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Motos Zero a 300

Amazonas: a história das motos com motor de Fusca feitas no Brasil

A história da indústria automotiva brasileira foi fortemente marcada por modelos seus fora-de-série. Modelos com carroceria de fibra sobre chassi próprio ou emprestado de modelos consagrados, com conjunto mecânico popular e confiável não são uma peculiaridade nossa, mas foram muito mais prolíficos por aqui. Foi a consequência de um mercado fechado e da abundância dos modelos VW a ar, que sobravam em nossas estradas – além, é claro, da inventividade típica dos brasileiros. O Puma é, sem dúvida, o melhor exemplo. O fora-de-série nasceu em 1967, com mecânica DKW, mas foi a partir do ano seguinte, com a adoção do chassi do Karmann-Ghia, que o Puma tornou-se verdadeiramente popular – tanto que permaneceu no mercado até a reabertura das importações, em 1990. Era uma prova da versatilidade da base Volkswagen, mais uma vez: por mais que não fosse exatamente rápido, o Puma colocava a tração traseira e o entre-eixos curto do Karmann-Ghia em um pacote mais esportivo — especialme