ha pouco mais de dez anos a dodge ram se tornou um simbolo popular no brasil nao que ela tenha se tornado uma especie de fusca com caçamba o negocio foi que um musico chamado israel novaes decidiu fazer uma musica colocando a picape como um objeto de sucesso pessoal num pais imensamente ligado as suas raizes rurais uma musica que combinava ritmos regionais e falava sobre a prosperidade pessoal acabou se tornando um sucesso imediato vem ni mim dodge ram se tornou uma das musicas mais tocadas em 2012 e da noite para o dia todo mundo sabia o que era uma dodge ram na epoca a picape nem era mais dodge a chrysler depois de passar pelo processo de recuperaçao judicial pos crise de 2008 havia sido adquirida parcialmente pela fiat o que resultou em uma grande reformulaçao em sua estrutura a ram antes modelo da dodge se tornou uma marca distinta em 2010 deixando de ser dodge ram para se tornar apenas ram seguida do seu codigo numerico que identifica a capacidade de carga aproximada em libras a dodge ram contudo nao se tornou um icone popular por acaso pode se dizer que foi sorte claro especialmente se levarmos em conta aquela historia de sorte ser uma combinaçao de preparo e oportunidade a dodge ram nao teria se tornado um objeto de desejo do brasil rural se nao estivesse no mercado e aquela altura ela ja estava no mercado havia sete anos desde 2005 depois de dividir o segmento com a ford f 250 aquele 2012 foi o primeiro ano em que a ram 2500 ficou sozinha no mercado era a unica picape grande que se podia comprar nova zero quilometro virou musica a ram se tornou um icone popular mas nao se popularizou dentro do seu segmento a atuaçao da marca por aqui era timida em 2011 ano da transiçao da dodge para ram ela vendeu so 18 unidades em 2012 ela teve cerca de 1 340 unidades vendidas caindo para menos de 990 em 2013 e depois com a crise chegando a uma media inferior a 500 unidades por ano entre 2014 e 2018 em 2019 as vendas passaram das 600 unidades anuais e em 2020 chegaram ao recorde de 1 474 unidades vendidas da 2500 foi quando a ram decidiu apostar no aumento da oferta de modelos no brasil era um nicho inexplorado abandonado pela ford em 2012 e pela gm ainda antes e nunca disputado pela toyota apesar de ela ter um produto pronto nos eua no final de 2020 veio o primeiro novo produto da ram no brasil a 1500 um modelo de entrada para tornar a marca mais acessivel e assim aumentar o volume de vendas no brasil funcionou em 2021 a ram 1500 rebel ajudou a marca a quebrar seu recorde historico no brasil com mais de 2 700 unidades emplacadas — 2 220 unidades da 2500 e 550 unidades da 1500 rebel no ano seguinte 2022 a ram apostou na outra ponta do segmento trazendo a enorme picape 3500 e novas versoes da 1500 mais carros a venda resultaram em um novo recorde historico mais de 5 000 unidades vendidas o bom desempenho nos ultimos anos levou a ram a fazer uma aposta para manter o crescimento da marca no brasil uma picape medio compacta a proposta foi feita pela divisao brasileira da ram que levou o projeto aos eua e obteve a aprovaçao da matriz para apostar neste segmento ate agora inedito para a marca a ideia claro e mirar no publico urbano que ate gostaria de ter uma ram mas acha inviavel rodar diariamente com uma picape de quase seis metros de comprimento e dois de largura com um motor v8 a gasolina um publico bem maior que aquele disposto a comprar uma ram 1500 uma 2500 ou uma 3500 nao deve ter sido dificil convencer os americanos afinal a stellantis — grupo formado pela fca e pela psa — tem no brasil o cenario ideal para fazer desta aposta um investimento relativamente seguro primeiro o grupo domina o segmento de picapes leves neste exato momento o carro mais vendido no brasil e uma picape de uma de suas marcas a fiat strada que foi foi o modelo mais vendido na primeira quinzena de junho o mais vendido em maio o mais vendido ate esta altura de 2023 e o mais vendido ao longo de 2022 a fiat toro embora nao tenha chegado ao topo do mercado brasileiro sempre foi a lider de seu segmento nunca dando a menor chance para renault oroch ou para a novata chevrolet montana apesar de custar significativamente mais caro que estas duas e sempre se manteve entre os modelos mais vendidos no mercado brasileiro nao raramente frequentando o top 10 nacional outro fator que torna a investida da ram mais segura no brasil e a plataforma global small wide e a plataforma da fiat toro e dos jeep renegade compass e commander somente em 2022 estes modelos venderam somados quase 190 000 unidades um modelo de maior valor agregado/percebido sobre esta plataforma so ajuda a reduzir os custos e aumentar a lucratividade da fabricante com o projeto aprovado a nova picape da ram foi desenvolvida em parceria com os eua porem com a maior parte do trabalho feita no brasil — o design e o desenvolvimento de suspensao e calibragem de motores inclusive por isso resista a tentaçao de chama la de toro da ram as duas picapes compartilham pouco alem da plataforma basica e do motor diesel rampage ou como transformar a toro em uma ram lembra quando a ford vendeu um santana como versailles ou quando a volkswagen vendeu um verona como apollo pois e nenhum dos dois deu certo porque os clientes da ford acharam o versailles pouco ford e os clientes da volkswagen acharam o apollo pouco volks a nova picape medio compacta da ram corria este risco caso a stellantis optasse pelo caminho mais facil de apenas modificar a toro para ser uma ram o carro nao poderia ser uma toro feita pela ram com alguns detalhes para justificar a diferença de preço e de marca no fim o consumidor iria optar pela que entrega mais por menos a nao ser que os carros sejam diferentes e foi por isso que a ram rampage nao e so uma toro da ram o nome soa desajeitado eu sei o ram ram juntos fez todo mundo o pessoal da ram inclusive chama la apenas de rampage se pronuncia rampeige o nome vem da primeira picape compacta monobloco com traçao dianteira e motor transversal feita pela dodge em 1982 falamos dela aqui para começar a rampage nao compartilha nenhum painel ou componente de carroceria com a fiat toro ou com outros carros derivados desta plataforma segundo a fabricante o design foi um ponto chave para transforma la em uma legitima ram trabalhando as dimensoes de altura e comprimento sua dianteira e elevada e imponente enquanto a traseira parece mais alongada e menos truncada que a da toro a area envidraçada tem uma silhueta propria e o unico vestigio de que as duas tem a mesma origem esta nos arcos dos para lamas semelhantes mas nao identicos na verdade durante a apresentaçao da picape no circuito dos cristais em curvelo/mg havia um jeep commander estacionado proximo das rampage e a primeira vista desconfiei que a porta fosse compartilhada nem isso apesar da semelhança entre as duas os vincos externos e os paineis internos das portas sao diferentes o design da picape e fortemente influenciado pelos demais modelos da marca logicamente a ideia aqui e fazer dela uma ram para o publico urbano lembra grade decoraçao externa formas basicas dos farois e lanternas tudo a faz parecer uma ram 1500 compacta e afasta qualquer semelhança com a toro a plataforma tambem tem pouco da picape fiat segundo a ram mais de 60% dos componentes da plataforma global small wide foram reprojetados para fazer a rampage as longarinas o assoalho traseiro a crash box e os subchassis alem dos componentes da suspensao foram todos modificados para esta aplicaçao [caption id= attachment_343973 align= aligncenter width= 1196 ] as partes em azul sao todas exclusivas da rampage[/caption] as mudanças na porçao dianteira se deveram principalmente ao uso do motor hurricane 4 a versao americana do motor gme esta familia de motores tem a versao giorgio usada pelos alfa romeo e maserati e a hurricane 4 criada para os modelos jeep chrysler dodge e ram — ou seja e o mesmo motor do jeep wrangler vendido no brasil eles compartilham cerca de 70% dos componentes diferenciando se pelo trem de valvulas turbos e acessorios na rampage este motor produz 272 cv a 5 200 rpm e 40 8 kgfm a 3 000 rpm [caption id= attachment_343976 align= aligncenter width= 1100 ] hurricane 4 curvas de torque e potencia[/caption] a alternativa ao hurricane 4 e o conhecido 2 0 turbodiesel ja usado pela toro e pelos modelos jeep fabricados no brasil com 170 cv de potencia a 3 750 rpm e 38 8 kgfm a 1 750 rpm um fato curioso e que na rampage o motor diesel sera posicionado abaixo do motor a gasolina a razao disso aparentemente e o custo do motor que tera menor escala e vem importado da italia enquanto o 2 0 turbodiesel por ter mais aplicaçoes tem seu custo diluido entre os demais modelos com os quais e compartilhado [caption id= attachment_343975 align= aligncenter width= 1168 ] motor turbodiesel as curvas de torque e potencia[/caption] a rampage e oferecida em tres versoes rebel laramie e r/t sim r/t como a dakota r/t uma agradavel surpresa que nao era esperada por muita gente todas serao equipadas com o motor hurricane 4 mas somente a rebel e a laramie terao a opçao do motor diesel a r/t sera oferecida exclusivamente com o motor hurricane com uma calibragem propria segundo a ram todas usam o cambio automatico de nove marchas com um seletor circular semelhante ao das picapes americanas porem instalado no console central em vez do painel — de acordo com a ram esta foi uma opçao dos designers para tornar o interior da rampage mais proximo das picapes maiores da marca a cabine alias e onde voce encontra o parentesco com os jeep mas nao com a toro o volante a posiçao das saidas de ar o design basico do painel e o conjunto de telas e praticamente o mesmo do compass e do commander a principal diferença e realmente o seletor do cambio e o painel das assistencias de conduçao no console central os bancos usam a mesma estrutura dos modelos jeep porem com formas e revestimentos exclusivos na versao rebel os bancos sao de couro sintetico preto com perfuraçao quadrada em textura propria e costuras cinza diesel gray foto acima na versao laramie os bancos tem couro preto e marrom mountain brown com padrao de perfuraçao tipo herringbone e costuras cinza diesel gray por ultimo na versao r/t os bancos combinam couro sintetico preto e suede preto com o padrao retangular de perfuraçao e costuras vermelhas ruby red na rebel e na r/t o revestimento do teto e colunas e preto com apliques cinza enquanto na laramie o acabamento e de material claro com apliques em marrom apesar de medir pouco mais de cinco metros de comprimento e de ter tres metros de entre eixos o espaço interno na cabine e adequado na dianteira mas limitado na traseira com o banco do motorista ajustado ao meu gosto nao sobrou espaço para alguem da minha altura 1 85 m no banco traseiro — eu viajaria com os joelhos apoiados no encosto do banco dianteiro a caçamba por outro lado tem de sobra o espaço que faltou para minhas pernas uma pena nao poder viajar la com volume de 980 litros ela tem 1 450 mm de comprimento com a tampa fechada e ate 2 100 mm com o extensor de caçamba que usa a tampa como assoalho — suficiente para levar uma moto esportiva compacta por exemplo na versao diesel e possivel transportar ate 1 015 kg e mesmo na versao a gasolina a capacidade de carga e de bons 750 kg o que da a ela uma capacidade de carga maior que a das ram 1500 classic e rebel quanto custa como disse mais acima a rampage sera oferecida em tres versoes rebel laramie e r/t — as duas primeiras com motores diesel ou gasolina a ultima somente com motor a gasolina [caption id= attachment_343987 align= aligncenter width= 1394 ] rampage rebel[/caption] a versao de entrada e a rebel diesel de r$ 239 990 com uma pegada mais offroader ela tem grade para choques e protetores de para lamas todos pretos sem pintura e vem com rodas de 17 polegadas calçadas em pneus pirelli scorpion allterrain plus 235/65 para te la com o motor a gasolina e preciso desembolsar r$ 10 000 a mais chegando aos r$ 249 990 [caption id= attachment_343988 align= aligncenter width= 1335 ] rampage laramie[/caption] e o mesmo preço da versao intermediaria a rampage laramie com o motor diesel ela sai r$ 249 990 e com o hurricane 4 r$ 259 990 esta versao e mais comportada com visual mais refinado e deve ser o modelo mais visto nas cidades e estacionamentos urbanos a grade o friso nas janelas os retrovisores e o para choques traseiro sao todos cromados o para choques dianteiro e pintado na cor da carroceria ela vem com rodas de 18 polegadas calçadas em pneus pirelli scorpion mistos 235/60 [caption id= attachment_343991 align= aligncenter width= 1264 ] laramie[/caption] no topo esta a versao mais atraente para os entusiastas a r/t de r$ 269 990 ela compartilha a grade dianteira com a laramie porem sem nenhum elemento cromado nela ou qualquer outro local da carroceria [caption id= attachment_343989 align= aligncenter width= 1324 ] rampage r/t[/caption] os protetores de para lamas e o para choques dianteiro sao pintados na cor da carroceria enquanto a grade os retrovisores o teto o para choques traseiro emblemas e apliques sao pintados de preto as rodas de 19 polegadas tambem sao pretas com o logotipo r/t em um dos raios e os pneus sao os mesmos pirelli scorpion mistos da laramie porem nas medidas 235/55 segundo a ram a r/t tem uma calibragem especifica do motor alem de ter suspensao exclusiva com molas e amortecedores diferentes das outras duas versoes a calibragem da direçao tambem e propria assim como o mapa da transmissao e o modo sport aqui batizado de r/t este modo altera a sensibilidade do acelerador as mudanças de marcha e o sistema de traçao 4x4 e permite que a rampage r/t acelere de zero a 100 km/h em apenas 6 9 segundos com maxima limitada a 220 km/h — as demais aceleram de zero a 100 km/h em 7 1 segundos e sao limitadas a 210 km/h [caption id= attachment_343992 align= aligncenter width= 1438 ] rebel[/caption] todas as versoes sao equipadas com conjunto optico de led iluminaçao na caçamba abertura remota da caçamba tampa da caçamba com amortecimento ar condicionado de duas zonas com saidas de ar traseiras sistema multimidia com tela de 12 polegadas e quadro de instrumentos digital de 10 polegadas seis portas usb sendo tres do tipo c sete airbags controle de declives e aclives monitoramento de pontos cegos frenagem automatica de emergencia cruise control adaptativo e assistente de permanencia em faixa [caption id= attachment_343993 align= aligncenter width= 1222 ] a iluminaçao ambiente[/caption] a versao r/t ainda tem sistema de audio premium harman kardon banco do passageiro com ajustes eletricos e iluminaçao ambiente na cabine este pacote batizado pack elite pode ser adquirido como opcional nas versoes rebel e laramie por r$ 6 000 como anda a apresentaçao da rampage no circuito dos cristais em curvelo/mg incluiu uma volta rapida com a versao r/t no circuito e no anel de alta velocidade alem de uma incursao off road com a versao rebel a gasolina os modelos a diesel ainda nao estavam disponiveis e a versao laramie foi apresentada apenas de forma estatica seu conjunto motriz e o mesmo da rebel contudo o contato com a versao r/t foi limitada — o foco da apresentaçao foi o acerto da suspensao o modo r/t e a aceleraçao do carro ao volante o peso da direçao e sua progressividade pareceram bem acertadas e claramente diferentes da versao rebel como eu notaria mais tarde a relaçao da caixa de direçao e a mesma das demais versoes o modo r/t infelizmente nao altera o peso da assistencia algo que seria muito bem vindo no trecho de slalom e chicanes que o pessoal preparou na pista nao chega a ser incomodo mas em nome do engajamento do motorista com o modo esportivo uma direçao sutilmente mais pesada traria a sensaçao de se estar mais envolvido com o carro afinal voce tem um volante com acabamento esportivo revestido parcialmente com suede bancos com a porçao central em suede evitando que o corpo deslize a toa e com bom suporte lateral mesmo para caras mais largos como eu o console central alto tambem traz aquela sensaçao de se estar encaixado no carro e voce so nao esquece que esta em uma picape pois o ponto h do banco e tipicamente elevado como em qualquer picape o bom isolamento termoacustico da cabine tira um pouco da sensaçao de velocidade o timbre do motor foi trabalhado para os pops and bangs como dizem os entusiastas do tik tok mas mal se ouve os estalos e o borbulhar com os vidros fechados a aceleraçao de zero a 100 realmente acontece antes de se contar ate sete mas ela e mais progressiva do que explosiva — aparentemente tem a ver com a geometria do turbo o sistema de traçao 4x4 com distribuiçao de torque maior na dianteira e com os 1 917 kg da versao r/t ouvir que esta e a ram mais rapida de todas e nao perceber isso de forma vibrante ao volante foi um pouco decepcionante por outro lado o talento da r/t ao mudar de direçao foi positivamente surpreendente eu ja conhecia as qualidades dinamicas desta plataforma no jeep compass limited — em 2018 quando passei uma semana com ele eu disse que faz curvas com uma compostura inimaginavel para um suv com suspensao macia e curso longo aqui na rampage r/t o talento nas curvas e no slalom esta um ou dois degraus acima com pouca rolagem mesmo se estando sentado onde normalmente estariam seus ombros em um hot hatch a picape tem potencial para divertir o motorista sem atrapalhar a digestao dos passageiros notei tambem a atuaçao da traçao na traseira na entrada de uma das chicanes o que indica que o sistema varia a distribuiçao de torque nao apenas pela falta de aderencia mas tambem com base no esterçamento do volante carga do acelerador/razao de aceleraçao e inclinaçao do carro algo comum em sistemas mais recentes de traçao 4x4 tambem se nota um comportamento sub esterçante ao se entrar quente demais em uma curva — como eu fiz no anel de alta velocidade ali pude observar melhor a capacidade de aceleraçao e as curvas de torque e potencia foi onde entendi a sensaçao de demora para chegar a 100 km/h — veja o grafico de torque e potencia acima; o negocio começa a ficar serio a partir de 3 000 rpm na segunda volta conservei mais velocidade na curva de retorno e antecipei a aceleraçao na saida em pouco menos de um quilometro de reta cheguei ao ponto de frenagem a 195 km/h como disse antes e uma aceleraçao progressiva e suave pouco percebida na cabine eu estava rapido — e foi rapido para uma picape de quase 2 toneladas com a caçamba descoberta e uma enorme area frontal so nao sentia que estava assim rapido ate o momento de frear a volta seguinte foi um trecho off road a bordo da rampage rebel com o motor hurricane o trajeto incluiu uma trilha leve alguns atoleiros uma rampa de 45 graus em declive uma escada e depois uma trilha mais fechada mas sem grandes perrengues e o tipo de coisa que voce enfrentaria apos uma enxurrada pesada na zona rural longe do asfalto algum alagamento muita lama e piso de baixa aderencia a primeira parte da trilha que incluiu o atoleiro foi feito com uma carga de 500 kg na caçamba — a qual suspeito que foi usada para auxiliar a transposiçao da parte mais severa pois nao percebi o controle de traçao atuando a direçao em baixas velocidades e leve demais a ponto de ser incomodo ela poderia ter o mesmo peso da r/t ja que nao ha alteraçao da assistencia no modo esportivo o vira e desvira do volante na trilha confirmou uma impressao que eu tive na r/t o botao das trocas de marcha no volante e sensivel demais a cliques acidentais tanto na pista quanto na trilha acabei reduzindo as marchas sem querer duas ou tres vezes ao esterçar o volante nas curvas mais acentuadas as subidas ingremes em baixa aderencia aquele po que parece um talco marrom foram vencidas com tranquilidade no modo low da traçao que usa as relaçoes mais baixas do cambio de nove marchas e se desativa automaticamente a 40 km/h infelizmente nao havia uma rebel a diesel disponivel para esse teste off road — imagino que ela se daria ainda melhor nas situaçoes de baixa aderencia o sistema de controle de declive e intuitivo e nao exige muita configuraçao voce para o carro ativa o sistema e acelera suavemente a velocidade maxima sera aquela atingida pela aceleraçao inicial se quiser ganhar mais velocidade basta um tapa no acelerador e o sistema assume a nova velocidade maxima se quiser menos velocidade basta controlar o limite pelo freio que o sistema assume a nova velocidade bottom line e dificil nao vislumbrar um futuro proximo no qual a rampage nao se tornara uma figurinha facil nas ruas ela combina as qualidades de uma das picapes mais vendidas do brasil a fiat toro com o refinamento do acabamento de um dos suv mais vendidos do brasil o jeep compass e o visual de uma picape que se tornou musica popular tamanho era seu apelo como simbolo social a rampage tem cara de ram e tem qualidades de ram embora fique devendo no espaço interno o pessoal da fabrica nao cita quem sao os concorrentes diretos da picape limitando se a dizer que sao diversos carros que se encontram na mesma faixa de preço da rampage no caso r$ 240 000 a r$ 270 000 olhando para a rampage r/t parece claro que na mira da ram esta a ford maverick que tem dimensoes semelhantes um motor 2 0 turbo de 253 cv 19 cv a menos que a rampage um pacote de equipamentos semelhante teremos um comparativo nos proximos dias e custa r$ 244 890 mas note que a ram optou por oferece la tambem com motor diesel quem ela pretende conquistar com a rebel e a laramie turbodiesel a faixa de preços da ram esbarra nas versoes sr e srv da toyota hilux ambas equipadas com o motor 2 8 turbodiesel de 204 cv e 50 kgfm sim mais potente e mais torcudo mas tambem em uma picape maior e mais pesada e nao necessariamente mais espaçosa ou mais conveniente a ranger black e a ranger storm tambem podem ser ameaçadas pela rampage — a black especialmente com traçao traseira somente e o motor 2 2 de apenas 160 cv custando praticamente os mesmos r$ 240 000 da rampage rebel turbodiesel ate mesmo a fiat toro ultra de r$ 210 000 pode acabar perdendo clientes para a ram em uma concorrencia interna a comparaçao da rampage com todas as suas potenciais concorrentes sera publicada nos proximos dias aqui mesmo no flatout pessoalmente se fosse escolher uma versao iria de r/t claro nao sou do tipo que brinca na lama e evito situaçoes onde posso danificar meu carro — e todo off road tem uma pitada de descoberta dos limites do carro contudo minha segunda opçao seria justamente o modelo de entrada a rebel turbodiesel ela tera desempenho suficiente para pegar a estrada com conforto e segurança sera um carro de uso geral versatil no sentido de poder encarar estradas de terra atoleiros e asfalto cobra bem menos que a laramie ou a r/t por isso — completa a rebel diesel sai por r$ 245 990 — e tem exatamente o que as pessoas procuram em uma picape dessa o desempenho e o visual e all show all go dentro de sua proposta esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas como a interlakes a serviços de detailing e pastilhas tecpads e ainda recebera convites exclusivos aos eventos para flatouters [fo form plans]
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