e ai pessoal desculpem pela demora para dar continuidade aos posts muita correria de trabalho e o pouco tempo que sobra tenho que dividir com esposa filho e se der os brinquedos mas vamos para o quarto texto da saga da alfa romeo que divide opinioes quanto ao sacrilegio do swap para o 302 ford se voce ainda nao viu os posts anteriores aqui esta o primeiro aqui o segundo e aqui o terceiro confesso que nos ultimos dias vendo tanto downsizing de fabrica estive pensando em como e que ficaria montar um ap 2 0 num carro grande como a alfa ja pensou que facil que seria a manutençao acharia peças em qualquer esquina ou forum de discussao qualquer mecanico saberia regular e ate preparar e com um kit turbo padaria ja daria seus 200 cv sem muitos problemas talvez ficasse bom tambem um powertrain completo de um omega quatro cilindros 2 2 tambem turbinado calma nao vou trocar os cinco litros de deslocamento cada coisa em seu lugar e no alfa romeo o v8 ja tem seu lugar garantido hey ho let s go os dois maiores problemas que me fizeram procurar um especialista em v8 e internar o carro foram o vazamento no retentor do motor no lado do volante e o aquecimento o vazamento ja estava fazendo a embreagem escorregar em qualquer aceleradinha ou seja eu tinha uma usina de torque debaixo do capo mas tinha que acelerar com pe de moça pro carro sair do lugar encontrei um mecanico que nao era das antigas mas havia montado havia alguns anos uma oficina com o intuito de mexer somente com v8 principalmente dodges levei a alfa para avaliaçao e ele me deu um valor e uma previsao de tres semanas para o carro ficar pronto mas essa historia voce ja sabe como e mexer em carro velho e como reforma de casa cada hora aparece uma coisa nova e assim foi a primeira coisa que foi feita foi acertar a carburaçao e igniçao o que melhorou um pouco a questao do aquecimento mas o carburador estava ja bastante corroido pela nossa alcoolina e o distribuidor ainda era com platinado soluçao trocar o carburador e igniçao encomendei entao um distribuidor hei aquele com bobina na tampa lembrando da minha epoca de jogar street rod no 486 descartei o uso do carburado bi jet e encomendei um quadrijet so que o coletor original ja nao serviria mais entao foi mais um coletor de admissao para o pacote tudo edelbrock quando chegou o distribuidor que por sinal parece um pirulito vermelho gigante descobrimos que com ele no lugar o capo nao fechava e como eu nao estava nem um pouco a fim de fazer um scoop para o pirulito devolvi para o fornecedor quer dizer ja que eu teria um credito na loja por que nao mais um upgrade entao mandei vir um comando de valvulas mais esperto pra casar com o coletor e carburador trocar comando de valvulas e sempre aquele dilema perde embaixo pra ganhar em cima mas a logica que pensei foi a que o 302 da minha alfa veio de um galaxie que pesa por volta de duas toneladas logo eu nao precisaria do torque de trator em baixa pra ter um bom desempenho ja que a alfa pesa cerca de 1 3 toneladas assim eu poderia melhorar um pouco a alta do motor so tendo beneficios o distribuidor acabei comprando um original eletronico mesmo as tres semanas iniciais previstas ja tinham ido pro espaço assim como o orçamento como o cofre da alfa nao foi projetado para um motor v8 para executar o reparo do retentor ele teve que ser retirado — nao havia espaço ali dentro pra nada com o motor fora aproveitamos para fazer uma avaliaçao geral e descobrimos o mais provavel vilao do aquecimento a temivel e famigerada junta de cabeçote invertida quem conhece um pouco desses motores sabe que isso acontece porque as juntas montam em qualquer posiçao mas so ha uma posiçao correta onde o liquido de refrigeraçao circula corretamente e nao era aquele tambem encontramos outros problemas como selos prestes a furar e outros detalhes que foram sendo corrigidos os aneis e camisas estariam bons pela analise do mecanico mas trocamos as bronzinas e fizemos um polimento leve no virabrequim [gallery columns= 5 link= file ids= 63699 63701 63702 63703 63700 ] a ideia era finalizar o carro antes do 7 de setembro de 2013 nao o de 2014 do post #3 mas o serviço no carro foi ficando devagar e mais devagar eu via outros carros saindo antes do meu e outros carros que ja estavam na oficina quando a alfa entrou e que ainda nao haviam saido ainda ate que tudo ficou estagnado la dentro o que estava acontecendo e que o dono da oficina estava mudando de ramo e estava passando o ponto para outro mecanico que ja trabalhava la e ele assumiria a continuidade dos projetos pense na bagunça quando finalmente o motor foi montado de volta na alfa ja era novembro foi ai que o pior aconteceu o primeiro mecanico havia enquadrado errado o novo comando de valvulas resultado disso tivemos valvulas e varetas tortas alem de alguns danos nos cabeçotes como a responsabilidade era do primeiro mecanico ele ficou encarregado de providenciar as peças e retifica dos cabeçotes e isso demorou mesmo com constantes cobranças segundo ele o problema foram as peças importadas que demoraram a ser liberadas finalmente em junho de 2014 os cabeçotes ficaram prontos nesse meio tempo a alfa ficou encostada num canto da oficina coberta com uma capa esquecida em meio a dodges e opalas eu passava por la semanalmente atras de novidades ate que uma nova pedra no sapato apareceu o proprietario do imovel onde estava montada a oficina pediu o predio alugado o mecanico me prometeu que entregaria o carro antes da mudança mas acho que quando fez essa promessa achou que eu tivesse outro carro pois a alfa nao saiu de la andando por conta propria e sim na plataforma no novo galpao ainda vi dois carros serem finalizados antes da pretona que saiu de la somente no dia 6 de setembro por volta das 22 00 para desfilar no dia seguinte 7 de setembro de 2014 post #3 resumindo tudo que foi feito ate agora fabricado radiador novo sob medida para o carro trocado todo o sistema de igniçao estava com platinado e foi colocado um original motorcraft eletronico junto com cabos e velas novos trocado todo sistema de alimentaçao bomba de combustivel modelo gti dosador tubulaçao nova o carburador e coletor de admissao foram trocados por novos edelbrock conjunto de embreagem novo bronzinas de mancal e de bielas novas bomba d agua original trocada por uma milondon high volume cabeçotes retificados comando de valvulas original trocado por um esportivo edelbrock tambem foram trocados os tuchos por novos que vieram junto com o comando trocado o carda por modelo de diametro menor e material mais nobre pois o antigo do galaxie pegava na carroceria em algumas ocasioes leia se curvas mais fortes trocado conjunto de rodas e pneus originais por rodas aro 17 replicas torq thrust trocada a linha de freio traseira por apresentar vazamento trocada a relaçao do diferencial de 3 07 para 3 54 e feito blocante by bambozi trabalho feito porque o diferencial quebrou instalado o bom e velho cd player pioneer pau pra toda obra mesmo com tudo isso feito alguns problemas ainda permaneceram um deles foi o aquecimento depois do desfile deixei o carro guardado na casa dos meus pais e alguns dias depois sai para dar uma volta com a alfa para ter uma avaliaçao melhor o resultado deste passeio foi o vazamento de agua pela tampa do reservatorio ao atingir 100°c o que nao e nem um pouco normal com isso parti eu mesmo para os reparos eu sabia que o sistema de refrigeraçao havia sido montado na correria e que tambem algumas mangueiras ja nao estavam muito boas portanto deveriam ser substituidas desmontei todas as mangueiras radiador e reservatorio de expansao acabei observando que nao havia valvula termostatica montada tambem comprei um reservatorio e tampa novos o mesmo da fiorino uma termostatica summit com abertura em 88° e as mangueiras bem as mangueiras foram um dilema levei as que eu tinha e fiquei procurando equivalentes com o atendente da loja de auto peças no final consegui montar quase o jogo inteiro com as que eu levei durante a desmontagem observei que o bocal inferior do radiador nao estava corretamente posicionado e por isso a mangueira ali naquele ponto ficava dobrada como o radiador foi feito sob medida levei na empresa que confeccionou o mesmo para esta alteraçao tive que deslocar o bocal em 15mm na vertical para livrar a mangueira enquanto o radiador era corrigido parti para solucionar outro problema o ponto de igniçao e para isso tive que encontrar o ponto 0 do motor com o auxilio de um relogio comparador um raio de bicicleta e uma base magnetica basicamente e tirar a vela do 1° cilindro e encontrar o ponto morto superior com o relogio quando encontrar tem que soltar o distribuidor e posiciona lo de maneira que o rotor e o cabo da vela do 1° cilindro coincidam ai o motor esta com a igniçao em 0° como a polia do virabrequim do meu motor nao possuia marca nenhuma fiz duas marcas de referencia uma no bloco e outra na polia com uma discreta tinta amarela ai foi dar a partida e acertar com a pistola estroboscopica em 8° iniciais [gallery columns= 4 link= file ids= 63704 63705 63706 63707 ] com isso resolvido e o radiador modificado montei tudo no lugar fiz uma boa lavagem nas galerias ate a agua sair completamente limpa vale dizer que deu um certo trabalho para conseguir sanar todos os vazamentos do sistema quando vinha pressao mas valeu a pena pois a temperatura finalmente estabilizou ventoinha ligando e desligando normalmente eu ja tinha ate bolado um plano b caso nao resolvesse ia tirar o tanque de combustivel e instalar outro radiador la atras do carro espaço teria pois o tanque da alfa e uma caixa d agua de 100 litros o tanque iria para dentro do porta malas um outro modelo plastico feito para hot rods com 50 litros mas ainda bem que nao foi necessario [gallery columns= 4 link= file ids= 63708 63712 63709 63710 ] agora da ate pra dar umas abusadas como no videozinho abaixo e e com ele que fecho esse post logo volto com mais novidades [youtube id= pn_xux9zfdi width= 620 height= 350 ] por estevam cavazin project cars #130
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