durante a semana enquanto aguardavamos o gp do brasil de 2015 decidimos perguntar aos leitores quais foram as ediçoes mais marcantes na historia das corridas de formula 1 disputadas por estas terras agora temos a lista com as respostas que voce confere a seguir a primeira dobradinha 1975 a corrida de 1975 foi especialmente marcante por ser a unica vitoria da carreira tragicamente abreviada de jose carlos pace leia mais sobre ela aqui e tambem a primeira das 11 dobradinhas brasileiras na categoria com emerson fittipaldi recebendo a bandeirada em segundo lugar a bordo de seu mclaren [youtube id= nem8iwdolag width= 600 height= 350 ] pace foi carregado pela multidao que invadiu a pista subiu ao podio com a esposa gravida ganhou a coroa de louros e deu um banho sem querer em jochen mass aos 2 12 do video acima foi a primeira dobradinha brasileira na formula 1 algo que se repetiria em julho daquele ano com posiçoes invertidas emerson em primeiro e pace em segundo os futuros tricampeoes no topo 1986 foto lat photography foi a segunda vez que piquet e senna dividiram o podio da f1 — a primeira havia sido no ano anterior em monza com piquet em segundo e senna em terceiro — e a terceira dobradinha do brasil na categoria piquet ja era bicampeao e estreava na williams enquanto senna começava seu segundo ano na lotus e tinha apenas duas vitorias na carreira a rivalidade contudo ja era acirrada — vide a famosa ultrapassagem de piquet sobre ayrton na hungria [youtube id= s6e9pd_g2ea width= 620 height= 350 ] a corrida começou com o lotus 98t de senna na pole mas ele acabou prejudicado apos tocar seu lotus com o williams de nigel mansell ainda na primeira volta quem aproveitou foi piquet que tomou a liderança e ficou la ate o fim da corrida seguido por senna os brasileiros so foram ameaçados por alain prost mas o motor tag porsche de seu mclaren mp4/2 mal aguentou metade da prova na raça 1991 em 1991 senna ja era bicampeao do mundo tinha vencido 27 vezes e tinha um carro excelente nas maos mas ele ainda nao havia vencido uma corrida no brasil em 1991 ele fez o dever de casa conquistou a pole largou na frente e liderou a corrida com folga — especialmente depois que mansell abandonou a prova mas a cerca de dez voltas para o final o cambio do mclaren mp4/6 começou a ter problemas senna perdeu a quarta marcha e passou a saltar direto da terceira para a quinta em seguida as marchas foram falhando uma a uma ate que senna se viu somente com a sexta marcha — o que seria um grande problema no miolo de interlagos o jeito foi fazer o possivel para manter as rotaçoes altas e segurar o carro no braço torcendo para a embreagem durar ate o fim [vimeo id= 52995917 width= 620 height= 350 ] senna conseguiu terminar a corrida em 1 hora 38 minutos e 28 segundos — 2 9 segundos antes de riccardo patrese liderando de ponta a ponta senna finalmente vencia seu primeiro grande premio do brasil completamente esgotado senna nos braços do povo 1993 em 1993 senna voltou a interlagos para conquistar sua segunda vitoria no brasil no ano anterior seu desempenho nao havia sido dos melhores na classificaçao e para piorar seu motor foi para o saco na 17ª volta sem os motores honda e correndo contra schumacher e seu benetton e alain prost com o williams de outro planeta a segunda vitoria em casa nao seria nada facil prost conquistou a pole e seu parceiro de equipe damon hill largou em segundo logo atras senna alinhou no terceiro colchete ao lado de michael schumacher logo ao acender a luz verde senna saltou a frente de hill posicionando se entre o britanico e alain prost — que disparou na frente senna vinha sendo pressionado por hill que acabou o passando na volta 11 para piorar as coisas na volta 25 senna foi punido com um stop and go por passar um retardatario sob bandeira amarela e com isso saiu atras de schumacher que vinha em terceiro entao veio a chuva de interlagos hill schumacher e senna entraram para trocar pneus enquanto prost arriscou seguir com os slicks na volta 30 christian fittipaldi rodou e parou no meio da pista prost perdeu o controle e acertou o brasileiro causando a entrada do safety car para a limpeza da pista hill assumiu a ponta seguido por senna e schumacher quando o safety car entrou nos boxes a chuva cessou e os pilotos voltaram a trocar os pneus foi quando senna passou hill assumindo a ponta onde ficou ate o fim da prova conquistando o gp do brasil pela segunda vez [youtube id= 7mzjauk57su width= 620 height= 350 ] como na vitoria de pace o publico invadiu a pista e carregou senna nos braços antes dele ser levado para o podio pelo safety car rubinho na trave 2003 [youtube id= pg3s2j9jlss width= 620 height= 350 ] em 2003 rubens barichello voltou a interlagos ja com suas primeiras vitorias no bolso um vice campeonato e o melhor carro do grid se havia uma chance de ver rubens no topo do podio brasileiro seria naquela ediçao do gp [youtube id= mzgukhfwm8u width= 620 height= 350 ] e rubens fez tudo certo conquistou a pole position e apesar de perder a posiçao na largada para david coulthard logo a recuperou e começou uma sequencia incrivel de voltas mais rapidas para abrir uma vantagem de 20 segundos — mesmo sob as varias tempestades que para variar passaram por interlagos o aguaceiro era tanto que oito dos vinte pilotos na pista acabaram rodando ou batendo devido a falta de aderencia michael schumacher que nao abandonava uma prova desde 2001 foi um deles — o alemao rodou no s do senna na volta 27 o bom trabalho de rubens contudo foi interrompido por um golpe de azar na volta 47 sua ferrari perdeu ritmo e parou o sistema de combustivel falhou pane seca desolado rubens saiu do carro e assistiu o restante da prova ao lado dos fiscais na beira da pista foi seu decimo abandono em 11 ediçoes do gp do brasil — ate entao rubens havia terminado somente a prova de 1994 quando chegou em quarto lugar como sabemos rubens infelizmente nunca conseguiu a vitoria em interlagos seu melhor resultado foi um 3º lugar em 2004 e o jejum de brasileiros vencendo no brasil continuou ate 2006 a primeira de massa em casa 2006 felipe massa deu as caras na ferrari em 2006 e chegou mostrando serviço depois de um terceiro lugar no gp da europa e dois segundos lugares nos eua e na alemanha felipe venceu o gp da turquia — sua primeira vitoria — e reacendeu a esperança da torcida de ver um brasileiro vencendo novamente em interlagos as expectativas ficaram ainda maiores com o segundo lugar de felipe no japao a corrida anterior ao gp do brasil [youtube id= lb92_nbcxec width= 620 height= 350 ] no sabado massa conquistou a pole position no domingo ele manteve a posiçao na largada a frente de kimi raikkonen e jarno trulli fernando alonso vinha em quarto apesar de cair para terceiro na troca de pneus massa estava atras de alonso e button que ainda nao haviam parado ele logo reassumiu a dianteira e abriu uma larga vantagem de 23 segundos antes de fazer sua segunda parada e voltar na liderança depois foi so manter o ritmo e esperar a bandeira quadriculada [youtube id= 4ln_1mbxbxm width= 620 height= 350 ] com a vitoria massa quebrou um jejum de 13 anos ele correu com um macacao verde e amarelo especialmente feito para o gp do brasil uma vitoria merecida e emocionante — repetindo senna ele parou o carro para pegar a bandeira e dar a volta da vitoria terminou em terceiro lugar no campeonato tambem repetindo senna massa foi carregado pela multidao aquela corrida tambem marcou a primeira despedida de michael schumacher da formula 1 — uma despedida amarga ja que o alemao perdeu o titulo de pilotos para fernando alonso que comemorou o bi campeonato infelizmente dois anos depois o gosto amargo seria sentido pelo proprio felipe campeao por meio minuto 2008 em 2008 massa repetiu o roteiro de 2006 conquistou a pole liderou a corrida inteira e venceu mas foi uma vitoria amarga pois mesmo vencendo massa perdeu o campeonato a temporada de 2008 foi uma das mais disputadas da historia recente da formula 1 massa e hamilton eram os favoritos ao titulo e havia boas chances de finalmente vermos um brasileiro campeao da formula 1 de novo seria preciso apenas que massa vencesse a prova e lewis hamilton chegasse no maximo em sexto lugar [youtube id= mzgukhfwm8u width= 620 height= 350 ] acontece que massa foi traido pela maior caracteristica de interlagos a chuva imprevisivel com a pista meio molhada/meio seca nas ultimas voltas alguns pilotos decidiram arriscar terminar a prova com slicks para nao perder posiçoes massa venceu a corrida e por dez ou quinze segundos foi o campeao do mundo ja que lewis hamilton estava em sexto lugar contudo timo glock o quinto colocado estava com pneus gastos e perdeu traçao na penultima curva o destracionamento facilitou a ultrapassagem de hamilton que assumiu o quinto lugar conquistou quatro pontos e foi aos 98 pontos enquanto a vitoria fez massa chegar aos 97 [youtube id= uklas6a2jvy width= 620 height= 350 ] foi um dia emocionante e a vitoria mais triste de um piloto brasileiro em casa poucas vezes na historia da formula 1 um piloto teve a oportunidade de conquistar um titulo em seu pais de origem bliltzkrieg vettel 2012 em 2012 sebastian vettel era o favorito ao titulo do mundial de pilotos ele estava 13 pontos a frente do segundo colocado fernando alonso e a matematica dizia que era praticamente impossivel que alonso o superasse — a nao ser que algum imprevisto acontecesse e aconteceu bruno senna e vettel se tocaram logo nos primeiros segundos de prova e vettel acabou rodando a frente do carro de senna ficou destruida e ele foi forçado a abandonar a final vettel tambem teve danos leves a um dos difusores dianteiros do carro mas sem pneus furados ou maiores problemas ele podia voltar a disputa… na 22ª posiçao ele precisava se endireitar e correr atras do prejuizo — e foi o que fez numa guinada fantastica saltando do fim do pelotao para o quinto lugar logo atras do espanhol [youtube id= w3_jd9exyxu width= 620 height= 350 ] no fim das contas alonso terminou em segundo e vettel em sexto — o suficiente para manter a vantagem de pontos sobre alonso e conquistar seu terceiro titulo — na carreira e pela red bull
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.