O ano de 2017, seguindo a tradição dos anteriores, mal passou da metade e já foi marcado por inúmeras perdas. Para os entusiastas, por exemplo, veio a certeza de que não haverá outro Mitsubishi Lancer Evolution depois do Evo X – a não ser que a Mitsubishi esteja escondendo o jogo e nos preparando uma bela surpresa chamada Lancer Evolution XI. E que ele não seja híbrido.
Como todo mundo sabe, depois que um automóvel entusiasta sai de linha, exemplares bem cuidados e “zerados” acabam valorizando. Talvez isto nos ajude a entender como um Mitsubishi Lancer Evo fabricado há 11 anos foi arrematado há alguns dias por exatos US$ 137.954,00, ou R$ 431.347,00 em conversão direta. Não se sabe de outro Evo que tenha sido vendido por tanto dinheiro assim. Isso significa que este certamente é o Lancer Evo mais caro da história.
Olhares invejosos?
Para se ter uma ideia, um Evo X “Final Edition” era vendido por US$ 38.000 nas concessionárias em 2015. Este Evo IX MR também foi vendido em uma concessionária da marca, a South Coast Mitsubishi, em Costa Mesa na Califórnia. O carro fabricado em 2006 marca apenas 9 milhas (14 km) no hodômetro digital e está em perfeito estado, a julgar pelas – poucas – fotos disponibilizadas no anúncio, que deverá sair do ar em breve.
Este não é um carro que rodou pouco com seu primeiro dono e ficou parado por muito tempo: é um carro novo, de concessionária, que jamais foi registrado e provavelmente só rodou nas dependências da fábrica e no percurso até a loja.
Repare nos geradores de vórtice no teto
O Evo IX foi a última evolução da plataforma usada também nos Evo VII e VIII – uma versão modificada da plataforma do Mitsubishi Cedia. E também foi o último a usar o lendário quatro-cilindros 4G63, que no Evo IX entregava 286 cv e 40,7 mkgf de torque e era acoplado a uma caixa manual de seis marchas com overdrive. Era um conjunto capaz de levá-lo até os 100 km/h em 4,8 segundos. O Evo X recebeu um quatro-cilindros 2.0 totalmente novo, feito todo de alumínio, denominado 4B11T. Além de ser 12 kg mais leve que o 4G63, o motor do Evo X usava corrente em vez de correia dentada para sincronizar os comandos de válvula, e trazia o comando variável MIVEC também nas válvulas de escape, e não apenas nas válvulas de admissão.
O carro em questão recebeu o pacote opcional MR, que adicionava amortecedores ajustáveis Bilstein; rodas de 17 polegadas feitas de material mais leve, fabricadas pela BBS; freios Brembo e um kit aerodinâmico chamado “Zero Lift” que consiste em uma extensão para a asa traseira, um splitter frontal sob o para-choque (ambos para aumentar o downforce) e dutos para levar ar frio até os freios dianteiros.
Imaginamos que o proprietário desta concessionária tenha encomendado o Evo IX à fábrica e o mantido na loja exatamente com o intuito de vendê-lo mais tarde. O ano de 2006 foi o último da nona geração do sedã esportivo, e talvez ele estivesse prevendo que o carro acumularia valor tempos depois. Aparentemente, valeu a pena esperar.
Mas afinal, o quão caro está este Evo? Bem caro, até mesmo em relação ao Evo X. Olha só: a série especial Final Edition teve a primeira e a última unidades (de um total de 1.600) leiloadas para arrecadar fundos para a caridade. O primeiro carro foi arrematado por US$ 46.200 (R$ 144.480, em conversão direta), enquanto o último deles levantou US$ 76.400 (R$ 238.920). Nenhum deles chegou perto do Evo IX MR zero-quilômetro.
Existem, contudo, versões do Evo que podem chegar perto dos US$ 100.000: as versões FQ-360, FQ-400 e FQ-440 dos Lancer Evolution VIII, IX e X chegam aos US$ 90.000 (R$ 281 mil) nas lojas europeias.
Lancer Evolution X FQ-400, do Reino Unido, um dos poucos que chegam perto dos US$ 100 mil no mercado
Sendo a última geração do Lancer Evolution, o Evo X tem tudo para se tornar um futuro clássico. Mas será que um dia encontraremos um Evo X zerado sendo vendido por mais de US$ 140 mil? Só o tempo dirá.