FlatOut!
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Zero a 300

Alfa Romeo Milano agora é Junior | O Compass Blackhawk | A Ram RHO e mais!

Bom dia, FlatOuters! Bem-vindos a mais uma edição do Zero a 300, nossa seleção diária com tudo o que está rolando de mais importante no universo automobilístico para você não ficar rodando por aí atrás do que interessa de verdade. Gire a chave e acelere com a gente!


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Dream Car Museu de São Roque inaugura Kartódromo

O Dream Car Museu em São Roque começou com uma ideia simples. Uma garagem-museu que abrigasse a coleção de carros antigos do idealizador, o empresário Marcelo Elias, com no0 máximo uma lanchonete ao lado. Mas como estava acostumado a visitar museus e deixar a família entediada, Elias resolveu ir adiante e criar uma infraestrutura maior, para entreter também os não-iniciados.

O resultado é hoje um complexo sensacional, um dos poucos lugares onde um entusiasta pode passar um dia agradável, e sua família também. Além do museu com 145 veículos, um shopping com 23 lojas e praça de alimentação, e um o parque de diversões temático, fazem parte do complexo, além de um grande estacionamento. Totaliza 12 mil metros quadrados de área construída e 100 mil metros quadrados de área total. Este fim de semana passado, estivemos na inauguração da atração que faltava: a Arena Dream Car, um kartódromo com grande infraestrutura e arquibancada.

No sensacional evento pudemos ver como pode ser utilizado de várias formas: primeiro, aconteceu uma exposição-desfile de Ferraris realizado pelo Ferrari Owners Club (FOC) Brasil, que contou com carros novos e antigos, de um Dino 246 GTB até uma SF90. Depois, uma incrível exibição de aeromodelos acrobáticos, seguido por exibição de drifting.

Houve também a inauguração do Kartódromo, uma atração que promete sucesso: Karts a gasolina para aluguel, para se divertir na pista com família e amigos. No dia, várias baterias especiais com convidados aconteceram. O MAO e o Leo Contesini participaram da bateria de jornalistas, e, pelo menos, nenhum deles ficou em último lugar. No domingo, aconteceu uma corrida de motos antigas, e uma infantil de minicarros, o PNT Kids.

O Dream Car Museu fica na Estrada do Vinho, 7901, em São Roque, SP, 60 km da capital paulista. Fica aberto de terça á domingo até as 21h, e a entrada no complexo é franca; o estacionamento custa R$ 20 por dia. Há uma taxa para visitação do museu, mas vale a pena. (MAO)

 

O novo Jeep Compass Blackhawk, em vídeo

Essa realmente foi inesperada, mas genial: a Stellantis colocou o motor Hurricane 4, que equipa a Ram Rampage, de 272 cv, no cofre do Jeep Compass. Resultado: zero a 100 em 6,3 s, mesmo tempo de um BMW X3 30i.

Sim, esta esperada nova versão do Compass promete desempenho de gente grande, mas com preço de Jeep. É parte da nova linha 2025 do Compass, que parte de R$ 179.990 (Sport 1.3T flex) e chega até os novos 2.0 Turbo a gasolina: O Overland 4×4 a R$ 266.990 e o Blackhawk 4×4 por R$ 279.990. Com o lançamento da linha 2025, a Jeep também aumentou o tempo de garantia do Compass, que passa de 3 para 5 anos no total.

Conheça todos os detalhes deste incrível novo Jeep realmente rápido e veloz, na avaliação do Juliano Barata. O Jeep Compass sempre surpreendeu por seu comportamento, mas será que o resto do carro acompanha tanto motor? Veja agora.

 

Alfa Romeo muda o nome do Milano para Junior

Vocês lembram do que contamos ontem: Adolfo Urso, ministro da Indústria da Itália, fez declarações dizendo que o novo Alfa Romeo pequeno, um SUV elétrico ou híbrido, por ser produzido na Polônia, não podia ser chamado de “Milano”. Ilegal até, disse Urso, invocando as leis de origem controlada italianas, usadas basicamente para produtos alimentícios.

Embora certamente tais argumentos não pareçam ser capazes de se sustentar em corte, o furdunço foi tão grande que, pasme, a Alfa Romeo resolveu mudar o nome do carro. O veículo até ontem conhecido como Milano é agora o Alfa Romeo Junior.

Alfa Romeo Junior, ontem

Uma clara homenagem à versão 1.0 do Chevette brasileiro, raríssimo e produzido somente no ano de 1992. Não, pera… Infelizmente não: é uma volta do nome reservado para as versões mais baratas, com os motores de menor deslocamento, de alguns Alfa Romeo tipo 105 Giulia dos anos 1960 e 1970. Existiram em carroceria Spider e GTV, em deslocamentos de 1300 cm³, e depois, com 1600 cm³. O sedã Giulia teve motor 1300 cm³ também, mas não o nome Junior. Esse novo carro não é o primeiro Junior de 4 portas (existiu 146 Junior, por exemplo), mas é a primeira vez que é modelo, e não versão.

É uma mudança que seria ridícula: nenhum Chevrolet Monte Carlo foi feito no principado, nenhum Monza na cidade homônima italiana, e ninguém acha que foi. Mas no caso aqui parece que é para tentar diminuir a celeuma: não lembro de nenhum carro tão imediatamente odiado em sua terra natal quanto este Alfa. Talvez o outro Junior, aquele brasileiro…

Disse a Alfa: “Apesar… de acreditar que o nome cumpre todos os requisitos legais e que existem questões muito mais importantes do que o nome de um automóvel novo, a Alfa Romeo decidiu alterá-lo de ‘Milano’ para ‘Alfa Romeo Junior’ no espírito de promoção da compreensão mútua.” A Alfa Romeo agradeceu, em tom de brincadeira, ao governo pela “publicidade gratuita provocada por este debate”. Mas certamente, foi uma semana animada dentro dos portões da antes sagrada marca de Milão.

O primeiro Alfa Romeo Milano

Aparentemente o nome Milano tem uruca em cima. A versão americana do 75 recebeu este nome e nunca foi o sucesso esperado, por exemplo. Aparentemente não é a primeira vez que é abandonado na última hora também: em 2009, a Alfa Romeo pretendia originalmente usar o Milano para a substituição do 147, diz a Automotive News. Acabou chamando “Giulietta” no último minuto; pelo menos não DEPOIS do lançamento como agora.

Resumindo: esqueça Milano. Deleite seus olhos no novo Alfa Romeo Junior! Pode dizer o que for dos italianos, mas uma coisa é certa: o mundo seria infinitamente mais chato e sem graça sem eles. Por mais confusões assim! (MAO)

 

Nova Ram RHO mostrada em teaser

Muita gente ficou triste com isso, e com razão: para o ano-modelo 2025 nos EUA, a Dodge Ram abandonou o seu V8 Hemi para dar lugar à um seis em linha turbo moderno, de 3 litros, conhecido nos Jeep como “Hurricane”.

Nada substitui em bom V8 americano de alto deslocamento. Ao contrário do que se pensa, são motores que giram bem se assim acertados, com força em toda rotação, e são leves, baixos e compactos para seu tamanho. Pelo menos, a maioria deles é assim, e assim eram os V8 Hemi. Mas se é necessário mudar, essa é uma mudança aceitável; não esqueçam o mundo que estamos hoje. Este potente seis em linha é muito bom, também, se de uma forma diferente.

Mas o fim do V8 significa que a picape TRX, aquela potente desert-racer com compressor mecânico, concorrente das Ford Raptor, teve que morrer. Mas a Ram confirmou que tem substituto: o TRX seria substituído por um novo modelo de seis cilindros chamado RHO (Ram High Output). Agora chegou seu primeiro teaser.

O vídeo mostra uma Ram 2500 Rebel rebocando outra picape envolta em  encerado camuflado. Uma voz diz “Ouço uma tempestade se aproximando” e então o texto na tela diz “Você não vai querer perder esta entrega”. Termina com a data 25 de abril exibida abaixo do logotipo da Ram.

Há boas razões para acreditar que este é o RHO, visto que todo este vídeo tem um tema desértico. O RHO deve se juntará à linha Ram 1500 no terceiro trimestre deste ano, então uma estreia em abril faz sentido. O RHO deve usar a versão mais potente do seis em linha turbo de 3 litros, com 540 cv. Possivelmente uma versão ainda mais forte? Ainda é impossível saber. Mas uma coisa é certa: 540 cv é coisa pacas em uma picape para 1 tonelada. Pergunte a seu motorista de Scania favorito o que ele acha.

O resto do carro deve ser basicamente o TRX, sem tirar nem por. O antigo TRX, chegava a marca de US$ 100.000  nos EUA, para começar; não há razão para imaginar o seis em linha mais barato que isso. Sou capaz de apostar que o motor moderno menos potente é também mais caro para se fabricar.  Saberemos dia 25 de abril. (MAO)