Mais do que um bom carro de rali, o Subaru WRX STI sempre foi um belo esportivo. Ou seria o contrário? De qualquer forma, a tradição do WRX STI nos ralis já dura duas décadas, desde que Colin McRae levou para casa o título do WRC em 1995, ao volante do clássico Impreza WRX 555. Agora, você pode comprar um WRX STI prontinho para disputar ralis, com garantia de fábrica e tudo o que se tem direito.
A Subaru juntou-se com a preparadora britânica JRM para desenvolver o Subaru WRX STI NR4 Spec, que foi apresentado na semana passada. Ele tem este nome porque foi feito de acordo com as regras da categoria NR4 da FIA.
Os carros que competem são bastante próximos dos modelos de produção. Na verdade, ao olhar para o STI NR4, você não diz que ele é um carro de rali — ainda mais com pneus de rua e roda iguais às dos exemplares que ficam nos showrooms das concessionárias.
O motor é o mesmo boxer de quatro cilindros e dois litros turbinado que move o modelo de rua. Contudo, se originalmente o motor entrega 310 cv, no NR4 a potência foi limitada em 280 cv a 4.250 rpm por causa do regulamento. O torque, em compensação, aumentou de 40,2 mkgf para 57,1 mkgf a 3.000 rpm.
Agora, como você já deve saber, o motor não é tudo em um carro de rali. Por isso, as modificações no STI NR4 foram bem mais abrangentes. A transmissão agora é uma caixa manual de cinco marchas da Hewland, do tipo dog leg, com as marchas ímpares para trás e embreagem AP Racing.
Os diferenciais dianteiro, traseiro e central (este, eletrônico) são novos, bem como os semieixos dianteiros. Os freios também são da AP Racing, homologados para competições no asfalto e na terra. A suspensão recebeu amortecedores Öhlins nas quatro rodas, com três ajustes de altura e rigidez. Há dois jogos de rodas, vendidos separadamente: de 18×8 polegadas para provas no asfalto e 15×7 polegadas para terra.
O interior traz uma gaiola de proteção completa (homologada pela FIA, naturalmente), bancos de competição, volante de cubo rápido e cintos de seis pontos, todos da Sparco. Além disso, o STI NR4 conta com painel digital, sistema de supressão de incêndio, rede para capacete, kit de primeiros socorros e até uma lâmpada para ajudar o navegador a enxergar os mapas à noite. O lance é realmente profissional. Alguns itens são opcionais, como o para-brisa dianteiro aquecido, as entradas de ar no capô.
Interessantes, também, são as condições especiais para manutenção: depois de rodar mais de 1.500 km em competições, você pode refazer o motor por inteiro por £ 6.500 (R$ 33.000, em conversão direta). Além disso, a cada 1.250 km, uma inpeção completa no câmbio e nos diferenciais custa £ 1.950 (R$ 9.900).
Só há dois problemas: o primeiro é que o STI NR4 não será disponibilizado nas concessionárias, apenas sob encomenda. O carro é fabricado no Japão e enviado à sede da JRM no Reino Unido, onde recebe as modificações e é distribuído. É possível comprar um exemplar no Japão, na Europa e na Austrália.
O segundo problema: ele não é legalizado para as ruas, embora algumas fotos de divulgação sugiram o contrário. Não seria incrível ir dirigindo até a pista, disputar um rali e voltar para casa ao volante do mesmo carro, todo sujo de lama?