Caros pilotos virtuais! Bem vindos ao SimRacer House, a nova seção semanal do FlatOut integralmente dedicada ao mundo do automobilismo virtual em todo o seu espectro – do Gran Turismo ao iRacing, do Forza ao Assetto Corsa! Notícias, lançamentos de mods, softwares e hardwares (de volantes a placas de vídeo), atualizações, campeonatos, recordes, você irá encontrar tudo aqui. Acelere conosco!
Andre Bragantini Jr se prepara para Londrina em Simulador Profissional
Quem é das antigas no Automobilismo Virtual brasileiro, com certeza já correu no lugar do Andre Bragantini Jr no SuperClio 2006, feito pela BR Dev (embrião que deu origem anos depois à Reiza Studios).
Andre Bragantini Jr foi, provavelmente, o primeiro piloto a acreditar no potencial dos simuladores. À época, provavelmente o objetivo era puramente diversão. Mas com o aprimoramento dos softwares e hardwares, o que antes era só uma brincadeira virou praticamente um dever de casa para os pilotos reais.
E em Curitiba, o dever de casa de alguns nomes importantes como Felipe Fraga, vencedor da última Corrida do Milhão da Stock Car, e Andre Bragantini Jr é feito na PepperSim Super Simuladores.
Tivemos o privilégio de acompanhar alguns minutos do treinamento de Bragantini Jr em preparação para a 6ª do Campeonato Brasileiro de Marcas, que acontecerá em Londrina, no próximo dia 25 de Setembro. Bragantini Jr, que é engenheiro da equipe da RCM Motorsport de Thiago Camilo e Galid Osman, foi convidado para ser o parceiro de William Starostik na C2 Team.
Entre uma pausa e outra, Bragantini Jr deu sua impressão sobre o uso dos simuladores na preparação dos pilotos profissionais. Em sua opinião, os simuladores estão cada vez mais avançados, o que tem aproximado ainda mais pilotos reais e virtuais. “Hoje o simulador ajuda muito o piloto com informações de traçado de pista, acerto de carro. E um simulador profissional, como o da PepperSim, ajuda demais porque o piloto, além dele andar e praticar, tem as reações muito parecidas com o carro real. Ele também tem as informações de telemetria, no qual ele pode comparar uma volta mais rápida com uma volta mais lenta. Ver onde que ele perdeu, onde que ele ganhou. Além do mais, ele vai se achando nos pontos de frenagem, pontos de tangência e ele vai se aprimorando”, disse Bragantini Jr.
Bragantini Jr será o responsável por fazer todo o cronograma de pista no sábado, deixando tudo preparado para Starostik no domingo. E conhecendo as características do simulador, Bragantini se mostrou confiante com o trabalho desempenhado junto a PepperSim: “Quando você chega na pista no fim de semana, você já está muito mais bem preparado, mais tranquilo sabendo certinho onde são os pontos de cada lugar, de frenagem, de troca de marcha, de tangência, de tomada de curva. Então isso acaba sendo muito importante”.
Andre Bragantini elogiou bastante o trabalho da Reiza Studios, salientando o nível de detalhamento das pistas feito pela equipe do Renato Simioni, além da resposta do feedback do Automobilista e as reações simuladas nos carros. Segundo ele, a única diferença em relação aos carros de corrida reais é a ausência da força G.
Por fim, Christiano de Luca, Diretor da PepperSim, desafiou a comunidade de pilotos virtuais a baixarem o tempo de Bragantini Jr, que foi de 1:16.500, com setup padrão e sem ajudas com um Copa de Marcas no traçado curto de Londrina. E aí, vai encarar? Confira abaixo a live realizada durante o treino.
ISI e Luminis se juntam pelo rFactor 2
A empresa de tecnologia holandesa Luminis e desenvolvedora norte-americana Image Space Incorpored (ISI) juntam forças para administrar o rFactor 2, sucessor do rFactor (2005).
A partir de agora, as duas empresas fundaram o Studio 397 (nome que faz referência a edição das 24 Horas de Le Mans com maior número de voltas: 397), que será responsável por um novo motor gráfico operando em DX11, suporte à Realidade Virtual, além de nova interface e uma maior frequência de lançamentos de novos carros e pistas.
O rFactor 2 tinha tudo para ser o simulador a dominar o cenário do Automobilismo Virtual. Porém com a chegada de outros títulos como Assetto Corsa e Project Cars, além do competente trabalho feito pelo iRacing e o crescente reconhecimento do Automobilista, o rFactor 2 e sua complexidade física deixou o simulador que outrora dominava em segundo plano.
Enquanto que a manutenção e atualização do rFactor 2 ficará por conta do novo Studio 397, a ISI terá caminho livre para desenvolver seu novo simulador, que por enquanto é conhecido internamente como “not rF3”.
Enquanto que o rFactor 2 tem algumas características interessantes, como um netcode estável, clima e tempo dinâmicos e um modelo de pneu sofisticado, o simulador sofre com raros novos conteúdos e um motor gráfico meio antigo.
Nós da Simracer House temos uma boa expectativa, afinal a Luminis também está por trás do sucesso do Automobilista, da Reiza Studios. Se apoiando um pequeno, mas muito talentoso, grupo como a Reiza a Luminis conseguiu dar uma sobrevida ao motor gráfico do rFactor, imagina o que será capaz de acontecer com o seu sucessor natural.
The Crew gratuito no uPlay
The Crew, o MMO (Massive Multiplayer Online) de corrida da Ubisoft, agora está de graça na uPlay em comemoração aos 30 anos da desenvolvedora francesa.
Para quem não conhece, imagine um Need For Speed em um mapa gigantesco, mundo aberto e online. Lançado em Novembro de 2014, The Crew está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.
Apesar das críticas com relação ao enredo batido, sistema de micro-transações com dinheiro real e inteligencia artificial limitada, a ideia de misturar jogo de corrida com MMO foi genial, com desafios Player vs Player, missões cooperativas, exploração livre do mapa, uma quantidade enorme de conteúdo, The Crew é divertido. Talvez a frente do seu tempo.
Para baixar o The Crew, é preciso ter uma conta no uPlay e acessar a página oficial da Ubi30.
Formula BMW chega ao rFactor 2
Slow Motion Group lançou o carro mais indicado para os pilotos virtuais iniciantes que querem trilhar o caminho dos formulas: a Formula BMW.
Originalmente criado pela iDT para rFactor, o mod foi trazido para uma nova plataforma com a autorização de seus autores, incluindo todas as pinturas do mod original.
A Formula BMW foi uma categoria de desenvolvimento mantida pela BMW entre 1998 e 2013, oferecendo aos novos talentos da velocidade provarem seu valor para o cenário do esporte motor mundial. Com campeonatos na Alemanha, Asia e Pacífico, Estados Unidos e Reino Unido, a Formula BMW foi uma grande escola também no Automobilismo Virtual.
Para aqueles que estão começando, o melhor caminho é baixar o mod disponível na Oficina da Steam e aprender com ele os limites da pilotagem virtual.
Nota: A Comunidade do Automobilismo Virtual no Brasil possui diversos Clubes e Ligas independentes. Neste espaço, iremos divulgar o máximo possível os campeonatos online e eventos realizados seguindo uma ordem alfabética nos resumos e uma ordem cronológica na agenda de eventos. Qualquer Clube, Liga, Equipe e Piloto Virtual pode nos enviar seu release para [email protected] para divulgarmos semanalmente aqui no Flatout.
Marcelo Neiva conquista duas vitórias na 4ª etapa do NGT 2016
South City recebeu a 4ª etapa do NGT 2016 com duas corridas disputadas do início ao fim. Marcelo Neiva foi o principal nome da etapa, ao vencer as duas baterias e garantir a pole-position, entrando de vez na briga pelo título.
A qualificação terminou sem supresas, com Marcelo Neiva (Energy SimRacing), que marcou 1:21.94, em 1º, seguido por Marcelo Castro (H2O Sports), com 1:22.51, em 2º, e Paulo Filho (H2O Racing), com o tempo de 1:22.81, em 3º. Victor Veloso (Energy Virtual Racing), Laurato Chiodini (Furtive Racing) e Ricardo Binda (H2O Racing) largaram das três posições seguintes.
A primeira bateria foi disputada desde a volta inicial, principalmente entre os primeiros colocados, que andaram juntos durante toda a bateria. Marcelo Neiva, Marcelo Castro, Victor Veloso e Laurato Chiodini andaram em alto nível e protagonizaram grandes disputas até o fim da corrida, que foi decidida apenas após a parada nos boxes de alguns pilotos, já nas últimas voltas. Após a bandeirada final, a corrida terminou com a vitória de Marcelo Neiva, seguido por Marcelo Castro em 2º e Iago Fontes (Individual) em 3º. Bruno Alencar (Nismo Racing MotorSports), Fernando Ígor (Energy SimRacing) e Victor Veloso completaram nas correspondentes 4ª, 5ª e 6ª colocações. Laurato Chiodini, que chegou a completar na primeira colocação, foi desclassificado em razão de não estar apto a correr a etapa, conforme regras da liga.
Na segunda bateria a história não foi muito diferente. Os primeiros colocados rapidamente se distanciaram dos demais pilotos e mais uma vez protagonizaram uma linda disputa em pista. Marcelo Neiva, que já havia parado na bateria anterior, andou em ritmo forte durante toda a corrida, brigando de posição em posição até assumir a liderança, já nas voltas finais, e garantir mais uma vitória, decidida apenas nos metros finais, já que Fernando Ígor, que completou em 2º, chegou praticamente junto com Neiva, com uma diferença de apenas quatro centésimos. Victor Veloso chegou logo atrás e garantiu a 3º colocação. Bruno Alencar, Paulo Filho e Iago Fontes completaram as seis primeiras posições.
A próxima etapa do NGT 2016 será realizada no circuito de WestHill National, no próximo domingo, 21h.
R2GT estréia com vitória na Silhouette Series 2016
Dia 11 de Setembro começou o campeonato da Silhouette Series, no circuito de Oschersleben, realizado pela Raceroomers e destinado a novatos na liga. A equipe contou com um total de 8 pilotos para o campeonato, porém 7 participaram da primeira etapa. No Grid A alguns pilotos da equipe não conseguiram fazer uma boa qualificação pelo grande tráfego de carros mas garantimos bastantes entre o Top 10 ao final da corrida.
Andre Bonaparte levou a bandeira da equipe ao lugar mais alto do pódio, se qualificando em segundo e quase vencendo a corrida de ponta a ponta, feliz com o resultado Bonaparte agradeçeu ao apoio de todos seus amigos e companheiros de equipe, elogiou o treino da equipe e falou um pouco da própria corrida esperando um bom desempenho dele e da equipe também.
Fred Vaz largou da 16ª posição e cruzou a linha de chegada na 6ª colocação e ficou muito satisfeito com o resultado e está muito empolgado para a próxima etapa. Franklin Silva se qualificou na 12ª posição e fechou em 7º, apesar das dificuldades também ficou feliz com o resultado. Allan Rocha apesar de uma boa pré-qualificação não conseguiu repetir o feito e ficou apenas na 20ª posição e, para piorar um bug doo game o fez largar do box mas ao decorrer da etapa conseguiu se recuperar e terminar a corrida na 11ª colocação.
Clovis Xavier também encontrou dificuldades na qualificação largando na 23ª e na corrida se envolveu em diversos incidentes e terminou a corrida em 20º colocado. Nosso piloto X fez uma boa qualificação mas no decorrer da corrida enfrentou problemas e terminou fora do Top 10.
Pelo Grid C Bruno Schmidt conseguiu um ótimo resultado e fechou o grid com a 3ª colocação que ficou muito feliz pela organização e respeito entre os oponentes. Wilson Rachid não conseguiu um bom resultado finalizando na última posição. Silas Felipe e Mario Burle que estavam pré-qualificado para o Grid A teveram problemas e não conseguiram correr.
Calendário ao Automobilismo Virtual Brasileiro
21 de Setembro – Quarta
- 20h30 – F1BC – Ao Vivo
- 21h00 – Box Race Brasil
- 21h30 – Raceroomers – Ao Vivo
- 22h00 – iRacing Brasil – Ao Vivo
- 22h30 – F1BC – Ao Vivo
22 de Setembro – Quinta
- 21h00 – Box Race Brasil
- 21h30 – Raceroomers – Ao Vivo
- 21h45 – 3WideClub – Ao Vivo
- 22h00 – Brother in Races – Ao Vivo
- 22h00 – iRacing Brasil – Ao Vivo
- 22h00 – NeoBR – Ao Vivo
23 de Setembro – Sexta
- 21h00 – Box Race Brasil
- 22h00 – NeoBR – Ao Vivo
24 de Setembro – Sábado
- 17h30 – Liga LGM
- 19h30 – F1BC – Ao Vivo
- 21h00 – Box Race Brasil
25 de Setembro – Domingo
- 15h30 – Amigos Brasil Virtual Racing
- 17h30 – Liga LGM
- 20h00 – NeoBR – Ao Vivo
- 21h00 – Box Race Brasil
- 21h30 – VRC Brasil – Ao Vivo
- 22h00 – iRacing Brasil – Ao Vivo
26 de Setembro – Segunda
- 20h30 – F1BC – Ao Vivo
- 21h30 – GTR Brasil – Ao Vivo
- 21h30 – VRC Brasil – Ao Vivo
- 21h45 – 3WideClub – Ao Vivo
- 22h00 – iRacing Brasil – Ao Vivo
- 22h00 – NeoBR – Ao Vivo
- 22h30 – F1BC – Ao Vivo
27 de Setembro – Terça
- 21h30 – Raceroomers – Ao Vivo
- 21h30 – VRC Brasil – Ao Vivo
- 22h00 – iRacing Brasil – Ao Vivo
- 22h00 – NeoBR – Ao Vivo