as fabricantes de automoveis as vezes tem nas maos a dificil tarefa de substituir um modelo consagrado por algo totalmente novo isto porque de tempos em tempos determinado automovel tem uma formula tao acertada que o mercado a aceita por decadas a ponto de resistir a qualquer mudança maior assim muitos automoveis atravessam decadas sem mudar de geraçao apenas com atualizaçoes ao projeto original [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] nos separamos alguns deles neste post geraçoes de automoveis que foram vendidas por vinte anos ou mais sem abandonar o projeto original e em muitos casos com alteraçoes visuais e tecnicas bastante discretas voce pode dar sugestoes na caixa de comentarios naturalmente volkswagen fusca fusca em 1938 produzido de 1938 a 2003 65 anos o carisma e a simplicidade mecanica do fusca realmente o levaram longe o projeto de ferdinand porsche data da decada de 30 e a produçao começou na alemanha em 1938 o visual simpatico a manutençao descomplicada e o preço atraente fizeram do fusca um sucesso imediato que durou nada menos que nada menos que 65 anos e tornou o carro do povo um icone em todo o planeta entre os que nao sao entusiastas inclusive fusca em 2003 note as janelas maiores e os piscas nos para choques o fusca passou por diversas atualizaçoes na europa especialmente na decada de 70 quando a volkswagen deu a ele vidros maiores um para brisa curvo suspensao dianteira independente do tipo mcpherson e um painel de instrumentos de verdade com cobertura plastica e um porta luvas espaçoso ele teve ate cambio semi automatico la fora dispensando o uso da embreagem sua produçao foi encerrada em 2003 no mexico onde era conhecido como vocho e começou a ser fabricado em 1954 no total em todo o mundo foram fabricados cerca de 21 5 milhoes de exemplares do fusca lada laika lada 2101 em 1970 produzido de 1970 a 2012 42 anos o lada que conhecemos no brasil como laika teve outros nomes em outros paises 2101 2105 riva o laika tem suas raizes na italia onde o fiat 124 começou a ser fabricado em 1966 quatro anos depois em 1970 o seda/perua começou a ser fabricado na russia pela autovaz com mecanica propria e componentes de suspensao reforçados para aguentar as condiçoes ruins das vias russas e por isso mesmo fazendo relativo sucesso no brasil dos anos 90 lada 2107 em 2012 ele foi reestilizado uma unica vez em 1978 e permaneceu com a mesma cara ate 2012 quando deixou de ser fabricado ainda era praticamente o mesmo carro de 1970 hindustan ambassador hindustan ambassador em 1957 produzido de 1954 a 2014 60 anos o hindustan ambassador foi um seda popular produzido na india por 57 anos entre 1957 e 2014 com visual tipico dos anos 60 e algumas poucas atualizaçoes mecanicas e esteticas neste periodo como vale para diversos carros populares de paises em desenvolvimento robustez mecanica e baixo preço eram mais importantes que tecnologia de ponta motores modernos e atualizaçoes estetica hindustan ambassador em 2014 o hindustan ambassador foi especialmente popular entre frotistas por todo o periodo em que foi fabricado e ate hoje e onipresente nas ruas indianas o projeto original contudo e de origem britanica o morris oxford de segunda geraçao lançado em 1956 volkswagen gol g2 volkswagen gol em 1994 produzido de 1994 a 2014 20 anos a primeira geraçao do vw gol lançada em 1980 durou bastante tempo 16 anos deixando de ser produzida em 1996 dito isto a segunda geraçao foi ainda mais longeva o chamado gol g2 conhecido tambem como gol bolinha por causa do contraste com a carroceria retilinea da geraçao anterior foi lançado em 1994 e aposentou o modelo antigo depois de dois anos usando a mesma plataforma com motor dianteiro longitudinal e traçao dianteira o gol g2 tinha belas proporçoes e conseguiu com duas reestilizaçoes permanecer em produçao e lucrativo ate 2014 volkswagen gol em 2014 a maioria dos leitores ja deve saber mas nao custa relembrar ambas as reestilizaçoes do gol g2 sao largamente consideradas novas geraçoes embora este nao seja o caso tanto o gol g3 lançado no fim de 1999 e considerado o modelo mais bonito; quanto o gol g4 lançado em 2005 e nao tao bem sucedido esteticamente quanto o modelo anterior sao em essencia o gol g2 com identidade visual e interior atualizados lada niva lada niva em 1977 produzido de 1977 ate hoje 41 anos e contando tal como o lada riva/laika o suv niva tambem apostou na robustez mecanica e no baixo preço para conquistar a longevidade ele foi o primeiro modelo da autovaz a nao ser baseado no carro de outra marca estrutura carroceria e suspensao foram projetados in house ainda que a mecanica e alguns componentes viessem da fiat como os motores as maçanetas do fiat 125 e os vidros laterais e quebra ventos do fiat 124 lada niva atual o niva foi o primeiro utilitario com construçao monobloco em vez de usar carroceria sobre chassi resultando em um veiculo leve e com boa rigidez estrutural em conjunto com o robusto sistema de traçao integral com reduzida e a suspensao elevada o resultado era um veiculo confortavel na estrada e extremamente capaz longe dela seu visual carismatico quase nao foi alterado ao longo das decadas as maiores mudanças ate hoje foram a adoçao de lanternas traseiras verticais em 1992 e dos para choques envolventes de plastico em 2014 volkswagen passat b2 passat b2 em 1981 produzido de 1981 a 2012 31 anos a segunda geraçao do vw passat foi lançada na europa em 1981 e com este nome saiu de linha sete anos depois em 1988 no entanto sua historia foi bem mais longa em 1984 ele começou a ser vendido no brasil com carrocerias seda e perua com o nome de volkswagen santana e assim ele permaneceu em produçao ate 2012 o santana foi vendido no brasil em duas geraçoes a primeira entre 1984 e 1990 e a segunda entre 1991 e 2006 dito isto tratava se na verdade de uma reestilizaçao profunda na dianteira na traseira e no interior com a seçao central o entre eixos e a mecanica sem grandes alteraçoes ainda que uma reestilizaçao mais leve com novos para choques farois lanternas e painel de instrumentos tenha sido introduzida em 1998 novamente a combinaçao de mecanica consagrada e preço convidativo garantiram a sobrevivencia do santana por 22 anos no brasil duas versoes do santana chines ambas produzidas ate 2012 no entanto entre 1985 e 2012 o santana foi fabricadona china pela volkswagen em parceria com o governo local seu intuito era o de ser o modelo mais barato da linha com a primeira e a segunda fases convivendo ate o fim da produçao [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] fiat uno fiat uno em 1983 produzido de 1983 a 2013 30 anos nao da para fazer uma lista de carros longevos sem citar o fiat uno o popular substituiu o fiat 127 na italia em 1983 e foi produzido por la ate 1995 quando deu lugar ao punto de primeira geraçao no brasil onde chegou em 1984 seguiu em produçao ate 2014 quando a legislaçao de transito tornou obrigatorios em todos os carros nacionais freios abs e airbag duplo frontal sem intençao de investir na modernizaçao do uno a fiat brasileira decidiu encerrar sua carreira de sucesso fiat uno mille em 2013 tanto sucesso na verdade que o uno brasileiro foi exportado para a italia com o nome innocenti mille a partir de 1989 foi um sucesso com mais de um milhao de unidades vendidas na terra natal do uno que ficou conhecido pelos italianos como la brasiliana porsche 911 porsche 911 901 em 1963 produzido de 1963 a 1998 35 anos e preciso ser um pouco mais liberal com a definiçao de geraçao no caso do porsche 911 os mais radicais consideram que o modelo classico foi fabricado de 1963 a 1988 quando a porsche lançou o modelo 964 este foi o primeiro 911 de rua com para choques envolventes de plastico mas a identidade visual e a maior parte da carroceria ainda eram praticamente iguais ao carro lançado nos anos 60 porsche 911 964 em 1988 contudo se considerarmos o monobloco original incluindo portas e janelas a primeira geraçao do porsche 911 inclui tambem o 993 de 1993 que tinha novas seçoes dianteira e traseira e visual mais adequado a decada de 90 porsche 911 993 em 1993 o porsche 911 so mudou de geraçao de verdade em 1998 quando foi lançado o modelo 996 o primeiro com monobloco e carroceria totalmente novos alem de um motor flat six arrefecido a agua tambem 100% inedito
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