A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos

Acredite: este Fusca é na verdade um Chevrolet Corvette (muito bem) disfarçado

O Fusca é um dos carros mais emblemáticos do planeta. Também extremamente carismático, com a dianteira que parece uma carinha sorridente, formas arredondadas por toda a carroceria, interior apertado aconchegante e o ronco característico do motor boxer arrefecido a ar. Fusca é Fusca, não é o que dizem?

Quer dizer, este Fusca aqui é um Chevrolet Corvette. Claro, ele parece um Fusca, mas a semelhança não passa da carroceria — praticamente todo o resto é de Corvette, e isto inclui motor, câmbio, interior e suspensão. Parece loucura. Ou melhor, é loucura. Mas sabe que a gente curtiu?

Não é a primeira vez que a gente vê um Corvette com carroceria de outro carro — temos certeza que o “Cordett”, aquele Corvette com carroceria de Kadett, ainda está fresco na sua memória. Só que aqui o negócio é ainda mais radical.

fusvette (2)

O carro está anunciado no eBay, e o vendedor garante que não há qualquer ajuste a se fazer no projeto. Ele diz que a base foi uma carroceria absolutamente impecável de um Super Beetle 1971. O Super Beetle é a versão americana do Volkswagen 1302, evolução do Fusca original vendida na Europa a partir de 1972. As principais diferenças eram um capô mais alto e a suspensão dianteira independente, do tipo McPherson — modificações que aumentaram em 50% a capacidade do porta-malas dianteiro —, entre-eixos 20mm mais longo e suspensão traseira por braços semi-arrastados. No geral, era um carro mais espaçoso e melhor acertado dinamicamente.

O motor do Super Beetle, por outro lado, era idêntico ao de qualquer outro Fusca — nos EUA, era um boxer 1600 com 57 cv. De qualquer forma, isto não importa mais para este carro aqui, já que de Fusca só sobrou a carroceria. O chassi agora é uma estrutura tubular feita sob medida para toda a suspensão do um Corvette C4, com feixes de molas transversais na traseira e braços sobrepostos do tipo “duplo-A” na dianteira, além de um diferencial traseiro Dana 36.

fusvette (6)

Ao abrir o capô (que agora tem dobradiças na parte inferior), dá-se de cara com um V8 small block de 350 pol³ (5,7 litros) da família L98, alimentado por um sistema de admissão TPI (Tuned Port Injection), opcional no Camaro e no Corvette na década de 1980. O sistema de escape é feito sob medida, com abafadores Flowmaster. Originalmente, a potência declarada é de 400 cv — sete vezes mais do que a potência original do Super Beetle. Está bom para você?

Não há detalhes a respeito dos freios, mas é bem provável que o carro tenha recebido o conjunto do Corvette. Afinal, até o lado de dentro foi todo refeito com componentes do esportivo americano: volante, bancos de couro e até o painel de instrumentos digital foram transplantados e, por mais que o resultado estético dê meio que um tilt no cérebro (especialmente porque o painel do Corvette C4 parece ter sido projetado com uma régua, enquanto o Fusca é um carro redondo), não dá para dizer que o serviço foi mal feito.

fusvette (5) fusvette (3) fusvette (4)

Claro, algumas coisas deixam a adaptação bem clara, como o console central feito sob medida com sistema de som e alto-falantes de aspecto moderno demais mas, no geral a gente até gostou do resultado. Para garantir a segurança da cadeira elétrica, foi instalada uma gaiola de proteção feita sob medida na traseira, e os bancos traseiros foram removidos para dar lugar a ela.

Ohando por fora, não há muito o que denuncie a transformação: exceto pelos espelhos de Corvette, há os para-lamas alargados para acomodar as rodas de 16 polegadas, bem mais largas que as originais. Assim, o carro é 22 cm mais largo que um Super Beetle original.

fusvette (8)

 

O carro está anunciado há alguns dias em um leilão . Com os lances dados até agora, o valor está em US$ 17,3 mil, o que dá cerca de R$ 60,6 mil em conversão direta. Não fossem os impostos de importação, a gente até diria que é uma compra interessante…

fusvette (9) fusvette (10) fusvette (7)

Agora, não é a primeira vez que a gente vê um Fusca com motor V8 na dianteira: aqui mesmo no Brasil, há alguns anos, um Fusca 1966 ficou famoso ao ser equipado com o V8 302 de um Maverick GT 1975. Você até deve lembrar dele de uma reportagem veiculada pelo programa Autoesporte.

No caso do Brasileiro, porém, o aspecto foi mantido o mais original possível por dentro e por fora — não dá nem para perceber que o carro recebeu uma parede corta-fogo feita sob medida e uma estrutura tubular para acomodar o V8. O radiador fica na traseira, e esta provavelmente foi a solução adotada também pelo projeto americano. O que a gente queria ver mesmo era um pega entre estes dois monstrinhos…

Matérias relacionadas

Alguém está vendendo um Buick GNX com menos de 600 km rodados

Dalmo Hernandes

Estes malucos levaram um jipe da Barbie para a trilha de Moab

Dalmo Hernandes

Que tal um VW Golf ou Bora picape? É possível – e não é que fica bacana?

Dalmo Hernandes