FlatOut!
Image default
Car Culture

AE86 vs. GT 86: Toyota leva seus clássicos para acelerar na estrada

O Toyota AE 86 foi por muito tempo um dos melhores representantes daquela filosofia minimalista, que prega que não importa quanta potência você tem, e sim como você usa a potência que tem. Ele tinha só 125 cv, mas não pesava mais de 970 kg e essa potência era direcionada às rodas traseiras. O resultado não poderia ser outro: ele se tornou cultuado nos EUA, Japão e Inglaterra graças ao nível de diversão ao volante proporcionado por essas características. A história poderia acabar por ali, mas no fim dos anos 1980 ele protagonizou o vídeo Pluspy sob o comando de Keiichi Tsuchiya, o rei do drifting e se transformou em uma espécie de herói mecânico dos drifters. O empurrão final para o status de ícone mundial foi o anime/mangá Initial D, e sua inclusão nos maiores games de corridas dos últimos 20 anos. Por isso é perfeitamente compreensível que, na hora de desenvolver um novo esportivo para resgatar a veia gearhead da marca, a Toyota foi buscar inspiração diretamente no AE 86.