a historia da industria automotiva brasileira foi fortemente marcada por modelos seus fora de serie modelos com carroceria de fibra sobre chassi proprio ou emprestado de modelos consagrados com conjunto mecanico popular e confiavel nao sao uma peculiaridade nossa mas foram muito mais prolificos por aqui foi a consequencia de um mercado fechado e da abundancia dos modelos vw a ar que sobravam em nossas estradas alem e claro da inventividade tipica dos brasileiros o puma e sem duvida o melhor exemplo o fora de serie nasceu em 1967 com mecanica dkw mas foi a partir do ano seguinte com a adoçao do chassi do karmann ghia que o puma tornou se verdadeiramente popular tanto que permaneceu no mercado ate a reabertura das importaçoes em 1990 era uma prova da versatilidade da base volkswagen mais uma vez por mais que nao fosse exatamente rapido o puma colocava a traçao traseira e o entre eixos curto do karmann ghia em um pacote mais esportivo — especialmente com os motores 1 600 a 2 100 feitos por encomenda mas qual seria o limite da versatilidade dessa plataforma volkswagen daria por exemplo para pegar o motor boxer de quatro cilindros e colocar em uma moto a resposta e uma so sim seu nome era ame amazonas e ela era uma moto enorme com motor e cambio de fusca tinha ate marcha a re e custava nada menos que o equivalente a seis exemplares da honda cg125 que foi lançada no brasil em 1976 e tornou se a moto mais vendida do pais a ame amazonas que começou a ser produzida em serie em 1978 era exatamente o oposto de uma cg uma moto gigantesca e potente criada para atender ao publico que ja nao podia mais comprar motos da harley davidson por conta da proibiçao de veiculos importados que foi o que motivou a nacionalizaçao da honda cg em primeiro lugar a historia da amazonas contudo começa pouco antes em 1976 dois amigos mecanicos chamados luiz antonio gomide e jose carlos biston de sao paulo/sp construiram a motovolks um prototipo com motor boxer vw de 1 500 cm³ e cambio manual de quatro marchas a parte superior do quadro usava uma mistura de componentes harley e indian enquanto a parte inferior era feita sob medida para acomodar um motor boxer vw 1500 e o cambio manual de quatro marchas vindos do fusca uma observaçao importante colocar um motor boxer em uma moto nao e novidade os cilindros opostos sao uma caracteristica das motos bmw que aposta na configuraçao por seu tamanho compacto simetria o que ajuda bastante em um veiculo de duas rodas e centro de gravidade baixo [youtube id= wcrfi3zci7u width= 620 height= 350 ] a transmissao era adaptada para a moto de forma tao simples que parece mentira as duas engrenagens do diferencial eram soldadas uma coroa era instada no lugar de uma das semi arvores e uma enorme corrente era responsavel por levar a força para a roda traseira a embreagem era especifica para a moto assim como o trambulador no pe esquerdo como se tornou o padrao das motos os freios usavam discos de ford corcel; dois na dianteira e um na traseira com cilindro mestre de fusca era uma simplicidade que funcionava e a motovolks ate que tinha um visual bacana inspirada nas harley customizadas da epoca tinha tanque de combustivel em forma de caixao guidao alto banco de dois niveis e encosto para o passageiro com 1 69 metro de entre eixos 2 24 metros de comprimento e 330 kg na balança era preciso usar a marcha a re para manobrar a moto para usar a marcha reversa havia uma alavanca separada a re no pedal poderia ser confundida com as outras marchas e causar problemas alem disso o volante do motor precisou ser aliviado o torque e o peso do conjunto mecanico faziam com que a moto inclinasse para o lado sob aceleraçao e a menor inercia do volante modificado resolveu o problema o motor de arranque do fusca tambem foi aproveitado assim como seu sistema eletrico o quadro de instrumentos porem vinha de um simca e nunca chegou a funcionar de verdade reza a lenda que outros quatro exemplares da motovolks foram feitos por gomide e biston mas nao se sabe do paradeiro deles e esta historia poderia ter acabado por ai caso um empresario paulista chamado daniel ferreira rodrigues dono do grupo ferreira rodrigues nao tivesse entrado nela ferreira rodrigues tomou conhecimento da moto e achou que ela era a soluçao perfeita para outro problema a falta de motos na frota da policia militar que utilizava motos da harley sucateadas por falta de componentes de manutençao nao havia outra motocicleta de grande porte fabricada no brasil e a motovolks seria a primeira o projeto basico da motovolks foi entao comprado pela ferreira rodrigues e modificado para produçao em serie foi aberta uma nova empresa a amazonas motocicletas especiais ltda ou simplesmente ame era uma referencia direta a grandeza da amazonia a maior floresta tropical do planeta a ame amazonas 1500 como foi chamada era a maior moto que se podia comprar no mundo em termos de deslocamento naquela epoca e provavelmente tambem em tamanho e depois ainda foi adotado o motor vw 1600 da brasilia com 64 cv em ambos os casos o motor recebia dois carburadores solex um de cada lado que ficavam bem proeminentes no conjunto a industrializaçao deu a moto criada por gomide e biston uma cara mais bonita e melhor acabamento alem de incorporar ao longo dos anos mudanças ao projeto que melhoravam a ciclistica da amazonas 1500/1600 cujo peso subiu para 384 kg [youtube id= xy1sunmo54c width= 620 height= 350 ] nao era exatamente um veiculo pratico mas suas dimensoes avantajadas tinham apelo assim como a robustez de seu conjunto mecanico que simplesmente nao quebrava nao demorou para que da mesma forma que o puma a amazonas ganhasse admiradores la fora foram importadas unidades para varios paises como eua japao e reino unido e no total foram fabricados cerca de 450 exemplares entre 1976 e 1988 sendo 100 deles destinados a policia militar de sp e a policia rodoviaria federal dito isto a imprensa internacional nao foi muito gentil com a amazonas uma publicaçao americana avaliou um exemplar em 1987 e disse que seu projeto era primitivo demais e que seu acabamento transpirava amadorismo no entanto havia criticas interessantes o motor por exemplo poderia ter sido um componente estrutural aumentando a rigidez do chassi e reduzindo peso do modo como a amazonas era montada o que acontecia era o oposto de certa forma isto ajuda a entender por que a amazonas deixou de ser fabricada logo que apareceram os primeiros sinais de que as importaçoes poderiam ser abertas novamente surgiram dito isto sua estranheza e sua inegavel resistencia e facilidade de manutençao alem do porte avantajado garantiram que a amazonas conquistasse uma dedicada base de admiradores que persiste ate hoje tanto que entre 1990 e 1992 uma evoluçao da amazonas tentou a sorte a chamada kahena st1600 trazia um novo chassi mais compacto e leve e uma postura mais esportiva inspirada nas supermotos da decada de 90 incluindo nos grafismos da carroceria era uma moto um pouco mais leve mas ainda tinha seus 300 kg diferentemente do que ocorre com a amazonas o numero de exemplares da kahena que foram fabricados e desconhecido
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