vez ou outra aparecem por aqui personagens dos quais nao se conhece muito alem de suas obras — que como estamos no flatout quase sempre envolvem criaçoes e conquistas automotivas hoje e mais uma destas ocasioes mas desta vez as criaçoes nao tem quatro rodas mas duas — sim sao motos e muito especiais feitas de forma totalmente artesanal elas usam motores v6 e v12 ferrari e seu criador o experiente piloto e mecanico sul africano andreas georgeades que começou brilhante porem quase desconhecida carreira correndo em um dos circuitos mais dificeis de todos os tempos o snaeffel mountain course na ilha de man conseguimos sua atençao nao e a historia de george com as motos começou em 1964 quando ele tinha apenas 21 anos depois de trabalhar por dois anos no restaurante do pai ele recebeu como pagamento uma matchless g80 nova em folha com a moto que era equipada com um motor monocilindrico quatro tempos de 500 cm³ e 28 cv o jovem e talentoso motociclista partiu para representar a africa do sul na famosa corrida em manx — e conseguiu o terceiro lugar de fato o futuro de andreas nao estava no restaurante da familia seu desempenho brilhante na ilha de man garantiu a ele o direito de participar da corrida dos campeoes na europa ainda naquele ano a partir dai andreas passou a participar regularmente de campeonatos regionais na europa e tambem nos eua e no canada ate 1968 quando decidiu que sua prioridade nao era mais correr com motocicletas mas construi las a ideia lhe ocorreu ainda no canada pouco depois de seu primeiro contato com as motocicletas da honda e em especial os motores pequenos eficientes e giradores da fabricante japonesa assim ele decidiu instalar um deles em uma tradicional norton manx — contudo nao sem antes realizar uma serie de modificaçoes camisas reforçadas para os cilindros um cabeçote com comando duplo e quatro valvulas por cilindro e a mais importante delas a conversao do sistema de arrefecimento de liquido para ar usinando aletas de refrigeraçao no bloco de forma artesanal a moto foi batizada como asg special — de andreas susan georgeades onde susan e o nome de sua esposa com a nova moto que tambem tinha um belo sistema de escape curvado e enormes freios a disco george continuou competindo e vencendo nos eua e na africa do sul com uma curta porem bem sucedida carreira nas pistas e o evidente talento para modificaçoes em 1968 andreas decidiu aposentar se como piloto e tornar se um construtor de motocicletas sua historia foi descoberta pelo blog lanesplitter dedicado ao universo das motocicletas e e realmente fantastica entre 1978 e 1998 andreas construiu tres motocicletas equipadas com motores ferrari e todas as tres seriam totalmente dignas de entrar na nossa lista de motos com motores de carros se as tivessemos descoberto antes de qualquer forma talvez tenha sido uma boa coisa pois agora poderemos dar mais detalhes a primeira motocicleta feita por andreas receberam o motor v6 da ferrari dino — exatamente aquele projetado por dino ferrari em 1955; deu origem as primeiras ferrari de entrada com motores v6 em 1968 e no inicio da decada de 70 foi emprestado para a lancia que o colocou no lendario stratos que venceu o wrc tres vezes seguidas entre 1974 e 1976 o motor teve a corrente do virabrequim substituida por uma correia dentada modificaçao que se tornaria padrao na industria decadas depois e foi adaptado para receber uma transmissao suzuki e instalado em uma honda cbx — que recebeu muito bem o novo motor e seus saudaveis 200 cv alem disso era uma moto muito bonita talvez nao no sentido tradicional da palavra mas seu tanque baixo a pintura vermelha e o v6 italiano mostravam como qualquer criaçao sobre rodas e bonita para quem admira o trabalho de engenharia investido nela contudo andreas queria mais — e pouco tempo depois encontrou o motor perfeito para sua nova criaçao o v8 de 2 9 litros de uma ferrari 308 gtb 1978 e em vez de pagar por ele ofereceu o trofeu que ganhou em sua primeira corrida na ilha de man desapego e isso o dono aceitou e depois de levar o motor para casa andreas começou a trabalhar sem se importar em misturar componentes de marcas diferentes andreas instalou o motor v8 de cerca de 250 cv em um chassi de aluminio feito artesanalmente usando componentes de suspensao kawasaki a roda traseira e os freios vieram de uma yamaha v max enquanto o sistema de alimentaçao usava dois tipos de carburadores diferentes os da v max para uma bancada e um conjunto de carburadores da suzuki gs1100 alimentavam a outra o sistema de arrefecimento liquido veio de suzuki gt750 e foi instalado na traseira da moto alem de ser um verdadeiro show de do it yourself a moto com motor ferrari — batizada simplesmente andreas — e esteticamente muito interessante com postura imponente e acabamento todo em metal escovado sua proxima criaçao foi outra moto com motor v6 dino mas desta vez andreas decidiu instalar um compressor mecanico para garantir potencia extra detalhe o compressor foi todo projetado por andreas e usinado em aluminio billet na oficina que ele montou em sua casa e a moto da foto abaixo que atualmente esta a venda no craigslist por us$ 250 mil cerca de r$ 752 mil em conversao direta pode ser muito dinheiro pode ser que ele nao venda a motocicleta nunca mas quem somos nos para dizer o quanto ela realmente vale agora enquanto contamos a historia de andreas aqui talvez voce tenha a impressao de que estamos falando de um passado meio distante e que o criador das motos ferrari nem ao menos esta vivo isto nao poderia estar mais longe da verdade andreas mora em san diego na california e ainda nao parou de construir motocicletas [youtube id= oee6c3kiub4 width= 620 height= 350 ] ele e meio recluso preferindo gastar seu tempo na oficina do que postando coisas na internet por sorte suas criaçoes sao documentadas e compartilhadas na internet por seu amigo george dallaway que abriu um topico no forum americano cbxclub cuida de um canal no youtube e ate criou um grupo no facebook — tudo para divugar o trabalho de andreas atraves dele conhecemos suas duas criaçoes mais recentes uma cbx com motor v12 de dois litros — em essencia dois seis em linha de um litro que originalmente equipavam a cbx entre 1978 e 1982 unidos pelo virabrequim e um motor h16 que ainda nao tem destino certo mas ja impressiona so pelo fato de existir [youtube id= xfgum8og 1a width= 620 height= 350 ] para cria lo andreas juntou quatro motores flat 4 de 600 cm³ cada originalmente utilizados na yamaha yzf 600 a partir deles andreas criou dois blocos flat 8 e os uniu de forma a deixar um espaço para que a futura transmissao se encaixe no meio deles o trabalho ainda esta em progresso mas pode ser acompanhado pelo grupo no facebook e pelo canal no youtube criados por george [youtube id= jxec50aohy8 width= 620 height= 350 ] alguem mais esta se coçando de curiosidade a respeito do ronco deste motor monstruoso
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