso por que o depósito de carros clássicos fica em outro lugar bem longe de Turim. Mais precisamente em Lear, na Bélgica, e o Google ainda não foi até lá. Mas como somos o FlatOut, não deixaríamos vocês com vontade, e por isso descolamos um vídeo desta garagem secreta:

Agora, como dissemos lá no começo do post, a sede da Abarth é apenas mais uma fabricante que abre as portas para o Street View. Segundo nossas contas, Lamborghini, McLaren, Porsche, Honda, Pagani, Toyota e Mazda já receberam as câmeras  do Big Brother do mundo real. Veja todos eles a seguir:

 

Lamborghini


Exibir mapa ampliado

No museu da Lamborghini você pode passear por dois andares decorados com os maiores ícones da casa de Santa Ágata, como o Miura o Countach e o Diablo, ver protótipos raros, edições limitadas, carros de corrida e motores e também entrar em alguns dos carros.

McLaren


Exibir mapa ampliado

A visita virtual ao McLaren Technology Centre em Woking é um tanto limitada — afinal, se você fosse Ron Dennis você deixaria o Google fotografar todos os seus segredos da Fórmula 1? Mesmo assim, é possível ver uma seleção matadora de modelos clássicos da equipe de F1, como os McLaren de James Hunt, Niki Lauda, Alain Prost, Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e do próprio Bruce McLaren, além de ver detalhes do saguão e da estrutura aberta ao público.

 

Porsche


Visualizar Porsche Estate, Feuerbacher Weg , Stuttgart Nord, Germany em um mapa maior

Um dos melhores e mais completos da lista, o museu da Porsche permite que você passeie por três andares recheados com as criações de Ferdinand Porsche anteriores à fundação de sua própria marca, até os maiores ícones da Porsche nas ruas e nas pistas.

Honda


Exibir mapa ampliado
Assim como o museu da Porsche, o da Honda também abriu seus três andares para os visitantes virtuais. Nele você segue a linha do tempo da fábrica, começando pelos primeiros carros e motos até chegar aos experimentos da marca para o futuro, como robôs com jeito de humanoides e outras tecnologias de ficção científica. Os carros de Fórmula 1 e Indy também marcam presença no terceiro andar.

Pagani


Exibir mapa ampliado

Até mesmo a pequena fábrica de Horacio Pagani entrou na onda. Você não pode ver a linha de produção e também não há um showroom suntoso com todos os modelos da fabricante italiana, mas ao menos é possível ter uma ideia de como se é recebido ao visitar a fábrica do Zonda e do Huayra.

Toyota


Exibir mapa ampliado

A Toyota tem um dos museus automotivos mais completos do planeta. Além de preservar praticamente um exemplar de cada modelo produzido por ela, a marca ainda tem um setor com carros que marcaram a história do automóvel, como o Tucker Torpedo e o Mercedes 300SL Gullwing.

Mazda


Exibir mapa ampliado

O museu da Mazda não é dos maiores, mas consegue ser completo de forma prática. Tudo o que você precisa ver para ilustrar a história da marca está lá — incluindo o Cosmo, o primeiro Wankel da Mazda.

Matérias relacionadas

Isto parece uma Kombi velha, mas na verdade é um restomod com motor de Jetta perfeito para camping

Dalmo Hernandes

Este cara fez um Chevrolet Corvette C6 guiado por controle remoto – que também pode ser dirigido normalmente!

Dalmo Hernandes

De volta para o futuro: como fazer um carro clássico “zero km” usando carrocerias novas

Leonardo Contesini