em termos de insanidade automotiva poucas criaçoes superam os carros do grupo b dos anos 1980 talvez os carros de franco sbarro ou luigi colani mas nesse caso seria um outro tipo de insanidade com uma receita mais letal que uti de hospital publico os carros uniam baixo peso incontrolaveis entre eixos curtos turbo lag medido em decadas e niveis de potencia dignos de supercarros tornaram se icones instantaneos mas o que certamente colaborou para o crescimento do culto ao grupo b foi a possibilidade de comprar versoes de rua desses bolidos uma exigencia da fia para a homologaçao dos carros versoes que alem de oferecer um desempenho matador em todos os sentidos ainda eram limitadas a uns poucos sortudos que tinham o dinheiro suficiente na hora certa para arrematar cada exemplar e por isso que o mais novo leilao anunciado pela rm sotheby s vai te deixar impressionado nada mais nada menos que uma coleçao com as versoes de homologaçao dos maiores icones do grupo b — e um lancia stratos hf infiltrado no bando todos de um unico dono sem preços de reserva e pela primeira vez a venda o mais antigo da coleçao e anterior ao grupo b um lancia stratos hf stradale de 1975 a versao de rua do campeao do wrc em 1974 1975 e 1976 com apenas 12 609 km rodados [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 150741 150743 150744 150776 150780 150779 150778 150781 ] equipado com o v6 da ferrari dino 246 o modelo tinha apenas 190 cv — 130 cv a menos que a versao de corrida do grupo 4 parece pouco mas estamos falando de um carro de 980 kg e com entre eixos de somente 2 18 metros 3 cm maior que a de um isetta como resultado as 482 unidades do stratos stradale chegam aos 100 km/h em 6 8 segundos e a maxima de 232 km/h o stratos vem acompanhado de seus dois irmaos mais novos um 037 stradale 1983 com somente 9 342 km e um delta s4 stradale 1985 com 8 851 km o 037 foi o ultimo carro de traçao traseira a faturar o titulo do wrc superando o inovador audi quattro outra diferença em relaçao ao seu arquirrival e que em vez do turbo seu motor 2 0 16v usava um compressor roots abarth volumex que ajudava os quatro cilindros a desenvolver 208 cv [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 150751 150748 150746 150782 150783 150784 ] com essa especificaçao as 220 unidades do 037 stradale chegavam aos 220 km/h e aos 100 km/h em menos de 7 segundos o delta s4 foi o primeiro da linhagem que se tornaria a mais bem sucedida da historia do wrc o precursor da traçao integral na marca italiana era equipado com um 1 8 twincharger que alem do supercharger usava um turbocompressor a ideia era usar o supercharger para fornecer pressao em baixas rotaçoes enquanto a turbina nao chegava a pressao ideal [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 150793 150792 150790 150760 ] com 250 cv os 200 exemplares produzidos chegavam aos 225 km/h de velocidade maxima depois de acelerar de zero a 100 km/h em seis segundos se o seu negocio nao sao os lancia o leilao oferece dois exemplares do ford rs2000 — um dos 200 exemplares de rua e outro na rarissima versao evolution a versao de rua usava um 1 8 turbo de 250 cv que levava o esportivo aos 100 km/h em pouco mais de 3 segundos o carro usava monobloco proprio motor central traseiro e um monte de componentes dos ford da epoca voce reconhece quais sao porem sua carroceria era feita de fibra de carbono e kevlar exatamente como a ferrari f40 seria feita mais tarde [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 150805 150804 150803 150801 ] a versao evolution foi a ultima iteraçao do rs200 equipada com um 2 1 em vez de um 1 8 turbo por isso a potencia que ja era mais alta na versao de rali — subia de 350 cv para 550 cv permitindo que o esportivo acelerasse de zero a 100 km/h na casa dos dois segundos [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 150769 150768 150770 150796 150797 150798 150800 150801 ] depois temos um audi sport quattro s1 de 1985 que vinha equipada com o lendario cinco cilindros de 2 1 litros turbo aqui produzindo 306 cv em fez dos 450 da versao de competiçao o modelo tambem e substancialmente diferente do quattro coupe convencional especialmente no entre eixos de apenas 2 20 metros note como o banco traseiro tem o assento curto impossivel de ser usado por um ser humano [gallery columns= 2 size= medium link= file ids= 150757 150756 150755 150754 150753 150752 ] o modelo a venda ainda tem o autografo de walter rohrl no volante foram feitos apenas 200 exemplares capazes de ir de zero a 100 km/h em 3 1 segundos por ultimo mas nao menos importante um peugeot 205 t16 de 1985 com apenas 1 126 km rodados [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 150766 150764 150763 150767 ] do 205 original ele so tinha o nome e alguns componentes esteticos externos seu motor 1 8 turbo de 16 valvulas produzia cerca de 350 cv na versao de corrida mas somente 200 cv na versao de rua ele era conectado a um sistema de traçao integral com distribuiçao de torque selecionavel por meio de engrenagens epiciclica que ajudava o carro a arrancar de zero a 100 km/h em seis segundos cravados a velocidade maxima e limitada em 210 km/h pela aerodinamica com coeficiente 0 35 o leilao sera realizado no proximo dia 18 de agosto
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