entre os entusiastas o toyota corolla seda na cor prata virou sinonimo de carro sem graça generico e anti entusiasta um eletrodomestico sobre rodas mas este estereotipo so se aplica na hora de tirar um sarro ou de fazer colocaçoes filosoficas sobre como os carros de hoje em dia estao cada vez mais esterilizados e desprovidos de emoçao na pratica quem so esta atras de um seda medio bem equipado bem acabado relativamente economico e confiavel sabe que deve colocar o corolla entre as opçoes [gt40 content search= perua widget= 1 ] considerando porem as outras facetas do corolla existiram ocasioes em que ele ganhou muito credito entre os gearheads do mundo todo nos anos 80 quando o toyota corolla levin ae86 tornou se a unica versao de traçao traseira um era leve bem acertado e excelente carro para grip ou drift; e em 1999 quando foi o vencedor do campeonato mundial de rali com a versao hatch da oitava geraçao para os gearheads brasileiros podemos acrescentar mais um feito do corolla tornar se desejavel e cobiçado apenas com uma mudança na carroceria de seda para perua a toyota fielder vendida no brasil entre 2004 e 2008 tinha todas as boas caracteristicas do corolla seda de nona geraçao mas ganhava muitos creditos entre os entusiastas por ser uma perua de desenho harmonico e porta malas de 411 litros que na verdade tinha 26 litros a menos que no seda mas compensava na praticidade da enorme tampa traseira o motor 1 8 16v com comando variavel de 136 cv podia vir com cambio manual de cinco marchas ou automatico de quatro marchas como opcional e e conhecido por sua robustez e pela manutençao relativamente simples alem disso o acabamento seguia o bom padrao da toyota na epoca e a lista de equipamentos incluia airbags freios abs rodas de liga leve cd player e trio eletrico de serie a fielder era fabricada no brasil e e comum ver muitas delas em excelente forma mesmo ha tempos com a quilometragem na casa dos seis digitos e foi por isso que quando a toyota mostrou ha alguns dias o novo corolla touring sports muita gente ficou pensando cara isso daria uma bela fielder de fato sabemos que muitos aqui gostariam de comprar uma fielder zero quilometro e a nosso ver o corolla touring sports seria mais que digno do posto feito com base na nova plataforma modular da toyota que sera usada tambem no proximo corolla seda e ja e empregada na versao hatch alias a perua tem o mesmo visual do hatchback na dianteira que e diferente do tres volumes atual com estreia marcada para o salao de paris em outubro o corolla touring sports sera vendido inicialmente na europa com tres versoes de motorizaçao sendo que apenas uma delas nao e hibrida a versao de entrada com motor 1 2 turbo de 116 cv acoplado a uma caixa manual de seis marchas as outras duas versoes terao motor 1 8 e 2 0 ambas trabalhando em conjunto com motores eletricos para entregar potencia combinada de 122 cv e 180 cv respectivamente sempre com cambio do tipo cvt nao da para dizer que o visual ficou ruim ate porque uma das coisas legais de uma perua do corolla e o visual mais atraente que do seda mas nao e so a estetica que agrada a versao touring sports tem entre eixos alongado em 6 cm chegando a 2 70 m e e a unica opçao de carroceria que traz suspensao traseira independente do tipo multilink enquanto hatch e seda usam eixo de torçao o porta malas tambem e bem maior que o da antiga toyota fielder nada menos que 598 litros infelizmente porem a nos so resta cobiçar a toyota do brasil nao tem planos no momento para trazer o corolla touring sports para o brasil inspirados pela tristeza decidimos separar aqui outros carros vendidos aqui que tem versoes perua mas so em outros paises voce vai reparar que a maioria deles e de carros europeus o pessoal la no velho mundo ainda nao foi totalmente seduzido pela onda de suvs e crossovers que esta tomando conta do mercado a nivel mundial bmw serie 3 touring das tres gigantes alemas a audi e a unica que oferece no brasil todas as peruas que vende la fora ainda que com ressalvas quem quiser um a6 avant por exemplo vai ter que juntar mais um pouco para comprar a versao rs6 seguindo a tendencia do mercado atual a fabricante bavara oferece no brasil sua linha completa de suvs e crossovers mas simplesmente nao vende peruas e uma pena porque a bmw serie 3 touring e uma das mais bacanas a venda atualmente trazendo a mesma plataforma de excelente dinamica do seda em um carro com mais espaço para bagagem 495 litros da perua contra 460 litros do seda e 1 500 litros com o banco traseiro totalmente rebatido e estilo acertadissimo embora a m3 perua seja coisa do passado a versao mais potente do serie 3 touring vendida la fora ja e bem interessante a 340i m sport com motor seis cilindros turbo de tres litros e 360 cv e cambio automatico de oito marchas que pode ter traçao xdrive nas quatro rodas e uma perua de responsa capaz de ir de zero a 100 km/h em 4 4 segundos com maxima de 250 km/h limitados eletronicamente renault logan mcv quando começou a ser vendido no brasil em 2007 o renault logan nao conquistou pelo visual que remetia ao modelos da decada de 1990 pelas linhas retas pelas proporçoes gerais da carroceria e pelo desenho dos farois e lanternas dito isto o visual nao era mesmo seu argumento de vendas o projeto da romena dacia que pertence a renault foi pensado para paises em desenvolvimento e visava oferecer espaço interno superior em um seda compacto apesar da aparencia antiquada um eufemismo para feiura talvez o logan fez sucesso pelo custo beneficio e na sua segunda geraçao que na verdade e uma reestilizaçao pesada da primeira o que fica evidente pelo desenho das portas ganhou um belo upgrade no design com formas muito mais atuais e harmonicas mas a gente esta aqui para falar das versoes perua que nao temos no brasil o que nos traz ao logan mcv a primeira geraçao na qual o mcv significava multi convivial vehicle estava mais para um mini furgao com entre eixos mais longo e teto elevado alem de opçao por uma terceira fileira de bancos na segunda geraçao apresentada em 2013 o logan mcv tornou se uma perua mais tradicional com o mesmo entre eixos do seda e proporçoes de automovel agora o mcv quer dizer maximum capacity vehicle e de fato sem rebater os bancos o logan mcv ja consegue levar 573 litros de bagagem com os bancos rebatidos o numero chega a impressionantes 1 518 litros o desenho da traseira da perua poderia conversar melhor com a dianteira talvez com menos linhas retas mas no geral o visual do logan mcv agrada seria uma opçao bem recebida no brasil a nosso ver ford focus turnier st a decisao da ford de encerrar as vendas de carros de passeio nos eua focando se picapes suvs crossovers e no mustang nao deve ser encarada como norma mundial ao menos por ora prova disto e que na europa o ford focus ganhou sua nova geraçao em 2018 e com ela uma nova perua focus turnier nenhuma das tres geraçoes do ford focus que foram vendidas no brasil ate agora ofereceu a versao perua presente na europa desde a primeira geraçao e dona das mesmas qualidades do hatch e do seda acabamento interno caprichado mecanica eficiente e comportamento dinamico exemplar para um traçao dianteira graças a suspensao traseira do tipo multilink empregada desde a primeira geraçao a quarta geraçao foi apresentada ha alguns meses na europa mas sua chegada ao brasil ainda e incerta reflexo das mudanças estrategicas da ford em nivel mundial e por enquanto ainda estamos na terceira geraçao mas a reclamaçao e valida porque la fora existe o focus st turnier versao da perua com motor 2 0 turbo de 252 cv e cambio manual de seis marchas que e capaz de ir de zero a 100 km/h em 6 5 segundos enquanto a velocidade maxima e 250 km/h [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] jaguar xf sportbrake a segunda geraçao do jaguar xf modelo de entrada da marca foi lançada em 2015 e no brasil e possivel compra la apenas como seda por aqui ela esta disponivel em todas as suas versoes de motorizaçao do basico xf pure com motor 2 0 turbo de 250 cv ao esportivo xf s com o mesmo v6 3 0 supercharged de 380 cv usado pelo f type acoplado a uma caixa automatica de oito marchas o xf s e capaz de ir de zero a 100 km/h em 5 3 segundos com velocidade maxima limitada a 250 km/h o que nao existe no brasil e o jaguar xf sportbrake que como voce deve ter deduzido e a versao perua do xf e ela tambem esta disponivel na versao s com o mesmo conjunto mecanico de acordo com a fabricante o xf s sportbrake tem desempenho em linha reta exatamente igual ao do seda mesmo com 115 kg a mais que ele e ainda tem lanternas traseiras inspiradas pelo jaguar f type e suspensao traseira autonivelante para compensar a capacidade extra do porta malas 565 litros no total com o banco traseiro na posiçao normal com o banco rebatido o numero cresce para 1 700 litros volkswagen passat variant se voce for ao site da volkswagen do brasil vai descobrir uma ausencia recente a perua passat variant agora o maior modelo de passeio que a volks vende por aqui e disponibilizado apenas como seda desde 2016 quando foi lançada a oitava e atual geraçao o motivo a volks ja planejava a ofensiva de suvs que estamos vendo acontecer atualmente e uma perua media grande nao teria mais espaço na linha da marca reflexo de uma tendencia mundial como e bem sabido o passat variant começou a ser oferecido no brasil ja na decada de 1990 quando começou a ser importada a quarta geraçao a partir dali nas tres geraçoes seguintes foi possivel escolher entre o passat seda ou perua o passat variant de setima geraçao estava disponivel com motor 2 0 turbo tsi de 211 cv e cambio de dupla embreagem e seis marchas o mesmo conjunto do vw jetta em uma embalagem mais refinada espaçosa e equipada nao havia como errar a oitava geraçao lançada em 2016 trouxe a plataforma mqb da volkswagen que aplica os mesmos principios modulares da mqb o que garantiu um entre eixos 82 mm mais longo com 2 791 mm mesmo com uma carroceria 20 mm mais curta novamente ha um unico motor oferecido o 2 0 turbo tsi agora com 220 cv so que desta vez apenas na carroceria de tres volumes a perua variant com seu porta malas de 650 litros nos foi negada mercedes benz cla shooting brake das peruas da mercedes benz atualmente apenas a classe c estate e vendida no brasil o que e uma pena pois conseguimos enxergar espaço para outra opçao que a nosso ver seria ideal a cla shooting brake que de certa forma pode ser encarada como a perua de entrada da mercedes apresentada no fim de 2014 a mercedes decidiu usar o nome shooting brake para o cla perua porque para a fabricante o seda cla e na verdade um cupe de quatro portas da mesma forma que a versao perua do mercedes benz cls tambem e chamada cls shooting brake para nos o cla shooting brake seria a alternativa perfeita ao bem sucedido mercedes benz gla suv compacto feito sobre a plataforma do classe a especialmente se considerarmos a versao cla 45 com motor quatro cilindros m133 turbo de dois litros e 381 cv acoplado a uma caixa de dupla embreagem e sete marchas com traçao 4matic capaz de ir de zero a 100 km/h em 4 1 segundos com maxima de 260 km/h e o tipo de perua que se compra mais pelo visual do que pela capacidade extra do porta malas que leva 495 litros um incremento de apenas 24 litros em relaçao ao compartimento de bagagem do seda
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.