FlatOut!
Image default
Car Culture

Além do DeLorean: os outros carros que aceleram (e voam) em “De Volta Para o Futuro II”

Daqui a pouco o dr. Emmett Brown chegará de 1985 trazendo de carona Marty McFly e Jeniffer Parker a bordo do DeLorean DMC12 convertido em máquina do tempo. O carro é mais do que conhecido e reconhecido pelos fãs de carros, de viagens no tempo e de cinema e, sem dúvida, ajudou a transformar a trilogia “De Volta Para o Futuro” em um dos melhores filmes de carro, mesmo que não seja sobre carros.

Mas ele não fez isso sozinho. Os três filmes estão cheios de boas referências automotivas e carros bacanas que acabam ofuscados pelos sons futuristas do DeLorean, por suas portas asa-de-gaivota e sua carroceria inoxidável. Um exemplo? Você já notou que há um Fusca circulando por Hill Valley em 2015? E que há um Citroën DS no filme?

É por isso que vamos aproveitar a véspera da chegada de Marty e Doc para falar sobre os outros carros de “De Volta Para o Futuro II” (Back To The Future II – 1989).

 

Toyota Hilux SR5 Deluxe Xtracab

BackToFutureToyota1

O primeiro carro aparece logo nos primeiros segundos do filme, antes mesmo dos créditos iniciais. Marty McFly abre a porta da garagem e encontra sua Toyota Hilux SR5 Deluxe Xtracab preta que usará para acampar no lago com sua namorada Jeniffer.

069b02da5b4d95de4be66330a47a49da

O carro original não é tão legal quanto aquele na garagem de Marty, e o motor 22R-E 2.4 aspirado de 106 cv não é muito empolgante. Por isso, a picape personalizada para o filme com rodas US Wheel 94 Black Modular de 15 polegadas, pneus Goodyear Wrangler, um par faróis de milha KC retangulares no quebra-mato, outros quatro faróis de longo alcance circulares da KC no santantônio, e todos os cromados (como grade e espelhos) foram pintados de preto.

10408934_440971246084945_6591063888021081962_n

Sendo um carro com papel secundário, depois das gravações dos dois últimos filmes o carro foi vendido e recentemente restaurado por inteiro, em um processo registrado em uma página no Facebook.

 

BMW 633CSi

landscape-1443797735-future

Depois, chegando ao futuro, Marty vai ao Café 80’s, um café temático retrô, decorado com ícones dos anos 1980. Lá ele precisa encontrar Griff Tannen, o neto desmiolado de Biff Tannen, fingir que é seu filho Marty Jr. e negar a participação em uma “parada” que o colocaria na cadeia. Depois de jogar Wild Gunman com Elijah Wood, Marty vai bater um papo com Biff idoso, quando Griff chega em seu BMW 633CSi.

Captura de Tela 2015-10-04 às 19.01.37

Esse é o 633CSi original

O Bimmer usa um motor 3.2 de 181 cv na versão americana, mas no filme passou por uma conversão da Goldie Wilson Hover Conversion Systems e passou a voar como um carro do futuro. Por isso, ele tem as rodas cobertas pelo sistema de conversão, e também um scoop enorme no capô, além de uma pintura em dois tons e o teto cortado para se tornar conversível. Você pode vê-lo melhor na cena de perseguição com os hoverboards:

Agora, se você está se perguntando por que Griff e sua gangue não usaram o Bimmer, é por que ele não é um modelo funcional — provavelmente por causa das rodas cobertas, que exigiriam algum mecanismo mais complexo.

BMW-633-Future-24

Também por isso ele passou sua vida pós-Hollywood abandonado em um quintal até 2004, quando um fã do filme chamado Jeff Chabotte topou o desafio de restaurá-lo. O carro ficou pronto em 2008.

 

Ford Probe

i011621-1

O Ford Probe foi um esportivo barato com cara de cupê japonês lançado no fim dos anos 1980 e inspirado em uma série de conceitos futuristas com o mesmo nome. Por isso, em 1989, quando o carro e o filme foram lançados, ele era realmente um carro com visual moderno, e serviu como base para dois Ford do futuro que aparecem no filme.

i011630-1

O primeiro deles aparece quando Marty Jr. atravessa a rua atordoado e quase é atropelado. O outro, serve como rampa para Marty durante a perseguição dos hovercrafts.

800px-Ford_Probe_I_grey_vr_mod

A primeira geração do Probe tinha motores de quatro cilindros da Mazda — um 2.0 aspirado de 111 cv e um 2.2 turbo de 147 cv — e um V6 3.0 Ford de 141 cv. O modelo fez relativo sucesso, mas também encarou muitas críticas por conta da mecânica japonesa e tração dianteira. Em 1993 ele ganhou uma segunda geração e foi produzido até 1997.

 

 

Citroën DS

i003375

Mais à frente, quando o velho Biff Tannen descobre que o Dr. Brown construiu uma máquina do tempo, ele decide seguir a dupla em um táxi para tentar roubar a máquina do tempo e entregar o Almanaque de Esportes da Gray para si mesmo em 1955.

Captura de Tela 2015-10-04 às 19.52.03

Ao chegar lá, descobrimos que o táxi é nada menos que um Citroën DS 1972 convertido para voar, assim como o BMW 633CSi de Griff. O carro aparece poucos segundos na tela e foi extensamente modificado, com novas colunas, calotas lanternas, teto e equipamentos que nunca saberemos para que servem, por isso não é tão fácil reconhecê-lo à primeira vista. É queda acentuada do teto e os piscas elevados que revelam o modelo.

 

Ford Super Deluxe 1946

i003776

O DS 1972 é o carro mais antigo que vemos na Hill Valley de 2015, mas não é o carro mais antigo dessa aventura. Essa marca vai para o Ford Super Deluxe 1946 do jovem Biff Tannen.

i002126

O Ford 46 foi o primeiro modelo da Ford produzido depois da Segunda Guerra, e era equipado com o motor V8 flathead de 229 pol³ (3,9 litros) e 100 cv. Como vimos na história dos hot rods e do próprio flathead, a cultura jovem americana do pós-guerra foi embalada pelos modelos V8 dos anos 1930 e 1940, e provavelmente é por isso que Biff Tannen tinha um desses aos 17 anos. Imagine só: mesmo sendo um imbecil como Biff, você seria o cara mais legal do mundo com um conversível desses.

Uma referência bacana aos carros dessa época é quando Marty e Doc sobrevoam o Ford de Biff. Marty sugere a Doc simplesmente pousar o DeLorean sobre o clássico e o cientista responde: “Ele está em um Ford 46 e nós em um DeLorean. Isso nos rasgaria como papel alumínio”.

 

Quer ver mais? Clique aqui para ver os carros dos outros filmes da franquia.