chegamos a terceira e ultima parte do nosso guia de compra especial com as peruas mais bacanas que se pode comprar no brasil primeiro perguntamos aos leitores quais eram estas peruas depois dividimos as respostas em grupos classicas anos 90 anos 2000 e premium voce pode conferir as duas primeiras partes com as classicas dos anos 90 e anos 2000 aqui e aqui nesta terceira parte vamos mostrar mais algumas station wagons legais da decada de 2000 e 2010 tambem e tambem as peruas premium usadas e zero quilometro mais anos 2000 megane grand tour sugerido por lucas timm se para voce beleza e fundamental e fica melhor ainda em um pacote atual e divertido a megane grand tour e sua perua existem duas opçoes de motor 1 6 16v flex de 115 cv e 16 mkgf de torque etanol e 2 0 16v a gasolina de 138 cv e 19 2 mkgf de torque ela foi oferecida ate 2012 e os exemplares mais novos ja podem ser encontrados na casa dos r$ 30 mil a exceçao e a versao extreme que tem para choque dianteiro igual ao do megane rs e rodas de 16 polegadas entre outros detalhes de acabamento diferenciados lançada em 2009 e limitada a 1 500 unidades ela ainda nao perdeu tanto valor citroen c5 tourer sugerido por yuri vieira machado quando a segunda geraçao do citroen c5 foi lançada em 2008 seu estilo mais alemao agradou ja estava mais do que na hora de uma mudança e o design do carro e tao atraente que permanece bonito ate hoje ainda que ligeiramente datado e ainda cai muito bem a perua que ainda e oferecida zero quilometro na europa inclusive considerando que um volkswagen up move zero quilometro ja bateu nos r$ 45 mil pagar pouco mais de r$ 50 mil por uma station wagon francesa com belo visual e muito mais recheada e esta a faixa de preço de uma citroen c5 tourer 2011 com menos de 80 000 km rodados com motor 2 0 16v de 143 cv e 20 7 mkgf de torque nao e o motor mais interessante oferecido no c5 que tambem recebeu um v6 de tres litros e 210 cv na geraçao anterior mas estamos falando de um quatro cilindros bastante potente para um naturalmente aspirado outra coisa apenas a versao com motor v6 e equipada com suspensao hidropneumatica de serie o modelo de quatro cilindros traz o sistema como opcional por outro lado voce encontra no c5 recursos como mostrador colorido no painel ar condicionado de duas zonas sensor de estacionamento e farois de acionamento automatico claro estamos falando de um carro mais luxuoso e voce provavelmente vai sofrer um pouco para encontrar mao de obra especializada os componentes nao sao tao dificeis de achar mas prepare se para gastar um pouco mais volkswagen golf variant sugerido por nos mesmos o lançamento do golf variant em maio de 2015 foi um sopro de alivio para quem lamentava a morte lenta das peruas no mercado brasileiro ele pode nao ter mais o charme e o ronco dos cinco cilindros mas nem por isto vamos reclamar o motor 1 4 tsi de 150 cv nao faz feio especialmente porque o carro e 74 kg mais leve que o modelo anterior 1 357 kg contra 1 431 kg graças a plataforma modular mqb que emprega aços de alta resistencia alem disso ele resolve o problema do consumo que nao era dos melhores no 2 5 a potencia maxima aparece as 4 500 rpm enquanto o pico de torque de 25 5 mkgf se faz presente ja as 1 500 rpm com isto e com o cambio automatico de seis marchas a perua da volks chega aos 100 km/h em 9 1 segundos com maxima de 207 km/h no brasil o golf variant e oferecido em duas versoes de acabamento comfortline que parte de r$ 105 mil e vem com sete airbags controles eletronicos de traçao e estabilidade e sistema multimidia com tela sensivel ao toque de 6 5 polegadas; e highline que adiciona borboletas atras do volante e ar condicionado digital de duas zonas entre outros itens de conforto partindo de r$ 116 mil premium mercedes benz classe c w204 sugerido por elton redhair a mercedes benz e uma das poucas fabricantes que ainda oferecem peruas zero quilometro no brasil mas se voce nao se importar com uma usada a geraçao w204 ainda e um carro moderno e mesmo em suas versoes mais baratas ja oferece um belo pacote a c200 touring por exemplo e equipada com um quatro cilindros de 1 8 litro com turbo e 184 cv suficientes para levar a perua ate os 100 km/h em 8 2 segundos nao da para reclamar do desempenho nem mesmo com dois cilindros a menos do que normalmente se espera de um mercedes benz outro argumento convincente e o preço a media fica entre r$ 85 000 e r$ 90 000 o preço de um seda medio zero quilometro em configuraçao intermediaria agora nao va esperar manutençao de seda medio zero quilometro a c200 w204 por mais que tenha sido fabricada na decada passada ainda e um mercedes benz e continua sendo exigente como um carro premium a manutençao basica nao e das mais caras mas na hora de trocar componentes como amortecedores discos de freio ou um eventual sensor defeituoso a conta pode ficar cara estando cientes disso e como nao temos limite de orçamento nesta lista o que nos impede de incluir uma perua com motor v8 naturalmente aspirado e traçao traseira exatamente nada e e por isto que a c63 amg touring esta aqui a primeira fase da geraçao w204 do classe c foi fabricada entre 2007 e 2011 e custa cerca de r$ 130 mil para quem esta acostumado com a agressividade da versao black series o visual pode ate parecer discreto mas nao se engane estamos falando de um v8 naturalmente aspirado de 6 2 litros e 457 cv a 6 800 rpm com 61 2 mkgf de torque a 5 000 rpm o cambio e automatico de sete marchas com borboletas atras do volante [youtube id= tjcsjkfsczi width= 620 height= 350 ] o conjunto e capaz de levar o c63 amg ate os 100 km/h em apenas 3 9 segundos empolga nao e apenas lembre se que com grandes numeros na ficha tecnica podem vir grandes cifras no orçamento da oficina mas faz parte volvo v60 sugerido por nos mesmos a perua sueca foi um dos carros que mais gostamos de avaliar no flatout na epoca dissemos que ela figurava praticamente sozinha em um segmento entre as peruas importadas de alto desempenho como a audi rs4; e aquelas mais comuns mas ainda bastante interessantes como o passat variant no preço inclusive e um carro bem acabado bem construido de conduçao envolvente e dotado de um belo ronco temos provas [youtube id= os5yu1xdw0q width= 620 height= 350 ] um exemplar de 2013 hoje em dia custa em media r$ 130 mil por esta grana voce coloca na garagem uma perua com motor seis cilindros transversal sim de tres litros que turbinado entrega 304 cv a 5 600 rpm e 44 8 mkgf de torque entre 2 100 rpm e 4 200 rpm com isto ela e capaz de chegar aos 100 km/h em 6 2 segundos com maxima limitada eletronicamente em 250 km/h o sistema de traçao integral do tipo haldex leva 95% da força para as rodas dianteiras na maioria do tempo mas em caso de necessidade pode dividir o torque igualmente entre os eixos mas a gente tambem recomenda a versao t5 que fica logo abaixo o motor e um quatro cilindros turbo de 245 cv e 35 7 mkgf de torque e o cambio automatico de oito marchas e mais moderno os numeros de desempenho empolgam o 0 100 km/h e cumprido em 6 3 segundos e a velocidade maxima e limitada a 210 km/h chrysler 300c touring sugerido por matheus zimmermann agora ja que falamos em peruas com motor v8 e traçao traseira por que nao optar por algo mais americano claro o chrysler 300c touring da geraçao passada e feito sobre a plataforma lx da chrysler que ainda vinha da epoca quando a companhia americana pertencia a daimler e por isso aproveitava componentes dos mercedes benz classe s e classe e mas nos vamos fingir que nao nao sabemos porque bem quer algo mais legal que uma perua americana com motor v8 o hemi de 5 7 litros usado pela perua com direito a comando no bloco entrega saudaveis 340 cv para um carro fabricado ha cerca de dez anos ao menos e leva o carro ate os 100 km/h em 7 2 segundos com maxima de 250 km/h o cambio in typical american fashion e automatico de cinco marchas [youtube id= xf8kkc3g fy width= 620 height= 350 ] o problema e que o consumo tambem e tipicamente americano mesmo com desativaçao eletronica de metade dos cilindros quando em baixo regime de funcionamento a 300c touring ainda e bastante sedenta sendo capaz de rodar em media 10 km/l na estrada e 5 km/l na cidade mas para quem quer uma perua v8 de traçao traseira isto e so um detalhe nao audi a4 avant sugerido por high speed tal qual a mercedes benz a audi tambem e uma das poucas a investir em peruas no mercado brasileiro e a gente esta falando da atual geraçao que foi lançada no ano passado a versao unica ambiente e equipada com o motor 2 0 tfsi do grupo vw com turbo e injeçao direta de combustivel calibrado para entregar 190 cv acoplado a uma caixa de dupla embreagem e sete marchas para um carro sem pretensoes esportivas seu desempenho e bem interessante 7 5 segundos para chegar aos 100 km/h e velocidade maxima de 238 km/h o recheio e bom com airbags frontais laterais e de cortina vetorizaçao de torque e um belo cluster de instrumentos digital e programavel presente em todas as versoes a rs4 avant embora ainda esteja na geraçao passada leva a coisa toda a outro nivel um v8 naturalmente aspirado de 4 2 litros e 450 cv a 8 250 rpm alem de 43 8 mkgf de torque a 4 000 rpm e uma perua com desempenho de superesportivo ate porque o motor e em essencia o mesmo do audi r8 v8 da geraçao passada 0 a 100 km/h em 4 7 segundos com maxima de 280 km/h a transmissao s tronic de dupla embreagem e sete marchas leva a força para as quatro rodas atraves do sistema de traçao integral quattro que ao lado da suspensao totalmente independente braços sobrepostos na dianteira e multilink na traseira e responsavel pela dinamica neutra e bastante precisa da super perua [youtube id= a5jofvqx1ae width= 620 height= 350 ] peruas deveriam ser proibidas de roncar assim e claro que aqui estamos falando de dois extremos a a4 avant zero quilometro custa pouco menos de r$ 200 mil uma rs4 avant seminova fabricada em 2013 com quilometragem razoavelmente baixa costuma sair por pelo menos r$ 100 mil a mais audi rs6 avant sugerido por bruno borges agora se voce nao sabe brincar e a rs4 nao e superlativa o suficiente para voce a audi tem a soluçao a rs6 avant e vendida nova tambem o motor nao e mais um v10 naturalmente aspirado mas sim um v8 biturbo de quatro litros com nada menos que 560 cv a 6 600 rpm e 71 4 mkgf de torque entre 1 500 e 4 200 rpm suficientes para acelerar ate os 100 km/h em 3 9 segundos e passar dos 300 km/h o cambio e automatico de oito marchas com embreagem simples e o melhor de dois mundos desempenho de superesportivo espaço de perua full size 565 litros de porta malas e visual que equilibra muito bem agressividade e elegancia alem disso o interior e bem recheado com sistema de som bang & olufsen receptor de tv acabamento em fibra de carbono nao imitando fibra de carbono head up display borboletas atras do volante e banco do motorista repleto de regulagens eletricas teto solar open sky e uma lista longa e claro que tudo isto tem um preço r$ 492 mil por outro lado voce dificilmente pensaria em comprar outra perua pelo resto da sua vida
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.