se voce tem um minimo de convivencia com o autodromo de interlagos as chances de voce ter feito conhecido ou ouvido falar dos cursos de pilotagem esportiva e direçao defensiva do centro pilotagem roberto manzini sao quase totais afinal ele esta estabelecido ha 17 anos do outro lado da rua do tradicional portao 7 a entrada principal do autodromo no mesmo local onde funcionou entre 1986 e 1998 o tradicional curso marazzi de pilotagem do ja falecido piloto engenheiro e jornalista expedito marazzi em suas quase duas decadas de funcionamento a empresa de roberto manzini cresceu e firmou pilares importantes nao so no processo de formaçao de pilotos como os ex alunos felipe massa ricardo mauricio caca bueno e augusto farfus mas tambem na area de direçao defensiva e evasiva eventos e treinamentos para policiais e motoristas de empresas de veiculos leves a pesados e gerenciamento de frotas nao a toa o centro acumula uma serie de certificaçoes e reconhecimentos fia foundation abramet cruz vermelha etc mas a funçao que fez o nome e a fama do centro e que realmente da tesao e motiva seu proprietario que ja competiu por muitos anos em campeonatos regionais de turismo a dar uma aula teorica que se esticou ate quase a meia noite de uma sexta feira para voltar ao autodromo seis horas depois e o curso de pilotagem esportiva faze lo era um sonho antigo e mais do que isso seria uma grande oportunidade para conhecer melhor a dinamica de um carro de competiçao de traçao dianteira cujas especifidades voces ja viram nesta reportagem e agora voces irao saber como foi esta experiencia para matar a curiosidade adiantamos o video on board abaixo [youtube id= kiaaitjodvg width= 620 height= 349 ] aula teorica historias e conceitos as atividades do curso de pilotagem esportiva se dividem em dois dias em alguns casos no primeiro dia os alunos recebem a aula teorica e depois ja fazem as voltas de reconhecimento em interlagos com o instrutor para no dia seguinte fazer a aula pratica e depois a de regulamentos do automobilismo em outros como o nosso caso fizemos a aula teorica na noite de sexta feira e as atividades restantes ficaram para o sabado uma distribuiçao mais comoda para quem trabalha de dia durante a semana a carga horaria total e a mesma as 19 30 cheguei ao endereço do centro avenida senador teotonio vilela 328 todos os outros alunos ja tinham chegado e para minha surpresa la estava marcio murta meu amigo que tambem coincidentemente esteve comigo na viagem para o nurburgring nordschleife e que hoje esta trabalhando na produçao do programa acelerados muitas risadas um suco e alguns petiscos depois e subimos para o segundo andar onde beto manzini começaria a aula teorica como bom italiano manzini fala em alto e bom som usa muito as maos para se comunicar e e bastante passional em relaçao a sua atividade a aula teorica começou com um clima bem leve com todos os alunos se apresentando havia um pouco de tudo entusiastas jovens como eu e o murta um senhor que trabalhou muitos anos na aeronautica e que ficou fascinado ao experimentar um mercedes benz amg fato que o motivou a fazer o curso um comerciante com alguma vivencia no automobilismo chegou a competir em campeonatos regionais de kart e um engenheiro da renault que chegou em um sandero rs que sera preparado para render algo em torno de 250 cv ha um jargao bastante tradicional no automobilismo e na aviaçao que diz que se pilota com a bunda o que nao e nada pejorativo manzini discorreu a respeito do tema falando sobre a importancia de se sentir as reaçoes do veiculo no proprio corpo e por bem ou por mal sao as nadegas o principal ponto de apoio e portanto de comunicaçao com o veiculo outro ponto importante sao as maos que devem nao apenas poder reagir com rapidez mas tambem sentir a textura do piso e o limite de aderencia dos pneus e para tudo isso e fundamental uma posiçao de pilotagem adequada ela cansa menos permite reaçoes mais rapidas e aumenta a sensibilidade aos sintomas do veiculo bastante tempo foi investido nesta questao com destaque para a analogia usada por beto para a força com a qual se deve segurar o volante e como segurar os seios da namorada se voce pegar leve demais ela nao vai sentir nada e vai te achar um frouxo se pegar pesado demais ela reclama com o carro e a mesma coisa entre risadas concordamos e muito comum entre amadores mais ansiosos usar força demais para segurar o volante o que cansa os antebraços e ainda filtra comunicaçoes e reaçoes dos pneus manzini tambem falou muito sobre as transferencias de peso que ocorrem durante as açoes do veiculo algo que seria fundamental para o carro que iriamos pilotar no dia seguinte o instrutor jose eduardo david levaria este topico ainda mais adiante bem como outras questoes fundamentais como traçados para diversos tipos de curva os trechos onde ha chances de acidentes em interlagos a atitude de deixar o volante o mais reto possivel evitando arrastar os pneus dianteiros nas curvas o uso da faixa util ideal do motor e a funçao e execuçao da tecnica de punta tacco beto passou por algumas questoes de preparaçao mental tambem controle emocional visao futura e pontos que parecem simples mas que frequentemente sao ignorados como o fato de voce acertar muito bem uma saida de curva requerer uma frenagem um pouco antecipada na curva seguinte devido a maior velocidade de aproximaçao outro ponto importante e a concentraçao o pistao com a valvula encravada a la excalibur ai em cima um dia ja pertenceu a um porsche 911 foi consequencia de uma segunda marcha engatada por acidente quando deveria ter sido colocada a quarta entre tantas historias a aula que deveria terminar as 22 30 acabou quase a meia noite ninguem se importou muito pelo contrario todos felizes e ansiosos pelo dia seguinte dia de pista se voce e de sao paulo sabe que a chuva castigou considerando a crise hidrica abençoou a cidade durante toda a semana a previsao era de agua inclusive para o sabado o que cancelaria as aulas praticas para outra data na sexta a noite contudo a previsao do tempo para sabado mudou para nublado todo mundo feliz mas sabe como e o tempo na regiao um microclima a parte quando cheguei ao autodromo as 7 40 da manha definitivamente as nuvens da represa galvao bueno nao pareciam amigaveis ja ansiosos para botar os bichanos na pista engolimos um rapido cafe da manha na pista e cerca de 20 minutos depois roberto manzini começou a levar os alunos para voltas de reconhecimento a bordo de uma perua renault megane grand tour enquanto esperava a minha vez fui dar uma olhadinha nos volvo c30 racing do curso de pilotagem esportiva preparados pela tradicionalissima gaucha mc tubarao competiçoes estes volvo c30 sao extremamente roots 2 0 duratec com cerca de 170 cv ecu motec cambio manual h de cinco marchas nada de abs nada de controle de traçao nada de controle de estabilidade os unicos confortos que o piloto tem sao o sistema de direçao hidraulica e a servoassistencia no pedal do freio este ultimo muito mais um desafio/obstaculo que um conforto pois o pedal macio e sensivel deixa a modulaçao mais dificil e facilita desequilibrios dinamicos no punta tacco especialmente porque este c30 ficou com uma distribuiçao de massas mais dianteira do que o original de rua isso fica ainda mais dramatico devido ao maior poder de desaceleraçao que os pneus slick permitem o carro conta com banco concha e cintos sabelt de quatro pontos bem como volante de competiçao de saque rapido toda a parte de segurança eletrica estrutura gaiola atende aos requisitos da cba/fia o conjunto dinamico mistura carro de competiçao e de escola de pilotagem pneus slick pirelli pzero 235/645 vr18 mas uma geometria menos agressiva para deixar o carro um pouco mais dianteiro e menos traiçoeiro embora os freios contem com dutos de ventilaçao os diametros dos discos parecem os originais assim que terminei as fotos me chamaram para a minha volta com manzini ele explicou as demarcaçoes de cones nas pistas referencia basica de ponto de frenagem reduçoes de marcha entrada de curva e ponto de tangencia e deu varias dias sobre o traçado confira [youtube id= lh9qp4osp4y width= 620 height= 349 ] saindo da grand tour ja fui direto pegar a indumentaria fornecida por eles tudo da sparco e me preparar para a primeira saida no volvo c30 racing antes um briefing com o piloto e instrutor jose eduardo david que explicou como o dia funcionaria sao cinco saidas a pista com dez voltas cada uma sendo que nas tres primeiras andariamos com o corte de giro mais baixo e acompanhados do instrutor as ultimas duas sessoes sao cronometradas e em todas elas sao feitas anotaçoes dos instrutores em uma ficha individual frente a qual jose david e beto manzini dao orientaçoes adicionais jose david resgatou alguns dos pontos fundamentais pincelados por manzini no dia anterior compreender as transferencias de peso que nossas açoes no veiculo produzem observar o ambiente e olhar para onde voce quer ir pilotar com suavidade e sensibilidade e nao deixar ser domado pela adrenalina embora a ansiedade de ir pra pista ja estivesse nos comendo vivos a primeira sessao seria realizada a apenas 4 000 rpm o que deixa tudo bem mais tranquilo ou nao nota nao gravei videos on board nas primeiras sessoes porque era obrigatorio o uso de capacete aberto para comunicaçao com o instrutor e eu so tenho um capacete fechado com suporte de gopro ja adesivado sessao 1 olho para o ceu e as nuvens estao ainda mais escuras cumprimento o piloto witold phellipp que seria meu instrutor ao longo destas dez voltas como ja tinha andado em interlagos algumas vezes em eventos de lançamentos de fabricantes jose david me instruiu a aproveitar estas voltas em giro mais baixo para mapear toda a pista o traçado a superficie as zebras a pista me pareceu mais lenta o s do senna ganhou uma zebra imensa na segunda perna acabando com aquela festa de jogar o carro inteiro foram instalados imensos tachoes na parte de dentro do s de baixa aquela perna a direita apos o laranjinha entao tambem nao da mais pra jogar o carro inteiro ali e o bico de pato tambem ganhou uma zebra alta do lado de dentro mas ao menos a zebra externa ficou plana deixando elas por elas a rotaçao mais baixa desta sessao tambem faz as frenagens ficarem mais suaves pois devemos frear mais ou menos no mesmo ponto onde frearemos em alta velocidade com isso as transferencias de peso para a dianteira ficam bem suaves as reaçoes sao tranquilas e o piloto ganha poder de concentraçao para desenhar o traçado achei muito interessante esta metodologia do corte de giro porque ela deixa tudo bem mais seguro e palpavel para novatos e traz um aprendizado mais refinado para quem ja teve algum contato com a pista como eu no fim da sessao uma fina garoa mostrou se no para brisa sessao 2 com o carro limitado a 5 000 rpm sai pra pista com dennis dirani exigente dirani quis nivelar a minha saida por cima ja no fim da segunda volta me passou referencias de frenagem bastante tardias o que foi muito positivo pois me expos a grande dificuldade de pilotar este c30 do curso a dinamica da traseira nas freadas talvez voce ja tenha dançado com a traseira de seu traçao dianteira na pista antes mas aqui estamos falando de um outro grau de dificuldade com traseira extremamente leve sem abafador banco traseiro forraçoes vidro traseiro substituido por acrilico pneus slick sua aderencia resulta em maior transferencia de peso para a frente e pedal de freio servo assistido muito sensivel qualquer pressao adicional no pedal de freio resultava em uma sambada da traseira sem aviso previo algo tipico dos pneus slick quando voce percebe e porque o bicho ja esta para começar a pendular tudo acontece num atimo fora a dificuldade das freadas eu tambem estava com uma tocada muito proxima a dos carros com pneus radiais de rua matando mais no freio e nao fazendo o pivo na entrada de curva para o veiculo entrar de vez na tomada o que estava acontecendo e que eu estava entrando lento para o limite dos slicks no fim desta sessao dirani me levou para uma volta comigo de carona para que eu visualizasse melhor os limites de aderencia nas entradas de curva eu sabia que estava abaixo mas puta merda eu estava muito abaixo daquilo sai ligeiramente encucado e motivado desta bateria pois agora sabia o que o carro podia fazer e o quao longe eu estava daquele ponto me dei um desconto porque precisaria de milhagem para pegar a sensibilidade do limite de aderencia da traseira no processo de frenagem e pegar o timing de encaixar esta dança da traseira com a entrada da curva depois de refletir um pouco sobre o que precisava fazer e de pegar conselhos com jose david que reforçou os pontos descritos por dirani frear menos carregar mais velocidade pra dentro da curva e beto manzini me senti pronto para encarar a terceira sessao de treinos com um pouco mais de agressividade sessao 3 nesta sessao levei de carona o piloto renato turelli talvez eu estivesse tao focado em resolver essa questao da entrada de curva que turelli preferiu seguir pelo lado oposto me orientando a frear bem cedo em pontos bem mais precoces que os indicados por dirani acatei o conselho para tentar outra estrategia frear mais longo e suave o que me faria carregar velocidade para dentro da curva de qualquer forma mas senti dificuldades em conseguir modular uma frenagem tao longa e suave o que acabou deixando uma sensaçao meio agridoce nesta saida para a pista senti que estava começando a entender a tocada do carro mas nao explorei seus limites de transferencia de peso para conhecer o carater real do c30 isso ficaria entao para minha primeira saida sozinho mas antes almoço no centro de pilotagem sessao 4 ok hora da verdade saindo sozinho pra pista voce ganha muito mais poder de concentraçao mas por outro lado fica sem a orientaçao dos instrutores mas acho que tudo casou bem ja estava me sentindo seguro para começar a explorar os meus limites com o volvo c30 como as reaçoes de sua traseira ainda nao estavam bem captadas por mim optei pela seguinte estrategia nesta quarta sessao eu buscaria velocidade mas dentro de um ritmo que eu conseguiria administrar finalizando as retas na quarta marcha em vez da quinta para conseguir me concentrar mais nas freadas e na ultima sessao deixaria para usar a quinta marcha no fim das retas e arriscar um pouco mais consegui constancia e ritmo crescente os tempos foram baixando progressivamente 2 10 0 / 2 09 5 / 2 09 2 / 2 08 9 / 2 08 9 / 2 08 6 houve uma volta com um carro lento adiante 2 13 3 ao mesmo tempo em que estava feliz pela evoluçao me sentia um pouco insatisfeito pelo o quanto de sobra ainda havia a se explorar muito nas frenagens alguma coisa nas entradas de curva e um pouco nas saidas de algumas curvas queria ter deixado essa margem um pouco menor tudo ficaria para a ultima sessao sessao 5 sendo minhas ultimas dez voltas decidi que iria arriscar um pouco mais nos pontos de frenagem e tentar sair mais quente de curvas importantes como a segunda perna do s do senna a segunda perna do lago e a junçao a missao foi parcialmente bem sucedida consegui sair bem melhor das curvas mas ao procurar o limite de frenagem minha pilotagem ficou mais suja e a constancia foi pro saco balancei a traseira do volvo varias vezes para isso acontecer nao e necessario travar as rodas e cheguei a rodar em duas ocasioes veja no fim do video abaixo em uma acabei freando sobre a zebra da saida do laranjinha na outra errei o punta tacco na aproximaçao do lago e acabei bloqueando a roda traseira o que iniciou um pendulo incontrolavel para um mortal como eu uma dica de ouro e importante voce entender o que causou o seu erro no instante em que ele aconteceu no maximo logo depois ficar com a penumbra de um fantasma um erro misterioso pesando nos ombros vai destruir sua confiança e te deixar com medo na aproximaçao do mesmo trecho nas voltas seguintes [youtube id= kiaaitjodvg width= 620 height= 349 ] a unica volta limpa que consegui veio logo depois deste caos o que significa que ao menos nao me deixei intimidar foi um numero bacana pra deixar um gosto mais doce na boca 2 08 1 de acordo com a turma do curso este e um belo tempo e o fato de o asfalto ter amanhecido molhado e ter sido lavado durante toda a semana da um que de bonus se estava plenamente satisfeito com a experiencia de aprendizado no curso de pilotagem nao estava exatamente feliz com o meu desempenho independentemente do cronometro digo isso porque eu pude sentir o que precisava fazer pra chegar um pouco mais perto do limite do carro nas aproximaçoes e entradas de curva mas nao pude faze lo tao bem e um pouco mais de consistencia no ritmo teria sido bom revendo os videos fica claro que poderia frear mais tarde no s do senna 0 28 e na curva do lago 0 58 no caso do s talvez ate uns 20 ou 30 metros depois isso mudaria o jogo nao so pelo maior tempo em aceleraçao mas especialmente porque o volvo iniciaria a curva com um pouco mais de peso na frente ajudando a dianteira a apontar o que o faria usar melhor os quatro pneus ate o ponto de tangencia nas demais curvas tive sensaçao parecida mas num grau bem menor fazer isso com radiais de performance nao seria tao complicado mas no c30 com slicks e freios assistidos com balanço traseiro essa missao exigiu algo que nao consegui entregar e isso e algo estranho que tenho percebido parece que quanto mais voce anda mais insatisfeito voce fica com o que faz no copo meio cheio talvez porque esteja captando erros e detalhes que antes me passavam despercebidos no copo meio vazio fica o questionamento se um dia consigo mesmo chegar neste limite mas meio cheio ou vazio a questao e que a substancia dentro deste copo e a mais viciante que pode existir para um entusiasta de automobilismo mesmo que nao seja possivel chegar la o tentar esculpir ritmo e velocidade essa mistura de arriscar planejar e sentir e o que move quem tem gasolina nas veias teaser ainda nesta semana teremos um post so sobre este palio de competiçao preparado pela propria fiat como assim aguardem e para isso ter uma experiencia como a que eu tive neste curso de pilotagem e fundamental entusiastas sempre falam em upgrades de motor de freios de suspensao de pneus e rodas mas raramente a conversa vai para o lado da peça que comanda tudo isso acredite nos e que somos o limite de nossos carros na maioria esmagadora das vezes nao o contrario vale mais a pena preparar a peça atras do volante entao serviço centro de pilotagem roberto manzini link para o site / curso de pilotagem esportiva informaçoes e inscriçoes telefone 11 5668 5353 cursos de direçao esportiva disponiveis curso de pilotagem esportiva para homologaçao de carteirinha b da cba este da reportagem r$ 8 890 com opçoes de parcelamento piloto por um dia r$ 3 380 parcelaveis mais detalhes neste nosso post desconto segurados porto seguro possuem 20% off caso faça o curso nao deixe de mencionar que viu nossa reportagem no flatout divulgaçao sempre nos ajuda
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