FlatOut!
Image default
Humor WTF?

Alguém precisa tirar Will.I.am de perto dos carros

Há pouco mais de dez anos o The Black Eyed Peas, estava no topo do mundo. De lá para cá a música mudou bastante, assim como as prioridades de Will.I.Am, líder do grupo. Ele ainda é produtor e músico, mas aparentemente agora gasta boa parte do seu tempo customizando carros. E isto não é legal.

Quer dizer, customizar carros é legal. Veja os caras da Gas Monkey, Chip Foose e os Project Cars do FlatOut. O problema é que Will.I.Am é um gênio da produção musical, e não da produção automotiva. O problema é que as criações automotivas de Will.I.Am não são exatamente bonitas. E antes que você ache que a gente está implicando com o cara, dá só uma olhada nisto aqui, que um dia foi um DeLorean.

will-i-am-car (15)

Veja bem, nós respeitamos todas as vertentes de customização e preparação (e gostamos de verdade da maioria delas), mas o caso de Will.I.Am é sensivelmente diferente. Em 2012, Will.I.Am anunciou que estava fundando uma “nova fabricante de automóveis” chamada IAmAuto. Sim, é um péssimo nome, mas a ideia tinha seus méritos: em uma entrevista no antigo programa de Jay Leno, The Tonight Show, Will.I.Am disse que queria construir a fábrica no bairro onde cresceu. Suas próprias palavras:

Eu sou um baita geek e fã de tecnologia, e investi meu dinheiro para construir meu próprio veículo porque quero levar empregos para o ghetto de onde venho. Então, por que não investir? Da mesma forma que eu investi para fazer uma demo e começar o Black Eyed Peas, agora quero investir em uma fabricante de automóveis no bairro de onde eu venho.

Aparentemente, Will.I.Am tem bastante orgulho de sua “criação”, que até teve papel de destaque no clipe de Scream & Shout, single de 2013.

A grande questão é que o ex-DeLorean aí em cima foi apresentado como sendo uma criação original, feita sobre um modelo não especificado da Chrysler, mas a gente já sabe que não é nada disso. Membros de um fórum dedicado ao DeLorean chegaram, na época, à conclusão de que o carro foi feito sob encomenda de Will.I.Am pela companhia californiana West Coast Customs. Ou seja: além de estragar um dos poucos DeLorean fabricados, Will.I.Am mentiu sobre o que ele realmente era. E é provável que a gente nunca entenda o que levou Will.I.Am a fazê-lo.

De qualquer forma, não demorou para que o artista revelasse um novo carro, que nos assustou ainda mais:

will-i-am-car (5)

Este carro um dia foi um Fusca 1958 vermelho, com um flat-four na traseira, refrigerado a ar, como deve ser. De acordo com o Jalopnik, Will.I.Am tinha a ideia original de transformá-lo em um speedster, sem teto, sem para-lamas e com um boxer de seis cilindros do Porsche 911 na traseira.

will-i-am-car (6)

Foto: Jalopnik.com

Se isto realmente tivesse acontecido, provavelmente teríamos perdoado Will.I.Am. Porém, mais uma vez, o resultado ficou muito, muito discutível. O cara decidiu, de última hora, que o carro seria um hot rod retrô inspirado pelos Morgan, com um V8 Chevrolet small block na dianteira, portas alongadas e dianteira inspirada pelos Bentley. Argh.

will-i-am-car (9)

O carro ficou pronto em meados de 2013 e, aparentemente, sequer recebeu um nome. Ele costuma ser chamado de “o Fusca 1958 customizado de Will.I.Am”. Mas o mais chocante de tudo isto é que, segundo consta, o projeto custou US$ 900.000, ou R$ 2,9 milhões em conversão direta. Se tivéssemos quase US$ 1 milhão para customizar um Fusca, pode ter certeza de que ele não ficaria assim. E temos certeza de que você pode dizer o mesmo. É ou não é?

will-i-am-car (8)

Agora, três anos depois, Will.I.Am surge com outro carro “exclusivo” da IAmAuto. Desta vez, a vítima foi um Tesla Model S. O esportivo elétrico de luxo não está na nossa lista de maiores desejos, mas é impossível não se sensibilizar com as modificações sofridas. Fora os faróis, todos os outros elementos externos do carro foram substituídos por peças de gosto e qualidade de acabamento bem duvidosos.

A carroceria foi alargada, as portas traseiras agora abrem para trás. As laterais também ganharam tomadas de ar ridiculamente grandes e obviamente falsas. Mesmo o mais ferrenho detrator dos carros elétricos sentiria pena deste Tesla. Aliás, a Tesla usa sensores de todos os tipos sob a carroceria dos seus Model S e Model X (eles fazem parte dos sistemas de segurança e do sistema Autopilot do modelo). Modificar a carroceria do Model S implica em reposicionar esses sensores e garantir que eles mantenham sua funcionalidade.

Até agora, as únicas imagens e vídeos disponíveis sobre o carro são flagras nas ruas e, por isso, não dá para dizer se Will.I.Am fez outras coisas nos carro além de mudar sua aparência. De qualquer forma, a gente só queria que ele parasse. Sempre incentivamos a tolerância entre as diferentes vertentes automotivas e até sabemos apreciar modificações puramente estéticas, mas o líder dos Black Eyed Peas passou da conta.

will-i-am-car (4)

Claro, o mundo não é um lugar tão ruim assim e, por isso, nem todos os carros de Will.I.Am são atrocidades temperadas com mentiras. Seu Chevrolet Corvette IAmAuto, de 2012, não passou por nenhuma transformação extrema ou descaracterizante, nem ganhou um motor de Fusca na traseira.

will-i-am-car (10)will-i-am-car (11)

Trata-se de um exemplar de 1959 que virou um restomod, com alguns elementos mais modernos na carroceria, como faróis e lanternas, mas mantém a essência do original. Faríamos igual? Provavelmente não, mas já é bem mais interessante que os outros carros do rapper. E o Corvette também foi modificado pela West Coast Customs, e não pela IAmAuto, mas a esta altura já nem nos importamos mais.