o mazda mx 5 miata foi feito para evocar o espirito dos roadsters britanicos e italianos da decada de 60 no tamanho e na experiencia ao volante mas um homem chamado jim simpson foi mais alem ele ganha a vida modificando o visual do roadster japones para deixa lo ainda mais proximo dos classicos que o inspiraram o resultado sao estas pequenas joias chamadas simpson italia classic e italia ii voce nao ficou com agua na boca na verdade todo miata nos deixa com agua na boca ainda por serem raros no brasil pois ele foi pensado para ser um esportivo leve moderno para a epoca em que foi lançado divertido e acessivel com motor 1 6 de 115 cv a primeira geraçao tambem mostrava que nao sao necessarias toneladas de potencia para garantir entretenimento de qualidade ao volante mesmo nas geraçoes seguintes maiores e mais potentes a companhia fez questao de manter estas qualidades intactas mas se o miata tem esta aura nostalgica em tudo por que nao traze la tambem para o visual foi o que jim simpson em meados da decada de 90 deve ter pensado quando começou a desenvolver kits de fibra de vidro para dar uma cara bem mais classica ao roadster japones jim simpson começou sua carreira de restaurador em uma concessionaria ferrari de houston no texas em meados da decada de 70 em 1978 ele decidiu fundar sua propria companhia a simpson design para desenvolver e construir seus proprios esportivos seu reconhecimento começou quando a nardi a famosa fabricante de volantes encomendou a simpson um conceito feito sobre a plataforma do primeiro miata o chamado blue ray 3 representaria a volta da nardi a fabricaçao de carros abandonada desde a decada de 50 e foi apresentado no sema show fez relativo sucesso e embora a nardi nao tenha levado o projeto adiante foi o suficiente para que jim simpson se entusiasmasse a usar o miata como base para seus projetos e foi assim que em 1997 surgiu o miata italia — uma reinterpretaçao do design italiano classico da decada de 60 executada sobre um miata de primeira geraçao com peças de fibra de vidro que incluiam toda a dianteira para lamas e traseira e ate mesmo um painel modificado para lembrar o de um roadster mais antigo a inspiraçao principal para o design segundo simpson veio da ferrari 275 gtb nart spyder versao conversivel da 275 feita por uma concessionaria americana da qual existem apenas nove exemplares [gallery columns= 4 link= file ids= 18268 18262 18263 18264 ] em 2000 foi a vez do miata de segunda geraçao receber o mesmo tratamento ficando conhecido como italia ii — desta vez com influencias mais abrangentes porem com a mesma proposta de criar um carro com visual classico e mecanica moderna pouco tempo depois porem jim simpson teve que colocar uma pausa na produçao dos miata modificados — a demanda nao era exatamente alta e sua equipe nunca deixou de receber encomendas de restauraçao de carros classicos foi so em 2010 com a chegada de um investidor que simpson decidiu voltar a fabricar seus miata retro o simpson italia feito sobre o miata de primeira geraçao passou a se chamar italia classic para evitar confusao com o italia ii cada modelo pega emprestada a inspiraçao em um ou mais classicos italianos — o italia ii gtb por exemplo e uma homenagem a ferrari 275 gtb nosso favorito e o italia ii gto abaixo que e praticamente a miniatura de uma ferrari 250 gto — mais precisamente dos carros de competiçao fabricados em 1962 contudo se existem apenas 39 250 gto no mundo qualquer dono de um miata de segunda geraçao pode ter seu carro transformado nesta pequena obra prima de fibra de vidro — na qual tambem podemos notar inspiraçao no fiat abarth 1000 bialbero que competiu em categorias de endurance no inicio da decada de 60 [gallery columns= 3 link= file ids= 18259 18258 18257 ] note que a silhueta da porçao traseira e praticamente uma copia da ferrari 250 gto mas a dianteira tem muito mais a ver com o fiat os kits sao oferecidos de varias formas e possivel comprar todo o ferramental e as peças de fibra de vidro e montar em seu proprio miata por us$ 15 mil cerca de r$ 34 mil sem impostos ou deixar o carro na sede da simpson em washington nos eua e por us$ 25 mil r$ 57 mil retira lo com sua nova cara de carro antigo todos os componentes da carroceria exceto as portas sao substituidos e isto vale para todos os modelos e embora exista um numero limitado de modelos cada dono pode alterar alguns detalhes do desenho a seu gosto pessoal no caso dos kits vendidos separadamente alguns usuarios do forum miata net contam que jim simpson sempre se dispoe a prestar consultoria por telefone ou email dando dicas e esclarecendo duvidas a quem tiver coragem de modificar seu carro com as proprias maos a mecanica dos carros e mantida original — ou voce pode optar por um compressor eaton o conjunto de suspensao e freios tambem nao recebe alteraçoes a nao ser que sejam encomendadas pelo dono — o que com suspensao independente nas quatro rodas e discos de ceramica nao e nada ruim so tem um problema estamos duplamente tristes pela escassez de mazda miata no brasil — por nao ser nada facil encontrar um e por que nao vamos poder transforma lo em um charmoso esportivo retro
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