ha alguns dias filosofando sobre a diversidade de categorias como a improved production campeonato australiano de turismo que permite praticamente qualquer carro na pista acabamos pensando no extremo oposto as categorias monomarca conhecidas pela equidade tecnica nas disputas e que trazem classificaçoes com o grid inteiro condensado numa faixa estreitissima de tempo e provas cheias de disputas e decidimos perguntar aos leitores qual e a categoria monomarca mais legal que voce conhece e claro que tivemos sugestoes bem interessantes nacionais e estrangeiras atuais e extintas agora fique com a primeira parte da lista bmw m1 procar sugerido por eduardo w e claro que a mais lembrada por voces e uma das primeiras em que pensamos quando bolamos esta mini serie foi a m1 procar para muitos entusiastas a categoria monomarca mais legal que ja existiu a m1 procar surgiu meio que por acidente em 1978 a bmw havia acabado de lançar o m1 esportivo com motor seis em linha central traseiro feito para homologaçao do grupo 4 da fia mas o regulamento mudou naquele ano e de repente o m1 nao era mais compativel era uma pena porque alem da bela carroceria desenhada por giorgetto giugiaro o m1 tinha um seis em linha girador potente e muito receptivo a preparaçao com mais de 400 carros construidos e tudo pronto para competir a bmw decidiu criar sua propria categoria a m1 procar [youtube id= 7ucgc1qzyr4 width= 620 height= 350 ] disputada em 1979 e 1980 a m1 procar serviu como categoria de abertura para a formula 1 e era tao emocionante de assistir quanto as corridas dos monopostos com preparaçao aspirada o motor de 3 5 litros ia de 280 cv para 450 cv ja a adoçao dos turbocompressores levou este numero para perto de brutais 900 cv a procar foi disputada em 1979 e 1980 e da mesma forma como o international race of champions iroc que falaremos na proxima parte trouxe pilotos da elite do automobilismo de diversas categorias disputando os titulos em 1979 o campeao foi niki lauda e em 1980 nelson piquet depois da temporada de 1980 a bmw decidiu se inscrever na formula 1 como nao poderia se dedicar a ambas categorias ao mesmo tempo a bmw optou por acabar com a procar o carro de nelson piquet cuja pintura homenageava nurburgring triste mas nem tanto mesmo depois de ter sua categoria extinta os m1 continuaram competindo em 1981 por exemplo nelson piquet e hans joachim stuck venceram os 1 000 km de nurburgring parte do mundial de carros esporte ao volante do m1 e o carro do video abaixo gravado no nurburgring nordschleife com klaus graf ao volante [youtube id= vhulngjudsk width= 620 height= 349 ] copa clio sugerido por japa33 o brasil teve sua cota de categorias monomarca de turismo entre 2002 e 2009 foi disputada a copa clio promovida pela renault e inaugurada junto da formula renault constituindo o chamado renault speed show nao demorou para que a copa clio se tornasse uma das mais populares do pais chegando a 30 carros no grid em 2006 porem a renault deixou de apoiar a copa clio que resistiu de forma independente ate 2009 por iniciativa dos pilotos e equipes [youtube id= jptngqnznh0 width= 620 height= 350 ] os carros eram todos identicos equipados com o motor k4m 1 6 16v preparado para entregar cerca de 140 cv o cambio era o renault jb3 de cinco marchas manual a suspensao usava o projeto original porem com molas e amortecedoes de competiçao e acerto especifico de pista as corridas eram disputadas nos principais autodromos brasileiros com interlagos curitiba e o saudoso autodromo de jacarepagua em 2009 com a crise financeira mundial a copa clio passou a custar caro demais para continuar viva e por isto foi extinta seu maior campeao foi jose cordova que venceu as temporadas de 2005 2007 e 2008 mas de certa forma o espirito de competiçao do clio que apresenta uma otima dinamica mesmo original de fabrica nas pistas continuou com os diversos projetos para track days que vemos brasil afora incluindo alguns participantes do project cars speed 1600 sugerido por eduh old scool a speed 1600 conhecida tambem como copa fusca era a prova de que o besouro consegue ser um carro de corrida muito bacana surgida das cinzas da divisao 3 em 1986 a speed 1600 trazia motores de 1 6 litro preparados com um retrabalho nos cabeçotes para aumentar a taxa de compressao que chegava a 13 1; troca das polias lisas por polias dentadas vindas do chevette; coletores de admissao de maior fluxo e dois carburadores solex 32 a potencia media era de 110 cv [youtube id= dvvvenyouf4 width= 620 height= 350 ] completavam a receita ajustes de suspensao com amortecedores mais baixos e firmes e rodas de brasilia de 15x5 na dianteira e 15x7 na traseira os carros eram todos equipados com gaiolas de proteçao e tinham os interiores depenados como manda o figurino o peso minimo e de 760 kg incluindo o piloto em sao paulo os fuscas eram capazes de percorrer o traçado antigo de interlagos em 2 43 atualmente a copa fusca ainda e realizada no rio grande do sul organizada pela federaçao gaucha de automobilismo mas tambem ja foi realizada no estado de sao paulo atualmente os carros usam o motor ap1600 d van grand prix foto loosen up /takahiro/divulgaçao sugerido por mazembe 2x0 nao se trata de uma categoria profissional nem sancionada por algum grande corpo organizador mas nem adianta tentar entrar na d van grand prix com uma van que nao seja dodge a competiçao e uma das mais divertidas do japao e a gente acha que apenas a imagem acima ja e suficiente para entender o motivo a d van grand prix surgiu ha cerca de dez anos quando um cara chamado abe takuro que trabalhava como instrutor em uma escola de pilotagem de motocicletas decidiu dar umas voltas na pista ao volante de uma das vans dodge usadas para transportar as motos [youtube id= 7u2bc5soltu width= 620 height= 350 ] cobertura de uma das etapas do d van gp em ebisu com as dajjibans andando de lado claro foi so uma brincadeira mas takuro postou fotos da brincadeira na internet e acabou atraindo outros entusiastas das vans a fazer o mesmo com o passar do tempo a coisa toda acabou se tornando uma competiçao de verdade realizada em diversos circuitos do japao como fuji e ebisu [youtube id= ifzz5hb0l2y width= 620 height= 350 ] o regulamento permite um leque razoavel de modificaçoes mecanicas e de suspensao alem de alivio de peso e customizaçao estetica a van de takuro por exemplo tem um motor v8 magnum de 5 2 litros descendente do 318 v8 la que equipa os nossos dodge com cabeçotes de aluminio da edelbrock novos comandos e bielas radiador de oleo ecu reprogramada para remover o limite de rotaçoes e coletores do tipo 4 2 1 dimensionados e ela e bem rapida [youtube id= xxrak3ygmtg width= 620 height= 350 ] trofeo alfasud sugerido por tommy james em 1975 o piloto austriaco johannes ortner deu inicio a uma categoria de corrida com o alfa romeo alfasud compacto de traçao dianteira lançado pela alfa em 1971 e produzido ate 1989 a competiçao fez tanto sucesso que em 1976 a alfa romeo inaugurou sua propria versao batizada trofeo alfasud na italia [youtube id= qzoj0 dcpcq width= 620 height= 350 ] disputada em circuitos como mugello varano vallelunga misano e monza a trofeo alfasud estabelecia que os carros deveriam ser baseados no alfa romeo alfasud ti 1300 dotado de um quatro cilindros de 1 3 litro e 79 cv originais com um kit da autodelta que incluia um par de carburadores weber 44 idf novo sistema de escape bitolas e para lamas alargados molas esportivas e amortecedores mais rigidos um jogo de rodas campagnolo alem e claro de uma gaiola de proteçao integral bancos de competiçao e extintor de incendio os alfinhas mais que honravam o passado de seu tio avo gta como resultado os carros pesavam no minimo 800 kg e chegavam aos 115 cv suficientes para acelerar ate os 200 km/h a trofeo alfasud foi disputada ate 1981 e era uma excelente porta de entrada para o automobilismo de elite gerhard berger que competiu na formula 1 de 1984 a 1997 em equipes como ferrari e mclaren foi revelado na trofeo alfasud que venceu em 1976 stock car sugerido por astolphogm6 e claro que a stock car maior categoria do automobilismo brasileiro teria de entrar nesta lista mas nos referimos a stock das antigas disputada primeiro com o opala e depois com o omega as bolhas ja estao por ai ha algum tempo e embora sejam todas iguais sao criadas para lembrar carros de diferentes fabricantes hoje em dia chevrolet cruze e peugeot 408 a stock car foi idealizada em 1977 como uma alternativa a extinçao da divisao 1 e teve sua primeira prova disputada no autodromo de taruma no rio grande do sul nos anos que se seguiram circuitos como interlagos jacarepagua curitiba o autodromo ayrton senna em salvador/ba e o autodromo nelson piquet em brasilia/df se tornaram tambem parte do circuito da stock car [youtube id= ichxhwhs6nw width= 620 height= 349 ] de ronco rouco e metalico que marcou a alma de muitos entusiastas assista o video acima em alto e bom som com direito aos comentarios de claudio carsughi a largada se da aos 2 40 o seis cilindros do opala tinha preparaçao naturalmente aspirada com comando 250s carburador weber 446 a partir de 1987 weber 44 e potencia que chegou aos 320 cv no fim da decada de 1980 quando tambem foi adotada uma carenagem aerodinamica que deixava o opala muito parecido com um nascar da epoca houve tambem por um breve periodo uma categoria para o opala de quatro cilindros a carroceria do chevrolet omega começou a ser utilizada em 1994 conservando o motor de 4 1 litros ate 1999 o monobloco era o mesmo do omega de rua com carroceria totalmente aliviada com componentes de fibra de vidro e devidamente modificado para competiçao a partir do ano seguinte a stock se inspirou na nascar e abriu mao dos monoblocos de produçao para empregar veiculos de estrutura totalmente tubular com bolha do chevrolet vectra contudo o motor de seis cilindros so foi aposentado em 2003 quando a stock começou a utilizar o v8 chevrolet small block 350 em 2004 a bolha passou a ser do astra e no ano seguinte a mitsubishi tambem entrou para a stock car que deixou de ser uma categoria monomarca ainda que so nas aparencias visto que o conjunto mecanico era o mesmo ingo hoffman venceu nada menos que doze temporadas da stock car sendo que a primeira foi em 1980 e a ultima em 2002 sempre com carros da chevrolet paulo gomes fabio sotto mayor chico serra giuliano losacco e caca bueno sao outros nomes de destaque [youtube id= pfo7l35s_xg width= 620 height= 350 ] quem sente falta do espirito monomarca da stock car comemorou no inicio de 2015 a inauguraçao da old stock categoria que traz de volta os opala dos primordios da stock car os carros tem visual totalmente fiel ao da epoca porem com alguns itens de preparaçao modernos que melhoram seu desempenho e principalmente sua confiabilidade alem de nivelar a competiçao como detalhamos longamente neste post o regulamento e razoavelmente restrito em termos de preparaçao para privilegiar o equilibrio e a disputa nas pistas e nao elevar demais os custos de manutençao e de competitividade o motor deve ser sempre o chevrolet 250 com bloco de opala ou silverado e cabeçote de opala a unica modificaçao permitida nos componentes internos e o balanceamento e as equipes podem trocar coletores de escape e rebaixar o cabeçote a suspensao permite modificaçoes apenas na carga dos componentes e a opçao por buchas de pu ou originais gm
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