O mês de junho é um dos favoritos dos fãs de carros e corridas porque, depois das 24 Horas de Le Mans, acontece o Goodwood Festival of Speed. O evento britânico, que é simplesmente o maior encontro de carros de corrida do planeta e, como já virou tradição, está sendo transmitido ao vivo pelo canal oficial no Youtube. Aqui, você vai acompanhar tudo e ainda saber o que anda rolando de mais interessante por lá!
O evento começou ontem (23) na propriedade de Lord March, como é conhecido Charles Gordon-Lenox — o mesmo local desde 1993. O que começou como uma subida de colina em um trecho feito especialmente para isto entre os muros da mansão, agora é uma verdadeira celebração ao automobilismo, com a presença de carros de corrida clássicos, lendas vivas do automobilismo e 150 mil pessoas assistindo a tudo boquiabertas. Para quem não pode estar lá (caso de nós e da esmagadora maioria de vocês, certamente), eis a cobertura ao vivo, que vai até a tarde de domingo (26). Se você não tinha nenhum programa entusiasta para o fim de semana, agora tem!
Para nossa sorte, ontem foi “apenas” o dia da prévia e a abertura do evento para a imprensa e ainda falta muita coisa para acontecer em Goodwood. Mas vamos dar uma olhada no que rolou de mais bacana até agora!
Este é Mad Mike, drifter neozelandês que tem uma preferência especial por esportivos da Mazda preparados. O mais recente deles é um RX-8 que teve o motor Wankel de 1,3 litro turbinado e preparado para render nada menos que 820 cv. O câmbio é sequencial de seis marchas e a suspensão foi completamente refeita — incluindo um retrabalho na dianteira para permitir maior ângulo de esterçamento nas rodas, algo praticamente essencial em um bom carro de drift. Ouça o enxame de abelhas furiosas debaixo do capô com o volume no talo, por favor!
A colina de Goodwood também foi palco da estreia do Bugatti Chiron, o aguardadíssimo sucessor do Veyron — que, como já sabemos, tem uma versão atualizada do motor W16 quadriturbo de oito litros atrás dos bancos. Agora são 1.500 cv, e a velocidade máxima é superior a 420 km/h — o velocímetro marca 500 km/h.
Goodwood também nos dá a chance de ver cenas no mínimo inesperadas. Ou você achou que um dia veria o Neo de Matrix, Keanu Reeves, subindo a colina com sua própria moto? Foi exatamente isto o que ele fez montado em sua Arch KRGT-1, que vem de fábrica equipada com um motor V-Twin de dois litros e 121 cv.
Ao longo do evento, o canal oficial de Goodwood no Youtube deverá ser atualizado com clipes da transmissão ao vivo.
O tamanho do Festival of Speed, como sabemos, também atrai fabricantes do mundo todo para revelar lançamentos e conceitos, além de celebrar sua história. Olha só:
A Mercedes-Benz escolheu Goodwood para mostrar o Mercedes-AMG GT R, a versão mais nervosa de seu atual topo de linha. O motor V8 4.0 biturbo entrega recebeu modificações para entregar 585 cv e 71,3 mkgf de torque. Ele será revelado hoje — e, quando isto acontecer, você ficará sabendo aqui!
A Lamborghini aproveitou para mostrar um a série especial do Aventador em homenagem ao clássico Miura, habilmente batizado como Lamborghini Aventador Miura Hommage, que terá cores inspiradas em seu ancestral dos anos 1960 (como o belo laranja-e-dourado do carro levado para Goodwood), emblemas especiais e rodas pintadas de dourado ou prata.
Se voce é fã da McLaren, também tem muita coisa interessante para ver. O cara aí em cima, por exemplo, é um P1 customizado com as cores do capacete do lendário James Hunt, um dos pilotos mais descolados da história da Fórmula 1 — que outro teria dormido com 33 comissárias de bordo em duas semanas durante a temporada de 1976 na Fórmula 1.
Eles também levaram um P1 pintado de laranja fluorescente acompanhado do McLaren F1 GTR que competiu no Campeonato Japonês de Turismo — a pintura laranja e preta da equipe Lark é inconfundível.
Agora, você quer algo realmente impressionante? Dá uma olhada neste Lancia Delta com motor de Toyota Supra — o LaSupra. Quer dizer, do Lancia Delta que este carro um dia foi só sobrou o para-brisa, mas você não vai se incomodar com isto, vai?
Também não podemos esquecer da fabricante homenageada na edição 2016 do FoS: a BMW vai levar seu conceito 2002 Homage, inspirado no clássico cupê da série Neue Klasse e feito sobre um BMW M2 — ou seja, ele tem um seis-em-linha de 370 cv. Além disso, clássicos da marca que fizeram história nas pistas também estarão por lá.
Agora, o Festival of Speed está só começando — ainda tem muita coisa para rolar nos próximos dois dias. Aproveite a caixa de comentários abaixo para reunir a galera e trocar ideias sobre o evento!