A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos

Acredite: este Lamborghini Murciélago é, na verdade, uma réplica com um V8 Cadillac

Para muitos fãs, o Murciélago ainda é o Lamborghini mais fantástico de todos. O V12 de 6,5 litros e 700 cv e as linhas agressivas do Aventador não conseguiram conquistar muitos dos fãs de seu antecessor, que preferem as linhas limpas e o câmbio manual do Murciélago. Para eles (e para qualquer um, na verdade), ver um exemplar à venda desperta desejo imediato. O carro da foto acima parece bom o bastante para você?

Só tem um detalhe: aquilo ali não é um Murciélago, e sim uma réplica absurdamente fiel feita sobre um chassi tubular de aço, e movida por um V8 supercharged da Cadillac. E é totalmente documentada, 100% legalizada para as ruas.

Olhando por fora, sem dúvida parece um Murciélago de verdade, reproduzindo com aparente perfeição as linhas do designer belga Luc Donckerwolke. O Murciélago foi o primeiro Lamborghini lançado depois que a Audi comprou a companhia de Sant’Agata Bolognese. E, honestamente, ainda não parecia pronto para ir embora em 2010, quando o Aventador foi anunciado. Seu design era acertadíssimo e ainda causa uma bela impressão nas ruas.

murcielago-replica (1) murcielago-replica (4)

A fidelidade da réplica impressiona, mas os painéis são de fibra de vidro, não de carbono. Contudo, componentes externos como os faróis e lanternas, grades, todos os emblemas, retrovisores e até as rodas são autênticos. O chassi tubular tem suspensão por braços triangulares sobrepostos nas quatro rodas, e o assoalho é plano para melhorar o fluxo aerodinâmico. O carro tem cinco radiadores: três para arrefecer o motor e dois para o compressor mecânico. Os freios são do Corvette C6, com discos de 14 polegadas na dianteira e 13 polegadas na traseira.

murcielago-replica (5)

A situação é parecida no interior do “Murciélago”, que usa alguns itens originais, como o volante, mas também a qualidade de construção e acabamento não está no mesmo nível do real deal. O esforço para seguir as linhas do interior do Lamborghini Murciélago, contudo, é admirável — da alça no console para o carona à disposição dos instrumentos (que são aftermarket) no cluster.

murcielago-replica (2)

Mas quem foi o responsável pela fabricação do carro? Trata-se de um kit fornecido por uma empresa canadense chamada NAERC. A sigla é para North American Exotic Replica Cars, Inc., e sua fábrica ficava na cidade de Saskatoon, no Canadá. Em 2008, a empresa foi fechada depois de uma ação judicial movida pela própria Lamborghini, que alegou que a empresa canadense estava se apropriando de seus direitos intelectuais ao construir kits para réplicas e incluir emblemas da marca. Mesmo que os carros não fossem vendidos como autênticos Lamborghini.

murcielago-replica (3)

As réplicas de modelos como o Diablo e o próprio Murciélago eram eram vendidas prontas ou como kits, e podiam ou não incluir um motor. No caso deste carro, trata-se de um V8 Cadillac Northstar, de 4,4 litros, com duplo comando de válvulas nos cabeçotes e compressor mecânico. É um V8 desenvolvido pela própria Cadillac, antes de a marca adotar os small block da Chevrolet.

O Northstar entrega 450 cv a 6.400 rpm e 57,2 mkgf de torque, e originalmente equipava o roadster XLR-V, fabricado entre 2003 e 2009, sendo capaz de levar o XLR-V aos 100 km/h em menos de cinco segundos, com quarto-de-milha de 13 segundos a 177 km/h. A velocidade máxima era limitada eletronicamente a 250 km/h. Considerando que a réplica, com chassi tubular e carroceria fibra de vidro, seja mais leve que os 1.740 kg do Cadillac, imaginamos que ela seja ainda mais veloz. A transmissão é manual de seis marchas, vinda de um Porsche Cayman S.

murcielago-replica (11)

Agora, apesar de a NAERC ter cessado suas atividadades, o carro é totalmente documentado como um protótipo (SPCN, ou Special Construction em inglês) com motor V8 Cadillac. Ele está na Califórnia e roda normalmente, sem qualquer pendência legal. E esteve anunciado no eBay nos últimos dias, onde chegou a acumular US$ 49,9 mil (cerca de R$ 167 mil) em lances, sem atingir o preço mínimo.

murcielago-replica (8)

Matérias relacionadas

Você não vai achar outro “simulador” tão realista quanto este

Dalmo Hernandes

Agora você pode comprar um Subaru WRX STI prontinho para disputar ralis

Dalmo Hernandes

Isto é um Escort RS Cosworth com 916 cv e câmbio de Skyline GT-R feito para andar de lado

Dalmo Hernandes