eu estava aguardando ansiosamente as primeiras avaliaçoes da nova geraçao do ford mustang por mais que ele pareça apenas ter sido renovado esteticamente mantendo os motores coyote e ecoboost ele precisava mudar nao apenas por ser uma nova geraçao mas por ser o mustang de um novo momento no mercado o mustang lançado em meio a histeria energetica algo que ja aconteceu ha exatos 50 anos — e a reaçao da ford nao foi boa falei sobre isso ha alguns dias e apesar de nao gostar de soar repetitivo aqui vai o trecho exato que veio desta materia como em 1968 e depois em 1973 os muscle cars modernos entraram no territorio do controle de emissoes da crise energetica e das incertezas sobre o futuro a dodge anunciou o fim do challenger e dos seus v8 para fazer qualquer coisa eletrica que tenta replicar a experiencia dos seus muscle cars a gm por sua vez diz que o atual camaro sera encerrado em janeiro de 2024 mas que sua historia nao terminou — o que nos leva a crer que o proximo capitulo sera ligado na tomada repetindo a historia quem continuara em cena sera o ford mustang que acabou de ganhar uma nova geraçao e parece longe de ser transformado em qualquer coisa eletrica ok eu sei que a ford ja fez isso na forma do mach e mas voce ainda pode comprar um mustang v8 aspirado e manual e isso e o que importa nestes tempos a questao agora e que o mustang nao pode repetir a historia e se tornar um esportivo mediocre como fez nos anos 1970 nem evoluir timidamente como fez entre 1978 e 2004 agora que ele se tornou um concorrente a altura dos esportivos europeus — ao menos em termos de desempenho e na relaçao homem maquina — ele precisa manter seu status para que seu destino nao seja o mesmo dos seus moribundos rivais americanos a questao que perambulava pelos meus pensamentos era para onde vai o ford mustang a partir de agora eu ja estava suspeitando que ele fosse acabar transformado em uma especie de porsche 911 da ford — chegamos a falar sobre isso no flatout podcast 86 nao e uma aposta basta olhar com clareza para a realizada para se constatar ele vem mantendo um design evolutivo com uma progressao sutil nos motores e um salto evolutivo no comportamento dinamico depois vieram com esse tal dark horse que tem cor e cheiro de bmw m4 cs mais recentemente a ford confirmou o retorno a le mans em seguida eles apresentaram o mustang gt3 que foi o carro escolhido para a missao europeia agora que eles nao tem mais um gt moderno ja estava ficando muito claro que a ford quer invadir a europa com o mustang mas agora eles lançaram o novo mustang gtd o que me faz pensar que eles devem chegar a le mans pela normandia o mustang gtd deixa claro que a direçao que a ford escolheu nessa nova fase sem rivais americanos acabou sendo o exato oposto do que eles fizeram ha 50 anos em vez de acomodar o mustang e transforma lo em um ponei castrado ele o gtd confirmar que o mustang vai ser mesmo o porsche 911 da ford nesse caso o gt2 rs da ford nem seria necessario explicar o porque basta olhar para o mustang gtd e constatar as semelhanças com o porsche mas eu vou explicar porque afinal estamos no flatout primeiro esqueça que ele e um mustang pense em um carro com as seguintes caracteristicas v8 5 2 sobrealimentado com cerca de 800 cv enviados para um transeixo traseiro de oito marchas com suspensao de braços triangulares na dianteira e pushrod na traseira amortecedores ajustaveis carroceria parcialmente feita de fibra de carbono asas spoilers e respiros por todos os lados e ate mesmo um trocador de calor onde normalmente ha um porta malas parece um mustang essa e a descriçao basica do mustang gtd claramente um supercarro com forma de mustang — mas nao com preço de mustang por que ele devera custar cerca de us$ 300 000 como comparaçao o 911 gt3 rs custa nos eua us$ 314 000 nao da pra fazer um 911 da ford sem que ele tenha preço de 911 afinal a ford diz que ele nao sera um carro de rua para as pistas mas o contrario um carro de pista para as ruas e tambem diz que vai atras de um tempo de volta abaixo dos sete minutos em nurburgring — algo que ele certamente conseguira considerando que o viper acr ja esbarrou nos sete minutos apenas com a boa vontade dos entusiastas e sem nada tao especial quanto este mustang gtd entrando nos detalhes a ford foi um tanto sucinta ao falar sobre eles ainda nao ha o peso do carro tampouco o material usado no monobloco o que sabemos e que ele foi feito em parceria com a multimatic a empresa canadense que desenvolve todos os carros de corrida da ford atualmente alem do aston martin vulcan e do mazda rt24p o motor v8 de 5 2 litros sobrealimentado tera mais de 800 cv mas nao se sabe se sera uma derivaçao do motor voodoo virabrequim plano ou do predator virabrequim cruzado o que se sabe e que ele tera carter seco e um sistema de escape de titanio para ajudar na reduçao de peso — algo que o mustang ira precisar para encarar a turma da europa [caption id= attachment_348154 align= aligncenter width= 1401 ] repare bem o motor e central dianteiro[/caption] alem do escape ele tera rodas de aluminio forjado ou de liga de magnesio com pneus 325 na dianteira e 345 na traseira e observando as fotos nota se que os subchassis tem estrutura tubular e que os braços de controle e demais componentes moveis de ligaçao da suspensao foram feitos de aluminio os amortecedores sao ajustaveis com valvula de controle desenvolvidos pela multimatic e as molas usam um sistema hidraulico para variar a altura de rodagem do carro ela e semi ativa e tem variaçao da carga dos amortecedores e da altura de rodagem por meio de um sistema hidraulico — o sistema alterna entre duas alturas fixas de mola e a pressao interna do amortecedor no modo track a altura de rodagem e 40 mm mais baixa que no modo convencional que por sua vez e 10 cm mais baixa que a do mustang gt na dianteira a suspensao usa braços assimetricos para otimizar o controle da carroceria sob alta aceleraçao lateral enquanto a suspensao traseira usa o arranjo pushrod — sim com amortecedores horizontais cruzados como em um carro de pista o que corrobora a declaraçao da ford segundo a ford esse arranjo tem uma relaçao direta da transmissao do movimento da roda para o amortecedor tornando mais precisas as reaçoes da suspensao [caption id= attachment_348155 align= aligncenter width= 1181 ] fibra de carbono por todos os lados[/caption] na carroceria tudo o que pode ser retirado do monobloco e de fibra de carbono para choques para lamas traseiros capo teto saias laterais e demais apendices aerodinamicos destes ultimos o que mais se destaca e a asa traseira que usa suportes tipo pescoço de cisne que deixam o plano inferior da asa livre de perturbaçoes e sao afixados nas colunas c e nao na tampa do porta malas como de costume como se nao bastasse ha defletores ativos no assoalho e enormes recortes nas caixas de roda dianteiras oi porsche para ajudar a escoar o ar quente dali e do cofre do motor e sim os freios sao de carbono ceramica claro sabe o porque das aspas no porta malas porque nao ha espaço nenhum ali ele foi usado para acomodar o transeixo e seu sistema de arrefecimento assim como o sistema de suspensao semi ativa e seu sistema controle hidraulico por isso que nessa imagem acima voce ve uma cobertura curta no lugar da tampa do porta malas essa mudança alem de aliviar o carro por dispensar os mecanismos de abertura tambem permitiu a formaçao de dutos para canalizar o ar para o trocador de calor do cambio [caption id= attachment_348152 align= aligncenter width= 1164 ] por que o gtd nao tem porta malas por causa disso [/caption] o resultado dessa redistribuiçao de peso somada a economia de materiais e ao uso de materiais mais leve resultou na distribuiçao perfeita de 50% do peso sobre cada eixo quanto e isso pergunte a ford porque ela nao contou a ninguem ainda nao espere que ele seja leve contudo um mustang gt varia entre 1 690 kg e 1 800 kg e nao ha milagre que a fibra de carbono possa fazer sozinha entao e razoavel apostar em algo na casa dos 1 600 kg — o que o coloca pouco acima dos 1 530 kg do 992 gt3 rs se ele conseguira derrotar os medalhoes em le mans o gt3 ou supera los em nurburgring pouco importa a ford teve a coragem de fazer o que a dodge desistiu de fazer e algo que a bmw e a mercedes e a turma assepticamente correta da europa nao ira fazer nao so por que ela precisa afinal o corvette zr1 vem ai mas porque e isso o que um mustang moderno precisa ser se quiser continuar existindo por mais 60 anos esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a equipe ganha descontos com empresas parceiras de lojas 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