A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos Vídeo

Adeus, Kombi: o vídeo de despedida da Velha Senhora vai te deixar com os olhos “suados”

No fim de 2013, a Volkswagen Kombi deixou de ser fabricada e ganhou uma edição limitada, a Kombi Last Edition, com 1.200 unidades numeradas. Também foi lançada uma campanha de “deslançamento”, marcando o fim de 56 anos de vida. Agora, a VW lançou sua última parte: este vídeo, que vai emocionar até mesmo os mais durões. Duvida?

“Vai aí a Kombi”, dizia a peça, antes de ser revelada a série especial. Era a primeira parte da campanha, que foi seguida pelo lançamento de um hotsite onde as pessoas poderiam enviar suas histórias com a Kombi. Em seguida, a marca divulgou um “testamento”, onde a Kombi revelava quais eram seus últimos desejos — a maioria deles, envolvendo pessoas cujas vidas forma afetadas diretamente por ela, e também gente que teve um papel importante na história do utilitário.

adeus_kombosa (2)

Como se as histórias já não fossem emocionantes o bastante, a marca lançou um vídeo como última parte da campanha, revisitando parte da história da Kombi no mundo e no Brasil, e mostrando como foi a entrega das lembranças a todas as pessoas citadas no testamento. É de fazer brotarem lágrimas:

Interpretada pela atriz Maria Alice Vergueiro, a “Velha Senhora” faz um discurso emocionado, lembrando de sua concepção pelo projetista holandês Ben Pon, que a idealizou como um veículo de carga feito sobre a plataforma do Fusca, passando pelas entregas de suas lembranças, até o encontro, na Holanda, com o filho de Ben Pon — “seu irmão”, como ela mesma diz.

adeus_kombosa (3)

Fabricada em São Bernardo do Campo desde 1957 (antes disso, era importada e montada pela Brasmotor), a Kombi só não sobreviveu a 2014 pela entrada em vigor da lei que obriga todo veículo nacional a ser equipado com airbags e freios ABS, cuja adaptação à Kombi foi considerada inviável. Há quem diga que passou da hora, mas isso não importa.

O que importa é que, depois de mais de meio século de serviços prestados, a Kombi, sem dúvida, faz parte da cultura popular mundial. Apesar de ter nascido como utilitário, ela é bem mais do que isso — bem mais que um veículo, até: é uma personagem na vida de muita gente (assim como o Fusca), símbolo da cultura hippie, do Woodstock, da liberdade. Serviu como meio de transporte, como ganha-pão, como hobby. Agora, seu ciclo está selado.

volkswagen_t1_deluxe_bus_7 volkswagen_kombi_last_edition_23

Matérias relacionadas

Como transformar o Land Rover Defender em um esportivo? Colocando um V8 de Corvette nele!

Dalmo Hernandes

Policiais interceptam motorista na contramão batendo de frente com ele

Dalmo Hernandes

Você vai babar nos detalhes desta miniatura artesanal de um Hemi ‘Cuda

Dalmo Hernandes