Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Alfa Romeo Giulia terá motor V6 Ferrari
O lançamento do novo sedã médio-grande da Alfa Romeo, chamado por ora de Giulia, será no dia 24 de junho, mas alguns detalhes já começam a aparecer. Primeiro sedã de tração traseira da marca desde 1992, quando o 75 saiu de linha, o Giulia terá um motor V6 derivado daquele que a Ferrari usará na nova Dino. A informação foi dada à revista britânica Autocar por ninguém menos do que Harald Wester, chefe da Maserati, Abarth e Alfa Romeo.
Segundo ele, o projeto “Type 949”, nome de desenvolvimento do sedã, terá tração traseira e integral. Com muitos elementos em comum com o Maserati Ghibli, o que explica ele ter sido flagrado com mulas do irmão mais caro, ele foi desenvolvido de modo bastante reservado, em uma unidade industrial exclusiva próxima de Modena, na Itália. O carro deve começar a ser vendido no segundo trimestre de 2016.
Seu motor de entrada será um quatro-cilindros de respeito, sucessor do 1750 TBi atualmente usado no Alfa Romeo 4C, mas desenvolvendo mais de 300 cv, contra os 240 cv do motor atual.
A versão topo de linha será a V6 com motor de origem Ferrari. Os dois motores serão fabricados na fábrica de Termoli, que recebeu investimentos de 500 mil euros para ser renovada e ter sua capacidade de produção ampliada para 200 mil motores ao ano.
A ideia é que o novo Alfa terá um caráter mais emocional do que seus concorrentes alemães e, exatamente por isso, não terá sistemas de estacionamento autônomo ou nada do tipo. Será uma máquina para quem gosta de dirigir.
Peugeot apresenta o 308 GTi antes de Goodwood
Depois que o 308 GTi apareceu sem disfarces, a Peugeot percebeu que não havia mais surpresa a guardar até a abertura do Festival de Velocidade de Goodwood e divulgou as fotos e informações oficiais do carro.
Além do visual do carro, que já havíamos revelado em 5 de junho, as informações oficiais confirmam que o modelo será equipado com um motor 1.6 THP de 270 cv, com a opção também de uma versão mais mansa, com 250 cv. O modelo terá diferencial de deslizamento limitado Torsen, exclusivo da versão GTi 270, assim como as rodas de aro 19 e pneus Michelin Super Sport 235/35 R19. Com uma relação peso/potência de 4,46 kg/cv, o 308 GTi 270 vai de 0 a 100 km/h em 6 segundos e tem discos de freio de 380 mm na dianteira, com pinças de quatro pistões, e de 268 mm na traseira.
O 308 GTi 250, com relação peso/potência de 4,82 kg/cv, leva 6,2 s para fazer a mesma coisa. Com rodas de aro 18 e pneus Michelin Pilot Sport 225/40 R18, ele tem discos de 330 mm na dianteira e com os mesmos 268 mm na traseira. Cada uma das rodas de aro 19 do 308 GTi 270 é 2 kg mais leve que a de cada uma de aro 18.
Construído sobre a plataforma modular EMP2, o 308 GTi tem 4,25 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,45 m de altura. A bitola dianteira do 308 GTi é 1 cm maior que a do 308 comum: 1,57 m, contra 1,56 m. A traseira tem a mesma medida.
Vendido nas cores Bleu Magnetic (azul), Noir Perla Nera (preta), Gris Artense (cinza), Blanc Nacré (branco), Rouge Ultimate (vermelho) e Gris Hurricane (cinza), o 308 GTi oferecerá a opção da combinação do vermelho e do preto, exatamente como no 308 R Concept.
James May coloca seu Porsche 911 1984 à venda
Um Porsche 911 Carrera 1984 que pertenceu a James May, do ex-Top Gear, será leilado no Goodwood Festival of Speed. O modelo é equipado com o tradicional flat-6 de 3.2 litros, que produz 231 cv, e foi comprado pelo apresentador em 2007.
O carro era usado somente como hobby em dias limpos. Mais recentemente, em 2011, James deu o carro de presente ao seu pai, que nunca teve um esportivo. O motivo da venda? Seu pai estava incomodado em ser visto com o carro e sua mãe detestava o Porsche, segundo o próprio May. O carro deve ser arrematado por enetre US$ 43.000 e US$ 53.000.
Trem de força do BMW i8 é eleito o Motor do Ano
O prêmio “International Engine of the Year”, criado pela revista britânica “Engine Technology International”, sagrou o trem de força do BMW i8 como o melhor do mundo em 2015. Composto de um motor 1.5 de três cilindros turbinado de 231 cv e de um motor elétrico de 131 cv, o conjunto rende, combinado, 362 cv.
O conjunto também foi premiado na categoria de melhor novo motor e de melhor motor entre 1.4 e 1.8. Com 12 categorias, o prêmio teve em segundo lugar o motor Ferrari 4.5 V8, que venceu como o melhor motor acima de 4 litros e como melhor motor de alto desempenho. Os demais premiados foram o 1.0 EcoBoost (motores até 1 litro), o 1.2 de três cilindros turbinado da PSA Peugeot Citroën (1.0 a 1.4), o 2.0 turbinado da Mercedes-Benz (1.8 a 2.0), o 2.5 cinco-cilindros turbinado da Audi (2.0 a 2.5), o 3.0 seis-cilindros biturbo da BMW (2.5 a 3.0), o 3.8 V8 biturbo da McLaren (3.0 a 4.0) e o motor elétrico do Tesla Model S (motor verde). O júri do prêmio é composto por 65 jornalistas de 31 países, entre os quais os brasileiros Fernando Calmon, Roberto Nasser e Tarcísio Dias.
Mercedes-Benz apresenta o GLC, sucessor do GLK
Quando um fabricante muda o nome de um veículo, costuma tratá-lo como um modelo completamente novo. Não foi o caso da Mercedes-Benz com o GLC, tratado como a segunda geração do GLK. Não é para menos: assim como o GLK, o GLC é construído sobre a plataforma do Classe C. Neste caso, sobre a mesma usada no W205, quarta geração do sedã, que é a MRA (Modular Rear Wheel Drive Architecture), ou plataforma modular de tração traseira.
Com 4,67 m de comprimento, 2,87 m de entre-eixos (3 cm a mais do que o Classe C), 1,89 m de largura e 1,64 m de altura, o modelo tem vão livre de 18 cm, mas ele pode ir para 23 cm, com elevação da altura para 1,69 m, se o GLC vier equipado com o sistema Air Body Control, uma suspensão a ar, e o pacote Off-Road Engineering, que eleva a carroceria em 5 cm quando é selecionado.
Quatro versões do carro estão disponíveis: duas a diesel (220 d, de 170 cv de 3.000 a 4.200 rpm, e 250 d, de 204 cv a 3.800 rpm), uma a gasolina (250, com um 2.0 de 211 cv a 5.500 rpm) e uma híbrida plug-in (350 e, de 327 cv combinando o motor a gasolina de 211 cv ao motor elétrico). Outras, como a AMG, devem ser reveladas dentro de alguns meses.
Mitsubishi Racing Day acontece no próximo sábado em Goiânia
A Mitsubishi irá realizar no próximo sábado seu primeiro Mitsubishi Racing Day em Goiânia/GO. O evento será realizado no Autódromo de Goiânia, e será composto por uma etapa da Lancer Cup, pelo track day Evo Day e também a prova de regularidade Fun Day.
A Lancer Cup está em sua terceira temporada e é a primeira vez que a prova será realizada em Goiânia. Os pilotos disputam duas provas de 25 minutoscom o Lancer RS e o Lancer R, preparados pela Ralliart Brasil. O Fun Day é uma prova de regularidade na pista, onde os participantes têm que se manter dentro do tempo estipulado pela organização, não é necessário experiência e os veículos são dos próprios participantes. Já no Evo Day, os proprietários de Lancer Evolution levam seus veículos para a pista para curtir seus carros e explorar os limites do carro de sua pilotagem pessoal.
Fora do autódromo, rola o tradicional rali de regularidade Mitsubishi Motorsports, que percorre trilhas e estradas da região em um percurso de desafios off-road. Os veículos são originais e não precisam de nenhuma preparação para participar da prova.
Se você é proprietário de algum modelo Mitsubishi e deseja participar, as inscrições para o Mitsubishi Motorsports, Fun Day e Evo Day estão abertas no site www.mitsubishimotors.com.br.