Para muitos fãs, o Murciélago ainda é o Lamborghini mais fantástico de todos. O V12 de 6,5 litros e 700 cv e as linhas agressivas do Aventador não conseguiram conquistar muitos dos fãs de seu antecessor, que preferem as linhas limpas e o câmbio manual do Murciélago. Para eles (e para qualquer um, na verdade), ver um exemplar à venda desperta desejo imediato. O carro da foto acima parece bom o bastante para você?
Só tem um detalhe: aquilo ali não é um Murciélago, e sim uma réplica absurdamente fiel feita sobre um chassi tubular de aço, e movida por um V8 supercharged da Cadillac. E é totalmente documentada, 100% legalizada para as ruas.
Olhando por fora, sem dúvida parece um Murciélago de verdade, reproduzindo com aparente perfeição as linhas do designer belga Luc Donckerwolke. O Murciélago foi o primeiro Lamborghini lançado depois que a Audi comprou a companhia de Sant’Agata Bolognese. E, honestamente, ainda não parecia pronto para ir embora em 2010, quando o Aventador foi anunciado. Seu design era acertadíssimo e ainda causa uma bela impressão nas ruas.
A fidelidade da réplica impressiona, mas os painéis são de fibra de vidro, não de carbono. Contudo, componentes externos como os faróis e lanternas, grades, todos os emblemas, retrovisores e até as rodas são autênticos. O chassi tubular tem suspensão por braços triangulares sobrepostos nas quatro rodas, e o assoalho é plano para melhorar o fluxo aerodinâmico. O carro tem cinco radiadores: três para arrefecer o motor e dois para o compressor mecânico. Os freios são do Corvette C6, com discos de 14 polegadas na dianteira e 13 polegadas na traseira.
A situação é parecida no interior do “Murciélago”, que usa alguns itens originais, como o volante, mas também a qualidade de construção e acabamento não está no mesmo nível do real deal. O esforço para seguir as linhas do interior do Lamborghini Murciélago, contudo, é admirável — da alça no console para o carona à disposição dos instrumentos (que são aftermarket) no cluster.
Mas quem foi o responsável pela fabricação do carro? Trata-se de um kit fornecido por uma empresa canadense chamada NAERC. A sigla é para North American Exotic Replica Cars, Inc., e sua fábrica ficava na cidade de Saskatoon, no Canadá. Em 2008, a empresa foi fechada depois de uma ação judicial movida pela própria Lamborghini, que alegou que a empresa canadense estava se apropriando de seus direitos intelectuais ao construir kits para réplicas e incluir emblemas da marca. Mesmo que os carros não fossem vendidos como autênticos Lamborghini.
As réplicas de modelos como o Diablo e o próprio Murciélago eram eram vendidas prontas ou como kits, e podiam ou não incluir um motor. No caso deste carro, trata-se de um V8 Cadillac Northstar, de 4,4 litros, com duplo comando de válvulas nos cabeçotes e compressor mecânico. É um V8 desenvolvido pela própria Cadillac, antes de a marca adotar os small block da Chevrolet.
O Northstar entrega 450 cv a 6.400 rpm e 57,2 mkgf de torque, e originalmente equipava o roadster XLR-V, fabricado entre 2003 e 2009, sendo capaz de levar o XLR-V aos 100 km/h em menos de cinco segundos, com quarto-de-milha de 13 segundos a 177 km/h. A velocidade máxima era limitada eletronicamente a 250 km/h. Considerando que a réplica, com chassi tubular e carroceria fibra de vidro, seja mais leve que os 1.740 kg do Cadillac, imaginamos que ela seja ainda mais veloz. A transmissão é manual de seis marchas, vinda de um Porsche Cayman S.
Agora, apesar de a NAERC ter cessado suas atividadades, o carro é totalmente documentado como um protótipo (SPCN, ou Special Construction em inglês) com motor V8 Cadillac. Ele está na Califórnia e roda normalmente, sem qualquer pendência legal. E esteve anunciado no eBay nos últimos dias, onde chegou a acumular US$ 49,9 mil (cerca de R$ 167 mil) em lances, sem atingir o preço mínimo.