muitas vezes reclamamos que nossos projetos de vida estao caminhando lentamente ou sequer sairam do papel eu sou um desses caras porem com a oportunidade de escrever para o project cars fui obrigado a relembrar fatos procurar fotos notas de gastos serviços feitos e entao percebi o quanto o projeto evoluiu desde que foi iniciado meu nome e eliphas neto paranaense do interior advogado nascido na metade da decada de 80 tive o privilegio de andar em varios classicos nacionais quando ainda eram relativamente comuns nas ruas o episodio que despertou meu fascinio por carros ocorreu quando eu tinha uns 7 anos ou seja em meados de 1992 com meu pai dirigindo um opala 250 s manha de inverno congelante que so quem e do sul conhece cidade deserta nenhum barulho nas ruas exceto o do motor 6 cilindros com escape direto de forma inesperada meu velho fez uma curva engatou segunda e pisou lembro do torque pressionando meu corpo contra o banco meu pai sorrindo e ao mesmo tempo brigando com o volante pra manter o carro em linha reta e aquele ronco ecoando no quarteirao [youtube id= fz0vv pkyxw width= 620 height= 349 ] o ronco do opala neste video um ss6 1974 sem abafadores aquele dia definiu a minha preferencia por carros com motor de grande cilindrada e traçao traseira porem no decorrer dos anos o sonho de ter um automovel com essas caracteristicas se tornou cada vez mais distante nossa geraçao acompanhou pouco a pouco os classicos nacionais sumindo das ruas sendo trocados por quinquilharias ou ate mesmo apodrecendo em algum campo inclusive fiquei um bom tempo sem falar com meu pai quando ele vendeu a chevrolet c10 por r$ 1 800 e o cara sequer pagou o meu dart ate o inicio de 2010 era um desses veiculos abandonados mas minha ligaçao com ele começou ha muito tempo atras eu tinha uns 13 anos e comecei a trabalhar para o meu avo comerciante de peças automotivas e guincheiro minha funçao era fazer cobranças pela cidade com a minha caloi cross numa dessas andanças me deparei com uma garagem em que aparecia metade de um carro amarelo imundo com lonas tabuas e peças de caminhao jogadas por cima dele era um dodge dart luxo 1975 fiquei por algum tempo namorando o dodge e corri perguntar ao meu avo se ele conhecia o dono ele se limitou em dizer que o cara nao era muito amistoso e que nao gostava de ninguem perguntando sobre o carro a partir daquele dia por muitos anos passei religiosamente pelo local so para olhar o carro no entanto ao completar 18 anos fui morar em outra cidade para cursar direito aos poucos outras prioridades começaram a surgir na vida nos finais de semana em que ia para minha terrinha visitar a familia raramente passava em frente aquela garagem pois sempre rolava aquele receio de que o carro nao estaria mais ali apos me formar voltei a morar com minha mae no entanto tinha um namoro de quase seis anos nas costas e a pressao para que ocorresse um casamento era cada vez maior nao faltavam cobranças para economia de dinheiro compra de enxoval noivado estabilidade financeira e etc porem como todo gearhead eu so pensava numa coisa ter meu primeiro carro e tinha que ser seis cilindros ou v8 mas nenhum negocio dava certo sempre por falta de grana ou por falta de incentivo para quem nao conhece o ator sam elliott em cena de o grande lebowski 2005 entao fiquei sabendo que o dodge que eu tanto queria estava a venda e fui conferir se era verdade a imagem de que o dono era um cara de poucos amigos desapareceu quando um senhor com um bigode estilo sam elliott abriu um sorriso simpatico e me convidou para ver a barca era o sr jose dono do carro e que posteriormente se tornou um grande amigo meu e da minha familia fazia tanto tempo que eu nao chegava perto de um dodge que nem lembrava mais o quanto ele era enorme olhar aquele carro esquecido no tempo esperando ser resgatado trazia um misto de alegria e tristeza passada a empolgaçao comecei a analisar o veiculo de forma racional boa parte do que eu achava ser ferrugem era apenas sujeira mesmo assim o dodge estava bastante judiado capo dianteiro assoalho e caixas de ar com varios podres lanterna traseira quebrada e vidros riscados o carro estava calçado com quatro rodas magnum mas uma estava podre ate o miolo nada surpreendente para um carro que foi mictorio de cachorros ninho de ratos e porta entulhos por mais de uma decada com mais calma e com a ajuda do meu tio que me acompanhou notei que a estrutura do carro estava intacta tinha todos os frisos e emblemas o interior e a mecanica estavam aparentemente inteiros e a documentaçao rigorosamente em dia indaguei ao dono o motivo pelo qual foi tirado o cambio na coluna de direçao e entao surgiu uma informaçao interessante na decada de 1980 um oficial militar se acidentou em um charger r/t com 20 mil km rodados e resolveu vender o que sobrou do carro estava explicado o porque dos bancos individuais o cambio de 4 marchas no assoalho as rodas magnum diferencial dana lembrando que a maioria dos dodges sairam com diferencial braseixos o pesadelo de dodgeiros e opaleiros e apenas alguns chargers e dodges automaticos saiam com o dana 44 de relaçao 3 15 1 ou 3 07 1 e motor na cor dourada o dono do carro foi objetivo estava vendendo o por que precisava de dinheiro e caso estabilizasse sua situaçao financeira cancelaria a venda o sr jose estava atento ao boom dos preços de carros antigos e pediu r$ 16 mil pelo veiculo isso em 2010 voltei embora sem esperanças de compra lo pois esperava por um valor na faixa de r$ 10 mil para piorar eu ganhava uma merreca e nao tinha muito dinheiro em poupança ninguem sabia da negociaçao exceto a minha mae e meu tio que acompanharam esta saga desde o inicio entao minha mae resolveu ajudar financeiramente pois sabia que se nao fosse aquele dificilmente conseguiria outro ai fica uma dica supersticiosa so comente com outras pessoas sobre coisas deste tipo apos fechar negocio isso evita olhares e comentarios negativos numa segunda feira chuvosa chamei o meu tio pegamos o guincho minhas economias embrulhadas num pacote e um cheque de r$ 9 mil parei na frente da casa do sr jose e lhe disse e so o que eu tenho fechamos negocio se nao pelo menos ganhei um amigo ele contou o dinheiro olhou o carro por uns minutos e foi dentro da casa buscar o documento de transferencia sem falar uma palavra nessa hora eu ja estava tirando os entulhos de cima do carro e com o sorriso na orelha meu tio manobrando o guincho era meu pois bem de 2010 ate agora muita coisa aconteceu ouvi aquela mitica frase ou o dodge ou eu e como voces podem imaginar o carro vai bem obrigado como se espera de um v8 dos anos 70 nao foi dificil desperta lo mesmo apos 12 anos parado a emoçao de abrir a garagem e dar a partida em um motor de 5 2 litros sem abafadores e saber que ele e seu e como acordar na manha de natal de 1993 e ver um super nintendo embaixo do pinheirinho e tem mais ao desemperrar a tampa do porta malas encontrei uma roda magnum novinha e um par de lanternas traseiras originais da chrysler na caixa do modelo 1971 toda essa empolgaçao somada a falta de experiencia dirigindo um carro com 41 mkgf de torque e um passaporte para o mundo do capiroto no entanto depois de umas puxadas de enguiçar em cruzamentos movimentados maldito platinado e carburador dfv de ser perseguido pela policia algumas vezes comecei a entender as limitaçoes e os perigos de dirigir um carro antigo pra fechar com chave de ouro conheci uma mulher linda que nao ligava de andar em um dodge podre e de chegar as festas fedendo gasolina depois de oito meses de namoro obviamente casei com ela apos todo esse divertimento e sofrimento decidi que era hora de encostar o carro e começar a desmonta lo eu sabia que iniciar esse processo era um caminho sem volta e que seriam varios anos sem andar com ele hoje vejo que tomei a decisao certa as peças do modelo a body no qual foram baseados os dodges nacionais tiveram um aumento de preço absurdo desde entao e funileiros e mecanicos da velha guarda aos poucos estavam indo conhecer sao pedro por algumas vezes pensei em desistir diante da dificuldade financeira da falta de profissionais e peças porem minha esposa nunca me deixou fazer essa besteira deixei de fazer e comprar muitas coisas legais e recentemente ate vendi um passat gts 1986 para juntar mais grana historia pra outro post enfim sou um cara simples em inicio de carreira que nao liga em andar de uno 1 0 ou de burgman 125 no dia a dia mas que tem como objetivo um v8 em bom estado de conservaçao e com potencia de sobra pra fazer viagens seguras com a familia sem medo de cair na estrada ate o proximo post por eliphas neto project cars #30
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