a antardida um dos lugares mais remotos e sem duvida fascinantes do globo terrestre o continente gelado onde fica o polo sul geografico quase nao ha vegetaçao a temperatura durante o verao nao passa dos 15°c e a populaçao varia entre 1 000 e 5 000 habitantes o numero varia de acordo com a rotatividade das bases de pesquisa permantentes espalhadas por sua area que operam com menos pessoas quando e inverno um ambiente belissimo porem hostil onde a influencia humana e mantida ao minimo possivel ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] a antarctica tambem e o lar permanente de um dos veiculos mais curiosos que a humanidade ja produziu o antarctic snow cruiser um gigante de quatro rodas que serviu como modulo de exploraçao e moradia para um conjunto de pesquisadores na decada de 1930 mas fracassou em sua missao foi abandonado e desapareceu duas vezes e possivel que ele esteja por la ate hoje em algum lugar como um monumento perdidos a ambiçao do homem de conhecer todas as partes do mundo o antarctic snow cruiser foi um projeto do governo norte americano junto ao antigo instituto armour de tecnologia atualmente instituto de tecnologia de illinois iit na cidade de chicago o diretor de desenvolvimento foi thomas poulter cientista e explorador nascido em 1897 e morto em 1978 aos 81 anos de idade o veiculo foi financiado e construido pelo instituto e cedido a washington d c para criar uma base movel permanente na antartida em uma missao que começou ha exatos 80 anos em novembro de 1939 [caption id= attachment_244573 align= aligncenter width= 1920 ] thomas poulter e sua maquete do snow cruiser 1939[/caption] o snow cruiser em si parecia um gigantesco caminhao cara chata com um pouco de imaginaçao como dissemos ali em cima ele era enorme tinha 17 metros de comprimento 6 06 metros de largura e 5 metros de altura alem de 6 09 m de entre eixos construido em monobloco de aço o snow cruiser pesava 34 000 kg em ordem de marcha para se ter ideia cada uma das rodas tinha 1 68 m de diametro e pesava 2 700 kg os pneus feitos pela goodyear tinham 3 04 m de diametro cada um o gigante era movido por dois motores de seis cilindros a diesel da cummins cada um com 11 litros de deslocamento e capacidade para entregar 152 cv a 1 800 rpm; mais quatro motores eletricos general electric de 70 cv conectados diretamente as rodas tecnicamente cada motor a diesel funcionava como gerador para dois motores eletricos o que em ultima instancia fazia do snow cruiser um hibrido mais do que isto este tipo de configuraçao hoje em dia e comum em caminhoes gigantes usados por mineradoras as quatro rodas esterçavam e eram ligadas a um sistema de direçao hidraulica a suspensao tambem era hidraulica independente nas quatro rodas e permitia que o veiculo levantasse ou se abaixasse em relaçao ao solo facilitando o acesso da tripulaçao e melhorando em tese a traçao com o veiculo em movimento o interior do snow cruiser era um misto de transporte laboratorio e acomodaçoes para cinco pessoas com uma cabine de tres lugares quatro camas uma sala de estar banheiro e uma cozinha que tambem era utilizada como sala escura para revelar fotos e ainda sobrava espaço para alguns tanques de combustivel com capacidade para 9 500 litros de diesel mais um tanque para guardar 3 800 litros de gasolina de aviao esta para uso de um biplano beechcraft com capacidade para cinco pessoas que era transportado no deque superior no compartimento traseiro ficavam dois estepes identicos aos outros pneus independentemente das circunstancias apenas o fato de um veiculo assim ter sido construido de fato ja impressiona contudo uma sucessao de acontecimentos infelizes abreviou o tempo de serviço do antarctic snow cruiser e apesar da grande exposiçao que o veiculo teve na midia da epoca hoje em dia poucos conhecem sua historia a construçao começou em agosto de 1939 e em menos de tres meses o snow cruiser estava pronto os motores foram ligados pela primeira vez em 24 de outubro de 1939 e pouco depois deu inicio a sua primeira viagem mais de 1 600 km por terra de chicago a boston no meio do caminho uma quebra na caixa de direçao fez com que o veiculo se desviasse do caminho e caisse dentro de um rio onde ficou por tres dias antes de ser retirado e consertado a chegada em boston aconteceu no inicio de novembro e no dia 15 o snow cruiser partiu de barco em direçao a baia das baleias onde ficava a base de little america a chegada aconteceu no começo de janeiro de 1940 e passou longe de ser tranquila para começar a rampa usada para transferir o veiculo do barco para o gelo antartico cedeu o proprio thomas poulter estava no comando do snow cruiser e conseguiu desprende lo usando apenas a força do veiculo https //www youtube com/watch v=kuxq8nwh5vg entretanto minutos depois ficou claro que ele nao iria a lugar algum os enormes pneus goodyear totalmente lisos simplesmente nao tinham traçao suficiente para colocar o gigante vermelho em movimento e acabaram ficando atolados em uma camada de gelo de quase um metro de espessura os dois estepes foram encaixados ao lado das rodas da frente em uma tentativa de aumentar a traçao mas sem sucesso so depois foi que a equipe percebeu que havia um pouco mais de aderencia com o snow cruiser andando de re e foi so assim que ele saiu do lugar percorrendo 148 km andando para tras poulter retornou para os estados unidos no dia 24 de janeiro enquanto o restante da tripulaçao seguiu vivendo no snow cruiser por alguns meses que segundo os proprios homens foram bem confortaveis o espaço era amplo e o sistema de aquecimento que usava os gases do escape para esquentar a cabine era tao bom que eles so precisavam de cobertores finos para dormir porem depois de realizar alguns testes sismicos recolher amostras e estudar a geografia local a equipe recebeu uma ordem para encerrar o programa e aguardar a missao que os levaria de volta para casa o snow cruiser seria abandonado sua operaçao era problematica e com a segunda guerra mundial acontecendo o governo americano tinha outras prioridades decidiu se aguardar pelo fim do conflito e enquanto isto o veiculo ficaria parado onde estava com os pneus cobertos para evitar ressecamento a missao porem jamais foi retomada o snow cruiser acabaria sendo encontrado duas vezes nos anos seguintes a primeira aconteceu no fim de 1946 quando a missao exploratoria operation highjump encontrou o veiculo exatamente como fora deixado pela tripulaçao seis anos antes nada foi feito porem simplesmente por nao valer o esforço doze anos depois em 1958 uma nova expediçao encontrou o snow cruiser desta vez soterrado pela neve porem localizavel graças a uma enorme vara de bambu que havia sido deixada pelos exploradores de 1946 o veiculo foi desenterrado usando uma escavadeira e quando foi aberto estava exatamente como a equipe original o havia deixado incluindo nao apenas os equipamentos mas tambem objetos pessoais como revistas roupas jornais e maços de cigarro nao demorou para que a missao chegasse a conclusao de que snow cruiser so precisava de ar nos pneus e alguns reparos mecanicos para voltar a operar normalmente nao se sabe se os estados unidos pretendiam levar o snow cruiser de volta para a america do norte e de todo modo eles levaram tempo demais para decidir em meados da decada de 1960 uma parte da regiao onde ficava little america desprendeu se do continente antartico o que ocorre com relativa frequencia e partiu boiando em direçao ao oceano austral o snow cruiser jamais foi visto novamente mas ha pelo menos duas possibilidades ou o veiculo ainda esta a deriva perdido no meio do oceano; ou o gelo derreteu e o snow cruiser afundou o que seria ainda mais tragico
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