ha cerca de 15 mil anos um gigantesco lago salgado dominava boa parte do territorio do que hoje e o estado americano de utah hoje so sobrou o sal sobre o qual todos os anos milhares de pessoas levam seus carros com o intuito de atingir a maior velocidade que conseguirem sao as planicies de sal de bonneville ou bonneville salt flats uma verdadeira meca para os amantes da velocidade e esta e sua historia o lago de sal — chamado simplesmente de grande lago de sal existe ate hoje mas corresponde a uma fraçao do espaço que ocupava no periodo pre historico — 51 mil km² com 300 metros de profundidade na decada de 1830 um oficial das forças armadas dos eua chamado benjamin bonneville explorou o oeste do pais e provou que a regiao ja havia sido uma bacia hidrografica por esta razao o lago pre historico foi batizado em sua homenagem bem como as planicies de sal que restaram depois que o lago secou mas como alguem decidiu dirigir ali aconteceu decadas depois — mais precisamente em 1907 o carro ainda era uma invençao recente e as pessoas queriam dirigi los o tempo todo em todo lugar travessias do deserto de sal eram comuns na epoca como testes de resistencia e um homem chamado bill rishel e dois de seus socios atravessaram o lago de carro o modelo em questao era um pierce arrow uma das varias pequenas fabricantes que surgiram e desapareceram nos primeiros anos do automovel todos sabemos que o automobilismo nasceu praticamente grudado ao automovel portanto o passo seguinte foi natural — se da para dirigir por que nao correr nao demorou para que cada vez mais gente aparecesse de carro nas planicies de sal e a fama de bonneville como um bom lugar para acelerar logo se espalhou para outros paises o primeiro recorde foi estabelecido ja em 1914 com um carro muito especial o blitzen benz [youtube id= xma3_tt5mka width= 620 height= 350 ] quatro cilindros 21 5 litros e 200 cv — estes eram os numeros do motor do blitzen benz construido naquele anopela empresa de karl benz o inventor do automovel que mais tarde se juntaria a empresa de gottlieb daimler formando a mercedes benz a transmissao era feita por uma correia como em uma moto porque esses caras eram loucos seis unidades foram feitas e foram transportadas para varios paises estabelecendo e quebrando recordes de velocidade em 1914 chegou a vez de bonneville onde um piloto americano chamado teddy tetzlaff atingiu nada menos que 228 km/h hoje em dia qualquer bom hot hatch chega a essa velocidade mas estamos falando de um recorde de 100 anos atras promotores de corridas viram o recorde de tetzlaff como uma oportunidade de lançar uma nova competiçao mas nao era muito facil convencer os pilotos a irem ate utah acelerar no meio de um deserto de sal pensando bem se ha 100 anos alguem nos chamasse para tal aventura provavelmente prefeririamos ficar com nossos circuitos de concreto tijolos ou madeira — e era exatamente assim que pensavam os automobilistas na epoca foi preciso que um morador de utah de nome ab jenkins fizesse alguma coisa e por alguma coisa queremos dizer pegar seu carro e começar a correr em bonneville sozinho estabelecendo recordes de velocidade isso aconteceu em 1925 quando estavam construindo uma rodovia nas planicies de sal ja havia uma ferrovia que cruzava o deserto e um amigo que trabalhava na construçao da estrada convenceu jenkis a atravessar o deserto ao lado de um trem para ver quem chegava primeiro ele venceu concluindo a travessia cinco minutos antes jenkins gostou da brincadeira e começou a estabelecer recordes pessoais sozinho ele ficou famoso por faze lo nao e fantastico como esse tipo de coisa atraia a atençao das pessoas naqueles tempos e acabou chegando aos ouvidos de uma fabricante de carros — ninguem menos que a pierce arrow fabricante do primeiro carro a cruzar bonneville eles contaram com jenkins para testar seu novo motor v12 eles tinham um v8 mas ele era mais rapido o que nao estava certo assim jenkins pegou o pierce arrow com motor v12 e dirigiu o carro por 24 horas sem parar em um circuito de 16 km feito com a ajuda de seus amigos no deserto parando apenas a cada duas horas para abastecer a velocidade media no circuito foi de 181 72 km/h em 1933 ele tentou de novo e conseguiu uma media ainda maior — 201 km/h tres pilotos britanicos estavam assistindo a tudo john cobb malcolm campbell e george eyston ja eram famosos por seus recordes de velocidade no reino unido e decidiram que era hora de invadir os eua [youtube id= hoqrhqnktxk width= 620 height= 350 ] john cobb foi o primeiro — ele pediu a jenkins para usar seu carro e acabou destruindo seu recorde com uma velocidade media de 217 km/h jenkins devolveu semanas depois com um duesenberg modificado chamado mormon meteor registrando uma media de 218 km/h em 24 horas depois disso os tres britanicos voltaram sua atençao aos recordes de velocidade em linha reta usando carros aerodinamicos com motores aeronauticos — um dos mais famosos sendo o campbell railton bluebird acima com um motor v12 aeronautico rolls royce de 36 7 litros com compressor mecanico e mais de 2 300 cv com ele malcolm campbell atingiu 484 km/h — ou 301 mph tornando se o primeiro homem a quebrar a barreira das 300 mph [youtube id= na5mhpqqnpy width= 620 height= 350 ] depois disso ele voltou para a inglaterra cobb e eyston continuaram nos eua quebrando recordes com seus carros — o railton special de cobb com dois motores napier lion e 2 500 cv e o thunderbolt de eyston que tinha dois motores rolls royce com compressor mecanico e mais de 4 600 cv eles disputaram ate o inicio da segunda guerra mundial — o ultimo recorde foi do railton special que atingiu 594 km/h cobb ainda voltou depois da guerra com o objetivo de ultrapassar as 400 mph ele meio que conseguiu em duas tentativas na primeira atingiu 385 mph e na segunda 403 mph — uma media de 394 mph ou 634 km/h [youtube id= pp_lgpxblnm width= 620 height= 350 ] o railton special e o thunderbolt em açao o video nao tem som entao sinta se livre para colocar uma musica bem epica como trilha sonora toda esta movimentaçao britanica acabou atraindo mais e mais pessoas ao longo dos anos e na transiçao das decadas de 40 e 50 era notavel o numero de carros modificados que se juntavam em bonneville para acelerar eram verdadeiras reunioes de hot rods — carros preparados com motores maiores peças de outros carros modificaçoes aerodinamica e reduçao de peso para conseguir a maior velocidade sobre o sal bonneville começou a ganhar a cara que tem hoje mas esta historia vai ficar para o proximo post
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