quando se fala de recordes automotivos e comum haver uma separaçao entre modelos produzidos em serie e modelos nao produzidos em serie — os chamados fora de serie a razao e simples impedir que um carro de exemplar unico feito sob encomenda por exemplo seja comparado em igualdade a modelos produzidos em massa contudo as definiçoes de modelo de serie e fora de serie nao sao muito claras primeiro porque ha mais de uma definiçao depois porque somente uma delas tem carater oficial — todas as outras sao baseadas em fatores subjetivos e podem variar de acordo com o pais para a federaçao internacional do automovel fia a definiçao de modelo produzido em serie foi estabelecida em 1968 para fins de homologaçao dos modelos segundo a entidade maxima do automobilismo mundial para ser considerado um modelo produzido em serie o carro precisa ter ao menos 25 exemplares identicos produzidos em um periodo de 12 meses e deve ser feito para venda regular para compradores privados nos eua e no reino unido a definiçao e um pouco diferente todo fabricante de veiculos e considerado um vehicle manufacturer ou automaker os carros produzidos em serie sao chamados de mass produced vehicles sao veiculos identicos e produzidos em grande escala ja os fora de serie sao chamados apenas de limited production cars ou low volume vehicles via de regra eles sao produzidos artesanalmente um a um e usam motores fornecidos por outros fabricantes porem chassi e carroceria proprios o pagani zonda e considerado um fora de serie ha ainda os chamados kit cars que sao veiculos baseados em chassis de outros carros ou replicas — sempre produzidos de forma artesanal nos eua eles eram geralmente vendidos sem motor como forma de driblar as exigencias legais de equipamentos de segurança consumo e emissoes — cujas homologaçoes e testes tem custos proibitivos para estas pequenas fabricantes o que inviabilizaria a propria existencia desse tipo de veiculo farois de focus em um supercarro nos fora de serie isso e muito comum contudo em 2015 os eua aprovaram o low volume motor vehicle manufacturers act uma nova legislaçao que define o que e um fabricante de veiculos fora de serie para que eles sejam dispensados destas exigencias de segurança e emissoes segundo a lei um fabricante de baixo volume o equivalente exato do nosso termo fora de serie e qualquer fabricante de veiculos que nao produza mais de 325 unidades por ano e utilize motores homologados fornecidos por um grande fabricante de veiculos em larga escala e no brasil a definiçao de fora de serie sempre foi muito vaga por aqui praticamente qualquer fabricante que produza carros em menor escala e considerado fora de serie — ainda que alguns tivessem produçao suficiente para exportaçao caso da puma contudo ao analisar as caracteristicas comuns a todos eles podemos chegar a uma definiçao aproximada de o que e um carro fora de serie no brasil começando pelo monarca aquele que e considerado o primeiro fora de serie nacional e chegando ao lobini e as replicas da chamonix os fora de serie tem como sua principal caracteristica a produçao artesanal ou semi artesanal e o fato de nao serem produzidos em uma linha de produçao eles ate usam estaçoes mas nada como a linha de produçao popularizada por ford outras caracteristicas sao os motores fornecidos por grandes fabricantes e carrocerias com design proprio o monarca por exemplo usava chassi volkswagen carroceria propria desenhada e modelada por anisio campos e toni bianco e um motor 1 600 de porsche 356 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 143398 143396 143397 143394 ] demais componentes como vidros lanternas botoes e interruptores e ate quadro de instrumentos e volante tambem sao normalmente fornecidos por grandes fabricantes em seus primeiros anos de mercado o troller t4 por exemplo usava comandos do ar condicionado do ford ka e volante do volkswagen gol o chassi e a unica variavel alguns modelos usam uma base propria outros partem de um chassi pre existente o puma gte/gts/gti e suas variaçoes por exemplo usam como base o karmann ghia e mais tarde a brasilia ja o santa matilde sm o puma gtb e lobini acima partiram de plataformas proprias em 2016 contudo o conselho nacional de transito decidiu estabelecer claramente o que e um fora de serie apos uma serie de açoes de fabricantes de veiculos artesanais ou de baixo volume que se viram obrigados a instalar airbags e abs em seus carros com o inicio da obrigatoriedade destes equipamentos de segurança em 2014 assim os fabricantes de veiculos fora de serie foram separados por definiçao dos fabricantes de veiculos artesanais e definiu o que e uma replica e um buggy veja como ficou fabricante de veiculos de pequena serie e aquele cuja produçao esta limitada a 30 trinta veiculos por marca/modelo e 100 cem unidades no periodo de 1o de janeiro a 31 de dezembro de cada ano; fabricante de veiculos artesanais e a pessoa fisica ou juridica que fabrica no maximo 03 tres veiculos exceto onibus micro onibus motor casa e caminhao e de reboque e semirreboque com pbt superior a 750 kg no periodo de 1o de janeiro a 31 de dezembro de cada ano; replica veiculo produzido por um fabricante de pequena serie e que a assemelha se a outro veiculo que foi descontinuado ha pelo menos 30 anos; b possua licença do fabricante original seus sucessores ou cessionarios ou atual proprietario de tais direitos; buggy automovel para utilizaçao especial em atividade de lazer capaz de circular em terrenos arenosos dotados de rodas e pneus largos normalmente sem capota e portas alem disso estando o veiculo com a massa em ordem de marcha em superficie plana com as rodas dianteiras paralelas a linha de centro longitudinal do veiculo e os pneus inflados com a pressao recomendada pelo fabricante devera apresentar um angulo de ataque minimo de 25o; um angulo de saida minimo de 20o; altura livre do solo entre eixos minimo de 200 mm e altura livre do solo sob os eixos dianteiro e traseiro minimo de 180 mm
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