a ferrari sempre disse que jamais faria um suv a declaraçao mais marcante a respeito desta recusa da marca em aderir ao que parecia ser um modismo nao muito passageiro foi dita em 2016 pelo entao ceo da ferrari o finado sergio marchionne um suv ferrari terao que atirar em mim antes no ano seguinte 2017 sem um unico tiro disparado contra sergio marchionne a ferrari confirmou o desenvolvimento de um esportivo com as caracteristicas de um suv nao dessa forma a ferrari se recusa a considera la um suv eles so mencionaram esta sigla e a palavra crossover de passagem entre parenteses no comunicado de lançamento a imprensa para explicar o porque de a purosangue nao ser um desses gt modernos no comunicado esta escrito o seguinte foram adotados um layout completamente diferente e proporçoes inovadoras quando comparados aos arquetipos dos gt modernos os chamados crossovers e suv e so para a ferrari ela e um esportivo e pronto um esportivo de quatro portas e quatro lugares segundo a ferrari o primeiro que eles fizeram a decisao da ferrari em nao chamar a purosangue de suv ou crossover foi ousada porque palavras servem para representar a realidade nao para modifica la da mesma forma que a palavra virus nao transmite doenças chamar um carro de esportivo nao o faz andar mais rapido ou ter uma dinamica afiada e nao chama lo de crossover ou suv tambem nao o faz deixar de ser um crossover ou um suv nao e a terminologia comercial que determina o que um carro e mas seu projeto de engenharia e sua capacidade por isso a decisao da ferrari foi ousada desviar dos termos suv e crossover de nada adianta se a purosangue rodar como um suv/crossover se o carro nao tiver nada do que se espera de uma ferrari de quatro lugares ele sera o suv que a ferrari nao quer chamar de suv se ele tiver a ferrari esta certa em nao chama lo assim como a palavra nao quer dizer nada sem uma base pratica calçada na realidade a unica forma de descobrir se ele e um suv um esportivo um crossover ou uma salamandra e ver como ele se comporta no mundo real para começar a descoberta — e ainda falando em palavras e realidade repare que o nome do carro e purosangue outra jogada de simbolismo e significados da ferrari e um nome ironico para o carro que menos se parece com uma tipica ferrari em toda a historia de 75 anos da ferrari mas o pessoal de maranello ao menos levou isso em conta nas decisoes tecnicas do carro veja por exemplo a suspensao ela nao tem bolsas de ar como tantos suv de luxo ela se mantem fiel as molas helicoidais com amortecedores ajustaveis que se espera encontrar em uma ferrari sua antecessora a gtc4lusso t ate aderiu ao downsizing mas esta purosangue nao seu motor e um purissimo v12 aspirado instalado na porçao central dianteira do carro diferentemente de outros suv como o cayenne ou o urus ou ainda o aston dbx ao se abrir o capo voce pode achar que ela tem um v6 isso porque o motor e tao recuado em direçao a linha central do carro que somente metade fica exposta logo de saida portanto a purosangue conserva tres caracteristicas de sua linhagem o v12 aspirado a posiçao central dianteira na qual ele e instalado e a suspensao com molas metalicas outra tradiçao preservada nao ha espaço para um quinto passageiro — nem mesmo ocasionalmente nao ha um banco traseiro mas dois bancos individuais como os dois dianteiros a diferença aqui e que pelo porte do carro e por ter quatro portas ela oferece mais espaço que todas as suas antecessoras para quem vai atras os americanos da revista car and driver pontuaram isso ao falar sobre a cabine da purosangue sendo a unica ferrari a oferecer espaço de verdade para quatro ocupantes a purosangue tem uma dupla de portas pivotadas na parte posterior como as de uma carruagem tambem chamadas suicidas para facilitar o acesso aos bancos traseiros mantendo a aparencia de um carro duas portas nos gt da ferrari com sua suspensao baixa e ponto h encaixado no chassi entrar no carro e uma questao de encaixar as pernas girar o corpo e se soltar sobre os bancos na purosangue claro e diferente afinal ela e um crossov um esportivo de quatro lugares e quatro portas apesar disso tanto a cabine quanto a posiçao do quadril sao mais baixos que em outros super crossovers premium como pontuam os britanicos da revista evo voce nao sobe na purosangue mas e um tanto estranho estar na cabine de uma ferrari em posiçao tao elevada ela parece muitos andares mais baixa que um dbx707 por exemplo mas a sensaçao de se estar acima do transito imagine uma m5 touring cross e mais ou menos isso outra caracteristica que ajuda afastar a sensaçao de se estar em um suv e a ausencia de uma tela central padrao nos carros modernos e principalmente em crossovers familiares a revista americana road & track descreve da seguinte forma nao ha tela central em vez disso a maioria das funçoes sao operadas por uma tela no quadro de instrumentos e controladas por botoes e superficies no volante espelhadas para o passageiro da frente em uma tela separada no console central ha um unico botao rotativo com uma tela integrada que se eleva do painel para controlar o ar condicionado e os ajustes dos bancos a primeira vista e complexo e se exige muita concentraçao para fazer pequenas mudanças a ferrari tambem dispensou o sistema de navegaçao ja que seus cliente usam apple carplay ou android auto o que funciona bem mas para ver o mapa e preciso abrir mao do conta giros alternar entre as duas telas nao e dificil mas nao e muito elegante ainda segundo a road & track esse e o unico aspecto deselegante da purosangue pois o restante da cabine e condizente com uma ferrari de topo os bancos sao muito confortaveis e tem massageadores algo inedito nas ferrari o teto panoramico de vidro ajuda a criar uma sensaçao de arejamento fazendo o carro parecer mais espaçoso do que e quem nao fizer questao da luminosidade pode escolher o teto de fibra de carbono opcional o que certamente ajuda a reduzir o centro de gravidade e deve melhorar sutilmente o comportamento dinamico da purosangue a revista car magazine descreve os materiais usados a escola de materiais e de primeira indo de couros impecavelmente costurados a uma trama de fibra de carbono com fios de cobre integrados o carpete e feito de tecido de alta resistencia usado em uniformes militares o que significa que pes ou patas lamacentas nao precisam ser objeto de discussao ja a autoexpress pontuou que o interior nao e perfeito — especialmente na traseira alem de nao haver massageadores nos bancos traseiros o site menciona que o espaço para a cabeça nao e dos melhores embora o acesso seja uma boa experiencia graças as distintas portas traseiras o porta malas nao e grande como se espera de um carro que ocupa tanto espaço na rua o compartimento foi alvo de criticas tambem da autocar o porta malas tem 473 litros ante os mais de 600 litros dos varios rivais do grupo volkswagen e mesmo com os revestimentos protetores opcionais para o verso dos bancos traseiros quem espera transportar esquis ou bicicletas acabara usando um acessorio opcional para a tampa do porta malas como comparaçao a ferrari gtc4lusso tinha 450 litros de volume no porta malas nesse quesito a purosangue so perde para seus ancestrais tipo 101 365 gt 2+2 400 e 412 que tinham porta malas de 500 litros o maior da historia da ferrari se considerarmos que a proposta dos suv/crossovers e o espaço interno e a versatilidade a purosangue cai mais para a definiçao de gt do que para a definiçao dos suv/crossovers ao mesmo tempo ela e um gt mais conveniente o que gera uma licença poetica para chama la de crossover gt — como a propria ferrari chamou seus rivais nao declarados o site top gear diz que ela e utilitaria ate certo ponto por ser o mais pratica possivel mantendo caracteristicas de uma ferrari ela parece um meio termo entre um gt grande e um suv segundo a publicaçao todos os veiculos que avaliaram a purosangue foram unanimes a respeito do isolamento acustico da cabine ou se ouve o audio hi fi da burmeister ou o ronco do v12 aspirado de 6 5 litros e 725 cv ecoando pelo habitaculo a 8 250 rpm sua rotaçao maxima a evo magazine diz que so isso essa carateristica selvagem e faminta por rotaçoes coloca a purosangue em sua propria categoria e uma impressao compartilhada com o top gear onde os outros suv ficam sem ideias a purosangue eleva o nivel do jogo a natureza pulsante da subida de giros do v12 expoe uma nova dimensao de capacidade a purosangue se torna um imenso carro de rali que gosta de ser abusado e nao perde o folego quando tudo começa a ficar divertido e ela faz isso porque ainda e um carro alto com mais de 700 cv nao que voce perceba isso ela tem sensibilidade e precisao e ha um senso de conexao que parece coisa de outro mundo ela simplesmente avança em seu caminho em vez de brigar por ele uma das razoes disso e o sistema de traçao integral que parece ser extremamente direcionado para a traseira em pista seca com carga maxima no acelerador — como na saida de uma curva de baixa por exemplo — os pneus traseiros deslizam alegremente antes de a dianteira agarrar e puxa la de volta para a trajetoria nao e um off roader e mais um carro de traçao traseira com um eixo dianteiro auxiliar do que algo que pode fechar o diferencial deve ser um ralizeiro espetacular e muito caro e ainda assim ele tem esterçamento das rodas traseiras para lidar com estacionamentos de hoteis chiques a road & track tambem nao economizou elogios este v12 e um dos maiores de todos os tempos suave e refinado mas sempre disposto a rasgar alem das 8 000 nao ha muito ronco mas na cabine voce ouve bem a admissao e a combustao com essa assinatura aural variando constantemente de acordo com a velocidade do motor e a posiçao do acelerador como deve ser isso da ao motor uma qualidade interativa que e amplificada pela velocissima transmissao de embreagem dupla as trocas nao sao afiadas como na 812 mas isso e mais adequado a personalidade deste gt de pernas compridas sendo naturalmente aspirado e facil controlar a potencia e o torque disponiveis voce tambem e encorajado e girar o v12 porque mesmo com uma ampla curva de torque o motor trabalha melhor e soa melhor quanto mais alto ele gira e um negocio especial a pista que procuramos sobre o desempenho da purosangue esta no foco de praticamente todas as avaliaçoes na suspensao do carro se falam da suspensao — e falam bem dela — parece que a ferrari construiu uma realidade que embasa suas palavras https //www youtube com/watch v=c5n_slvegfo o negocio e interessante ate mesmo no papel como mencionei antes ela dispensa as bolsas de ar das suspensoes pneumaticas que os suv de luxo adoram em vez disso ela usa molas helicoidais metalicas e amortecedores ajustaveis a diferença aqui e que nao ha barras estabilizadoras e quem ajusta os amortecedores sao motores eletricos que variam constantemente a carga da suspensao e como o magic body control da mercedes mas em vez de aumentar ou diminuir a pressao das bolsas de ar o controle de compressao e retorno e feito pelos motores eletricos isso permite eliminar as barras estabilizadoras que acabam limitando o conforto de rodagem em linha reta em nome de uma maior capacidade de desafiar a inercia nas curvas quando a purosangue faz uma curva para a direita o controle de suspensao do lado esquerdo altera a carga do conjunto para minimizar a rolagem da carroceria esse sistema foi desenvolvido pela multimatic e calibrado pela ferrari que o rebatizou como fast ferrari active suspension technology a suspensao tem ajustes independentes do modo de conduçao — soft mid e hard este ultimo disponivel apenas no modo sport https //flatout com br/controle de rolagem como as fabricantes evoluiram a suspensao ativa/ todas as publicaçoes foram unanimes a respeito do acerto da suspensao a evo magazine diz que a rodagem e o acerto dos novos amortecedores foi uma verdadeira surpresa o top gear diz que ela funciona de forma espetacular enquanto a autoexpress atesta que ela nao roda como nenhum outro suv os britanicos da tradicionalissima autocar disseram que ela e complicada porem brilhante e capaz de resistir a rolagem da carroceria com confiança a road & track percebeu algo diferente mas ainda positivo o mais interessante desse ajuste de suspensao e que ele nao afeta o desempenho do carro mas o que os ocupantes sentem em qualquer um dos modos ha niveis de ajuste e todos eles sao otimos a purosangue sempre parece um pouco firme mas com as arestas aparadas impressionante mesmo e o desempenho em estradas irregulares onde o carro nunca balança demais o desempenho na pratica e descrito pela evo magazine da seguinte forma eu temia que a versatilidade e o controle propostos pela suspensao fossem levar a ferrari a eliminar completamente a rolagem da carroceria e criar uma plataforma impressionante mas artificial em vez disso o principal trunfo da purosague e sua fluencia onde o urus sucumbe as condiçoes da estrada a purosangue roda leve e parece muito mais leve e justamente por isso ela parece mais naturalmente atletica o esterçamento da traseira as vezes cria uma agilidade exagerada na qual a traseira parece sempre esterçar para dar uma impressao de reaçoes afiadas mas em geral a suspensao e equilibrada responsiva e permite que o motorista controle o ritmo so o cheiro de freios abusados quebra o encanto muita gente fez suv rapidos mas nao acho que alguem tenha feito um que seja tao equilibrado essa suspensao tem muito potencial e sera interessante ver onde a ferrari ira usa la a seguir aquela sensaçao de carro de rali mencionada pelo top gear tambem apareceu na avaliaçao da autocar a purosangue escorrega e salta com imensa facilidade e equilibrio e depois se acomoda novamente com a destreza de um carro de rali ela nao e um off roader nem e um 4x4 ela sequer pode rebocar alguma coisa mas ela tem a experiencia de se conduzir uma ferrari v12 sem a preocupaçao de ralar uma pequena fortuna em uma rampa de estacionamento parece que estamos chegando a resposta nao as conclusoes das avaliaçoes devem nos ajudar a encontra la vejamos o que achou a road & track no fim das contas ela e mesmo o gt de quatro portas e quatro lugares definitivo e que tem um tipo de carroceria muito amado e com compradores em todo o mundo do ponto de vista dinamico ela e um feito que nao pode ser minimizado voce pode nao gostar da ideia de um crossover ferrari mas nao da para chamar isso de caça niqueis com o nivel de engenharia apresentado aqui o debate inevitavel sobre um suv ferrari nem faz sentido a purosangue e uma maravilha que usa um novo nivel de tecnologia a serviço da experiencia ao volante nao ha nada parecido com ela a autoexpress teve uma conclusao semelhante porem mais acida nao ha nada como a ferrari purosangue neste momento a ferrari pode colocar o preço que quiser no carro porque sabe que seus clientes vao pagar com gosto quanto a nos so podemos assistir incredulos mas sabendo que estamos na presença de uma grandiosidade a evo magazine aparentemente quis ser mais comedida em geral a purosangue e um carro profundamente impressionante e intrigante nao sei exatamente para quem ela foi feita nao e pratica para ser uma verdadeira alternativa ao range rover ou ao cayenne mas e muito grande e comprometida para ser um verdadeiro gt ela tambem carece do glamour nostalgico que transborda da gtc4 lusso com sua ligaçao direta com os maravilhosos gt do passado ela nao parece muito especial mas que motor ela tem eles vao vender todas que puderem fazer e para isso que ela foi feita no fim das contas a purosangue e um carro feliz para o futuro da ferrari mas e um pouco triste que ela precise existir o que posso dizer diante de tudo isso tentando responder a pergunta inicial bem as conclusoes variam da empolgaçao otimista a um certo elogio pessimista nao voltando aquela historia da realidade como base para as palavras a ferrari precisava atender a expectativa do publico que queria um novo gt da ferrari mas tambem queria um carro com rodas maiores e suspensao mais elevada o que a ferrari fez com a purosangue como tudo indica foi entregar o melhor possivel nestas condiçoes o possivel e as condiçoes sao so outras formas de nos referirmos a realidade se voce pensar por um instante e a realidade e que a ferrari criou algo que nao se parece com nada que ha por ai tem jeito de suv mas nao tem o espaço de suv anda como um gt mas e maior e mais alto que um gt como voce se refere a algo que nao existia ate cinco minutos atras voce inventa um nome acho que encontramos a resposta nao esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir diretamente com a 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