sexta feira 14 de outubro de 2016 a petrobras anuncia a primeira reduçao nos preços da gasolina e do diesel nas refinarias desde 2009 o reajuste foi resultado da nova politica de preços da petrolifera anunciada no final de setembro a petrobras deixou de controlar os preços internamente e voltou a adotar a paridade com o mercado estrangeiro com isso quando o barril do petroleo sobe no mercado internacional os preços no mercado interno sobem junto quando ele baixa porem os preços internos tambem sao reduzidos segundo estimativa da petrobras a reduçao anunciada de 2 7% nos preços do diesel e 3 2% nos preços da gasolina nas refinarias poderia resultar em uma reduçao de r$ 0 05 nas bombas quinze dias se passaram e o que aconteceu foi o contrario o preço medio nas bombas subiu r$ 0 017 segundo o levantamento feito pela anp na semana anterior a reduçao do preço nas refinarias o preço medio da gasolina era r$ 3 654 com o reajuste portanto o preço poderia chegar a r$ 3 60 mas o preço medio na primeira semana apos as reduçoes aumentou para r$ 3 671 no inicio de novembro um novo anuncio de reduçao dos preços dos combustiveis nas refinarias o resultado nas bombas mais um aumento — sensivel porem maior r$ 3 676 os preços chegaram a voltar a media de r$ 3 65 no inicio de dezembro mas antes que pudessem continuar caindo a petrobras anunciou um novo reajuste devido ao aumento da cotaçao do petroleo no mercado internacional e os preços voltaram a subir chegando a media de r$ 3 759 em seus tres primeiros meses portanto a nova politica de preços da petrobras nao surtiu o efeito desejado da variaçao mensal para cima ou para baixo acompanhando a oscilaçao da cotaçao internacional do petroleo como ocorre principalmente nos eua o motivo para nao ter havido nenhuma reduçao contudo vai muito alem de uma simples canetada da estatal petrolifera ou da suposta ausencia de concorrentes na exploraçao de petroleo no pais no brasil os preços sao influenciados por diversos fatores que veremos a seguir a adiçao de alcool anidro afeta os preços quando os combustiveis aumentaram as distribuidoras atribuiram o ligeiro aumento a alta do etanol causada pela entressafra e pela produçao de açucar para exportaçao o açucar sempre foi uma commodity cara e com a produçao indiana reduzida a demanda pelo açucar brasileiro no mercado internacional aumentou ligeiramente aqui temos dois problemas o primeiro e justamente o fato de o etanol dividir o interesse dos produtores com o açucar os motivos sao obvios quando um de seus dois produtos se torna muito mais lucrativo voce simplesmente concentra nele seus esforços de produçao reduzindo a produçao do outro para uma demanda que se manteve igual o que faz os preços subirem e a lei da oferta e procura em seu estado puro o outro problema e que ate alguns anos atras a adiçao de alcool anidro a gasolina era variavel a lei permitia uma adiçao de 20% a 25% de alcool anidro por litro de gasolina a intençao era impedir uma variaçao mais significativa do preço da gasolina nas entressafras de cana assim quando o preço do alcool anidro subia bastava reduzir a concentraçao da mistura que o preço final da gasolina poderia ser mantido ou aumentado sutilmente o problema e que a nova lei que permitiu o aumento da mistura de alcool anidro para 27% na gasolina comum/aditivada tambem mudou a variaçao da mistura — concentraçao deixou de ser variavel e passou a ser fixa agora independentemente do preço do alcool anidro a mistura deve ser sempre 27% ou 25% nas gasolinas premium isso faz com que o preço da gasolina fique muito mais suscetivel as variaçoes do alcool anidro embora pareçam a mesma coisa os dois combustiveis sao substancialmente diferentes o alcool anidro tem a menor concentraçao possivel de agua em sua composiçao dai seu nome anidro que significa literalmente sem agua geralmente 0 4% embora a lei permita ate 1% de agua no alcool anidro que se adiciona a gasolina ja o etanol hidratado como seu nome sugere contem agua em uma proporçao de 6% de acordo com a cepea/esalq o valor da cotaçao do alcool anidro subiu r$ 0 19 entre a semana anterior do primeiro anuncio de reduçao da petrobras e a ultima semana de outubro passando de r$ 1 91 para r$ 2 10 considerando que a substancia representa 27% da gasolina comum o aumento proporcional seria de r$ 0 05 como a reduçao da gasolina anunciada pela petrobras incide somente no custo da gasolina antes dos impostos r$ 1 46/litro na epoca a combinaçao do aumento do etanol anidro resultou no aumento de r$ 0 01 observado na semana seguinte ao anuncio da reduçao agora observe que o preço da gasolina nas refinarias e inferior ao do alcool anidro r$ 1 46 ante r$ 1 91 ou r$ 2 10 isso significa na pratica que estamos substituindo 270 ml de gasolina por 270 ml de uma substancia mais cara quanto maior a proporçao de alcool anidro mais cara a gasolina a adiçao do alcool anidro portanto embora necessaria para aumentar a resistencia a detonaçao octanagem entre outras funçoes esta encarecendo a gasolina mesmo em periodos de safra ou de produçao voltada ao etanol em resumo a gasolina poderia ser mais barata se as distribuidoras pudessem adicionar apenas 10% ou 15% de alcool em vez dos obrigatorios 27% os tres balcoes da gasolina antes de prosseguir uma breve explicaçao sobre a cadeia da gasolina no brasil nenhuma etapa da produçao de combustiveis no brasil e monopolizada como foi ate os anos 1990 hoje qualquer empresa e livre para extrair refinar distribuir e revender combustiveis nos ja explicamos isso neste post mas resumidamente ha multinacionais operando em parcerias ainda um tanto limitadas com a petrobras na extraçao e refino de petroleo no brasil e uma solitaria refinaria 100% privada a refinaria de manguinhos abaixo a existencia desta refinaria privada e o que garante uma concorrencia minima entre publico e privado manguinhos tem liberdade de importar gasolina de onde bem entender adequando sua operaçao a demanda do mercado conseguindo ate mesmo preços mais baixos que o das refinarias da petrobras na distribuiçao o segundo balcao ha apenas tres grandes empresas que controlam quase 80% do mercado de combustiveis do brasil em comparaçao nos eua as quatro maiores empresas distribuidoras controlam menos de 30% do mercado conforme a regulamentaçao vigente os postos de combustiveis o terceiro balcao so podem adquirir seus combustiveis para revenda das distribuidoras — e proibido comprar diretamente das refinarias — o que significa que os postos tambem ficam sujeitos as variaçoes das refinarias na pratica isso significa que o repasse dos reajustes ao consumidor dependem muito mais das refinarias do que dos postos em si isso ficara mais claro mais adiante no texto como os preços sao definidos nas refinarias nas estatais os preços sao definidos por um comite da petrobras chamado grupo executivo de mercado e preços gemp que se reune a cada 30 dias para analisar as variaveis economicas como cotaçao do dolar custos operacionais e cotaçao do petroleo no mercado estrangeiro no caso das refinarias privadas manguinhos os fatores considerados sao os mesmos porem a definiçao dos preços e independente da petrobras — afinal trata se de uma empresa privada nas distribuidoras os preços variam de acordo com a forma da entrega do combustivel prazo de pagamento e tipo de contrato com o posto isso faz com que postos em condiçoes similares localizaçao volume de vendas etc paguem preços diferentes pelo combustivel aumentos de preços sao repassados imediatamente enquanto reduçoes sao repassadas gradualmente para potencializar margens de lucro ainda ha uma variaçao de preços de acordo com o preço praticado em determinada regiao se um posto opera com um preço final para o consumidor mais barato que o da concorrencia a distribuidora pode reduzir o preço para este estabelecimento por outro lado em mercados onde os preços sao mais elevados as distribuidoras podem aumentar seus preços assim dois postos diferentes de uma mesma bandeira dificilmente pagam o mesmo preço a distribuidora nos postos os preços sao determinados com base em localizaçao que sofre influencia do mercado imobiliario alem de fatores demograficos e socioeconomicos concorrencia e custos operacionais alguns postos aplicam uma sugestao de preços feita pela distribuidora que mantem pesquisas ad continuum para monitorar os preços da concorrencia em sua area os repasses geralmente sao repassados apenas quando sao superiores a r$ 0 05 concorrencia limitada como vimos no item acima a definiçao dos preços e mais flexivel na distribuiçao e na revenda contudo nos postos franquiados como em qualquer contrato de franquia ha uma clausula de exclusividade de fornecimento isso limita a concorrencia de preços com postos de outras franquias e especialmente de postos bandeira branca estes postos nao vinculados as marcas das grandes distribuidoras/refinarias geralmente tem liberdade para comprar combustiveis da distribuidora que lhe oferecer o melhor preço — por esta razao e mais comum encontrar combustiveis mais baratos neste tipo de posto os postos franquiados por outro lado estao mais sujeitos aos criterios das distribuidoras por estarem limitados pelo contrato de exclusividade — o que limita tambem sua flexibilidade na definiçao de preços e por isso que os reajustes nem sempre chegam as bombas para o consumidor final lembre se do que foi dito no item acima as distribuidoras repassam aumentos imediatamente mas as reduçoes sao graduais porem da mesma forma que pode limitar a definiçao de preços dos postos franquiados o contrato de exclusividade com as distribuidoras pode garantir vantagens que os postos bandeira branca nao terao devido a ausencia de um contrato de exclusividade fica claro portanto que as distribuidoras podem ter uma forte influencia na definiçao dos preços ao consumidor ainda que nao sejam operadoras das revendas de combustiveis e por que o preço continua subindo desde que a petrobras adotou a nova politica de definiçao de preços dos combustiveis nas refinarias houve tres reajustes eles tendem a ser mensais pois o conselho responsavel pela definiçao dos preços se reune mensalmente os dois primeiros em outubro e novembro foram reduçoes porem acabaram afetados principalmente pelo aumento do preço do alcool anidro que deve ser adicionado a gasolina — embora isso nao explique o aumento do diesel no terceiro reajuste realizado no inicio deste mes os preços foram elevados devido ao aumento do dolar e da cotaçao do petroleo no mercado internacional porem como o preço do alcool anidro se manteve estavel o repasse das distribuidoras foi inferior o que impactou menos o aumento nas bombas o preço medio nacional da gasolina aumentou apenas 0 45% embora a flutuaçao dos preços pareça um pouco confusa para o consumidor final — que devera se acostumar aos reajustes mensais para cima ou para baixo — ela e fundamental para atrair acionistas e recuperar a petrobras apos os seguidos prejuizos acumulados pela politica anterior de congelamento dos preços no mercado interno independentemente da cotaçao internacional do petroleo
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