depois de dois lançamentos polarizadores finalmente parece que teremos uma unanimidade entre os entusiastas o novo 911 gt3 ok eu sei que ele nao e exatamente novo e sim a tradicional renovaçao de meio ciclo que a porsche faz em cada geraçao do 911 e ela foi um pouco mais digamos comedida que as anteriores — um reflexo dos tempos em que vivemos onde os carros ja nao podem mais ser desenvolvidos de acordo com as demandas do mercado mas sim pelas demandas de regulamentaçoes estatais ao mesmo tempo e nos momentos dificeis que o brilhantismo e a genialidade se destacam ninguem nunca mudou o mundo no conforto da cama afinal a porsche tradicionalmente tem uma abordagem criativa diante das imposiçoes e neste novo gt3 com um pouco de atençao voce notara como muitas destas mudanças foram motivadas por estas demandas adaptadas as demandas do publico outra parte das novidades foram refinamentos dinamicos e eles foram sutis por que a porsche precisa reservar o melhor para o gt3 rs antes visiveis as mudanças agora sao extremamente tecnicas os pivos dos braços de controle inferiores por exemplo foram rebaixados para mitigar o mergulho em frenagens; os amortecedores foram recalibrados para otimizar o controle de carroceria; rodas de liga ultra leve reduziram a passa nao suspensa em 1 5 kg a porsche nao mencionou se foi o conjunto ou cada uma delas e as duas opçoes de cambio — manual de seis marchas e pdk de sete marchas — receberam relaçoes finais 8% mais curtas ate mesmo a bateria foi otimizada ainda de ions de litio ela agora tem 40 ah em vez de 60 ah o lado positivo e que com mudanças tao sutis a porsche mata discussoes de jogadores de super trunfo as novidades foram feitas para serem notadas onde importa nas pistas e estradas em termos de design o 911 gt3 992 2 tem uma dianteira com um aspecto mais esportivo mas que tambem foi otimizada aerodinamicamente quando equipado com os farois de matriz de led o anel externo elimina as luzes de funçoes dianteira drl e piscas sem elas a porsche conseguiu aumentar as tomadas de ar dianteiras em uma abordagem tipica de engenheiros criativos na traseira a faixa de led e mais larga e continua enquanto as saidas de ar verticais nas extremidades do para choque sao maiores o interior tambem mudou pouco agora o gt3 tem bancos concha opcionais com encostos em fibra de carbono aquecimento ajuste eletrico de altura e um bem sacado apoio de cabeça removivel para quando voce for ao track day e usar capacete mesmo sendo bancos concha eles tem airbags laterais integrados ainda na cabine a porsche amenizou a adoçao de um controverso conta giros virtual projetado no painel de instrumentos digital ao manter o sistema de partida por um interruptor rotativo que emula o movimento da chave no 911 gts esse sistema foi trocado por um insosso botao de partida mas aqui a porsche manteve o interruptor para manter o ato de se dar a partida uma experiencia mais tradicional condizente com a proposta do carro por outro lado o conta giros virtual agora pode ser configurado com a faixa vermelha posicionada no topo do instrumento — lembra dos conta giros inclinados dos carros de corrida dos anos 1960 e 1970 e isso outra configuraçao e que no modo track screen o quadro de instrumentos apaga algumas informaçoes menos relevantes na pista mantendo somente o que importa em destaque outra demanda dos clientes que foi atendida pela porsche foi a instalaçao de bancos traseiros no gt3 touring com uma proposta mais estradeira o touring tem os bancos como opcionais para levar crianças ou inimigos de carona independentemente do modelo ou da transmissao que voce escolher a potencia do motor flat six aspirado de 4 litros permanece a mesma 500 cv e 45 8 kgfm de torque a porsche afirma que o gt3 equipado com pdk vai de 0 a 100 km/h em 3 2 segundos e acelera ate 311 km/h enquanto o manual faz em 3 7 segundos e atinge 314 km/h tanto o 911 gt3 quanto o gt3 touring tem pacotes de reduçao de peso o gt3 convencional tem um novo pacote weissach que inclui barras estabilizadoras paineis de amarraçao asa traseira splitter capas de retrovisor e teto feitos de fibra de carbono por dentro os puxadores de porta de fibra de carbono e as redes de porta objetos ajudam a reduzir o peso dos paineis de portas alem disso a porsche tambem oferece rodas de magnesio que reduzem mais 9 kg os compradores do porsche 911 gt3 touring nao recebem o pacote weissach mas tem a disposiçao um pacote de reduçao de peso proprio que tem as mesmas peças externas de carbono porem pintadas na cor da carroceria para manter um visual mais discreto o kit de reduçao de peso do touring tambem adiciona as rodas de magnesio mais leves no interior os paineis de porta sao compartilhados com o weissach do gt3 comum mas ele ganha a alavanca de cambio mais curta do 911 s/t a frente dessa alavanca ha uma placa com a inscriçao leichtbau construçao leve em alemao diante do panorama das atualizaçoes do gt3 note que a porsche se esforçou para atualizar o carro nao apenas para nao avançar sobre o territorio do gt3 rs mas tambem por causa dos famigerados controles de emissoes impostos em todos os mercados mais importantes de todas as fabricantes ocidentais e por isso por exemplo que nao houve aumento de potencia — tradicionalmente o gt3 da segunda fase de uma geraçao recebe a potencia do gt3 rs da primeira fase mas isso nao aconteceu desta vez por que os burocratas de plantao nao permitiriam e por isso que a formula do 911 gt3 nao mudou tanto desde sua ultima geraçao esses ajustes sutis contudo devem fazer uma diferença significativa para o publico cativo do gt3 e por sorte a porsche conseguiu combinar as obrigaçoes e as ambiçoes por que com o 911 ganhando auxilio de motores eletricos aos poucos e muito provavel que este seja o ultimo gt3 movido puramente pela combustao interna infelizmente e um caminho sem volta este em que a vontade do publico e suprimida por regulaçoes impostas por pessoas que dizem representar este mesmo povo em um flagrante descompasso e se este gt3 ja teve suas evoluçoes transformadas em minucias acostume se a este cenario em um futuro muito proximo no qual uma bateria com 20 amperes hora a menos sera um upgrade e no qual um motor de carro esportivo sera refinado nao para otimizar sua entrega de potencia mas para ser aprovado na provinha dos donos do mundo
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