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Zero a 300

Alpina de volta em espírito | Ducato muda para 2026 | Alex Palou vence Indy 500 e mais!

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Alpina de volta em espírito, com o nome do fundador

As raízes da Alpina remontam a 1962, quando Burkard Bovensiepen desenvolveu um kit para instalar dois Webers duplos no então novíssimo BMW 1500 “Neue Klasse”. A imprensa da época, e o chefe de vendas da BMW, Paul G. Hahnemann, adoraram o kit que o jovem Burkard fazia na fábrica de máquinas de escrever da família em Buchloe, Baviera. Em 1964, a BMW certificou a qualidade deste produto Alpina, concedendo aos veículos BMW equipados com o sistema Alpina a garantia total de fábrica. Uma lenda em BMW de alta performance aparecia.

A maravilhosa simplicidade técnica do BMW 1500 Neue Klasse

Burkard Bovensiepen era um entusiasta e, segundo consta, gente-fina em tempo integral. Mas nunca precisaria trabalhar se não quisesse: sua família é daquelas tradicionais, uma família alemã de origem holandesa, cujos membros se destacam como industriais, acadêmicos e até, via casamento, nobres. Alpina pode ser o ramo mais conhecido dela, mas nem de longe é o mais importante. Old Money, saca?

Pois bem, a ligação da Alpina com a BMW cresceu e cresceu durante os anos até que a família acaba por vender tudo para a BMW em 2022. Mas agora, a família está de volta ao mundo dos carros, com outro nome: o seu mesmo.

O que você está vendo nas fotos se chama Bovensiepen Zagato. É um cupê BMW M4 com uma nova e chique carroceria Zagato encomendada pelos descendentes de Burkard Bovensiepen. Por essa, acho que nem a BMW esperava.

O carro fez sua estreia mundial no quintal da BMW: o Concorso d’Eleganza de Villa d’Este, patrocinado pela empresa de Munique. Os Bovensiepen lançaram essa nova marca com o objetivo de se tornar uma “fabricante de automóveis excepcionais que personificam o conceito de direção impecável”.

Criado em colaboração com a lendária casa de design italiana Zagato, o Bovensiepen Zagato ostenta com orgulho um teto double-bubble, tradição da casa italiana. A dianteira extingue todo traço de BMW, inclusive a imensa e infame grade. Há um recado aqui? Um BMW melhor hoje em dia não é um com dois Webers duplos, é um com a grade dianteira defenestrada, talvez?

Mecanicamente, pouco muda. O motor é o mesmo seis em linha turbo de 3 litros, mas aqui com 620 cv e 71 mkgf. Apesar de ser 120 kg mais pesado que o M4 básico, o Bovensiepen GT acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e atinge uma velocidade máxima “acima de 300 km/h”, de acordo com seus fabricantes. Alpinas são famosos por deletar os limitadores de velocidade da BMW desde que eles passaram a existir.

Há também um escapamento Akrapovic de titânio que pesa apenas 22 kg, cerca de 40% mais leve que o do M4 original. A suspensão é controlada por amortecedores Damptronic especialmente desenvolvidos pela Bilstein, ajustados especificamente para o que a Bovensiepen chama de experiência de direção “Gran Turismo”.

A nova empresa espera fazer as primeiras entregas no final do segundo trimestre de 2026. Os preços e os números de produção serão revelados no quarto trimestre de 2025, mas é seguro presumir que os adjetivos “caro” e “apenas” vão ser usados, respectivamente. (MAO)

 

Fiat mostra Ducato 2026 com novidades

A Fiat apresentou a Ducato ano/modelo 2026. O furgão grande tem novo visual e alterações mecânicas, mas perdeu algumas configurações que estavam presentes na linha 2025.

A Ducato 2026 passa a ser equipada com um novo motor 2.2 Turbodiesel que entrega os mesmos 140 cv de potência da linha 2025, mas o torque subiu de 34,7 mkgf para 35,7 mkgf. O novo motor tem objetivo de economia de combustível; a marca declara que o Ducato está 8% mais econômico em 2026: 10,8 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada.

O nível de emissões também foi reduzido, e agora há o sistema assistente de partida em rampas, sempre útil em veículos de câmbio manual, e a proteção de um controle de estabilidade eletrônico. A direção agora tem assistência elétrica. A Ducato, lembre, tem tração dianteira e entre-eixos longo, na tradição da Citroën hoje quase universal; apenas a Mercedes-Benz continua com Sprinter de tração traseira.

O design muda também: para-choque redesenhado, novo retrovisor e nova calota. Há uma nova cor, Preto Carbon, que se junta aos anteriores Prata Grigrio Artense e Branco Bachisa. Por dentro há um novo painel de instrumentos, novo rádio com conectividade via Bluetooth e tela de 5″ e novo painel de portas.

A versão Cargo custa R$ 291.990, e a Maxicargo, R$ 295.990. O Minibus Comfort sai por R$ 375.990, e o Minibus Luxo, por R$ 384.990. Não existe mais a versão Minibus Executivo, que era uma versão de passageiros mais luxuosa e menor capacidade de passageiros, e a Multi, uma versão Cargo com janelas. (MAO)

 

Recall do V8 LS nos EUA gera ação contra GM

Parece incrível, mas é verdade: o V8 Chevrolet LS de 6,2 litros, um motor conhecido como parrudíssimo, se tornou um problema por controle de qualidade ruim. A General Motors encara agora um gigantesco recall de quase 600 mil veículos nos EUA. E agora, está enfrentando ação judicial no caso.

Uma ação coletiva sediada em Michigan, que exige um julgamento com júri, alega que a GM sabia desses problemas no motor há anos, mas não notificou seus clientes afetados.

De acordo com uma investigação, há duas causas principais por trás dessas falhas catastróficas no motor V8. Primeiro, acredita-se que os danos na interface biela/virabrequim/bronzinas sejam causados ​​pelo acúmulo de sedimentos nas bielas e nas galerias de óleo do virabrequim. O segundo problema gira em torno das dimensões do virabrequim fora das especificações, o que também pode levar à falha.

Ao longo dos anos, a GM tomou conhecimento de 28.102 reclamações ou incidentes que podem estar relacionados ao problema. Os modelos afetados incluem o Cadillac Escalade e o Escalade ESV 2021-2024, os Chevrolet Silverado 1500, Suburban e Tahoe 2021-2024, e os GMC Sierra 1500, Yukon e Yukon XL 2021-2024.

O processo alega que a GM estava ciente do problema já em março de 2023. Em 24 de março de 2023, o fabricante publicou um artigo no site GM-Techlink, com o objetivo de informar e educar suas concessionárias.

Neste artigo, a GM observa que “falha do motor em girar pode ser encontrada em alguns modelos Silverado e Sierra 2019-2023; Tahoe, Suburban, Yukon e Escalade 2021-2023 equipados com motor V8 de 6,2 L (RPO L87)”. O mesmo artigo também alertou que sons do motor, como “batidas, pancadas ou chocalhos”, podiam indicar a falha. Este é um dos maiores recalls já enfrentado pela empresa, e promete, pelo jeito, dar pano para a manga. (MAO)

 

Alex Palou vence a Indy 500

O piloto catalão de 28 anos de idade Álex Palou Montalbo venceu as 500 milhas de Indianápolis de 2025, que aconteceu domingo passado. O triunfo de Palou no domingo foi sua quinta vitória em seis corridas, reduzindo sua média de resultados na temporada para inacreditáveis ​​1,17. Isso significa uma enorme vantagem no campeonato, praticamente sem precedentes.

Embora Palou ainda esteja longe de garantir matematicamente o campeonato da IndyCar de 2025, a sequência de domínio o coloca bem a caminho do que agora parece um resultado inevitável. Seus 306 pontos o colocam 117 à frente do segundo colocado, Pato O’Ward, uma diferença que significa que ele manteria uma liderança confortável no campeonato mesmo se terminasse em último nas próximas duas corridas e O’Ward vencesse ambas.

As 500 Milhas de Indianápolis, no entanto, são maiores do que a narrativa de um campeonato da IndyCar. Como o maior evento esportivo de um único dia do planeta, a corrida é indiscutivelmente maior do que a IndyCar como um todo. Mais de 300.000 pessoas lotaram o local e assistiram à vitória de Palou pessoalmente no domingo, um número que será ofuscado pela audiência de milhões assistindo em casa. A maioria desses participantes e espectadores não assiste à IndyCar toda semana. Uma vitória aqui garante a Palou um tipo diferente de imortalidade, uma conquista esculpida no Troféu Borg-Warner. É a maior honraria do automobilismo americano, e Palou já a conquistou após apenas seis tentativas. Parabéns a ele! (MAO)

 

Zagato faz um novo Alfa Romeo 8C Competizione

Lembram do Alfa Romeo 8C Competizione de 2007? Sim, era na verdade um Maserati Coupé em cosplay de Alfa Romeo, o que levou muita gente a chamá-lo de “8C Enganazione”. Mas nada disso importa: era um cupê lindíssimo, e equipado com um V8 aspirado de 450 cv, para lá de desejável. Um total de 500 carros foi produzido.

Pois bem, este fim de semana a Zagato, além de trazer o novo cupê Bovensiepen para o Concorso d’Eleganza de Villa d’Este, trouxe também… uma nova versão do 8C Competizione.

Isso mesmo 15 anos após o término de sua curta produção, a Zagato tem um novo 8C, chamado  8C DoppiaCoda Zagato. Uma nova carroceria, no mesmo cupê V8. E tanto como o original, é realmente belíssima, se de uma maneira extremamente chamativa.

O presidente da empresa, Andrea Michele Zagato, afirmou que, embora toda a carroceria seja diferente da original, é a traseira do carro, que também lhe dá o nome (Doppia Coda significa “Dupla traseira” em italiano), que é sua característica mais marcante, pois combina a cauda Kamm (também conhecida como Coda Tronca) com um design curto e arredondado.

Não há detalhes técnicos revelados ainda; mas é justo imaginar que mecanicamente, é um 8C Competizione. Ou seja: o mesmo motor V8 de 4,7 litros “F136” fabricado pela Ferrari para a Maserati, com 450 cv  a 7000 rpm e 48 mkgf a 4750 rpm; câmbio DCT de seis marchas e tração traseira. O carro original pesava 1585 kg, e fazia o 0-100 km/h em 4,2 segundos.

Zagato TZ3 Corsa, 2010

O modelo único será entregue ao seu proprietário logo após o término do evento em Como. Não é o primeiro 8C Competizione de Zagato; em 2010 mostrou no mesmo Concorso d’Eleganza Villa d’Este o belíssimo Zagato TZ3 Corsa, que inspirado em carros de corrida do passado, tinha apenas 850 kg. Não confundir com o Alfa Romeo TZ3 Stradale, que não é baseado no 8C, e sim baseado no Dodge Viper ACR. (MAO)