nesta semana a tesla deu um passo muito importante para a companhia ao lançar o model x seu suv totalmente eletrico inspirado nas linhas do super seda model s o utilitario se apresenta como o mais veloz do mundo seu motor eletrico e capaz de levar seus quase 2 500 kg ate os 100 km/h em 3 2 segundos — com autonomia de 413 km com uma carga so que nos ja tratamos disso na nota de lançamento agora vamos falar de um dos aspectos mais interessantes do model x suas portas traseiras que foram batizadas por elon musk como falcon doors portas asa de falcao em uma traduçao livre por uma razao que voce vai entender vendo o gif abaixo feito pelo jalopnik us e algum tipo de magica nao a nao ser que voce tenha viajado no tempo vindo direto da idade media e considere magica o trabalho dos sensores nas portas que identificam a presença de qualquer obstaculo dos lados e acima do carro para calcular o melhor angulo de abertura das portas que sao articuladas na altura da divisao entre o teto do carro e as laterais o movimento suave de abertura somada a envergadura das asas justifica muito bem o apelido dado por musk as portas de seu novo suv detalhe apenas as portas traseiras se abrem desta forma para facilitar o acesso a terceira fileira de bancos que sao rebativeis e concedem dois lugares extras ao generoso interior do model x agora voce certamente sabe que as falcon doors do suv eletrico nao foram as primeiras no mundo automotivo muito pelo contrario e e por isso que decidimos juntar neste post outros tipos de portas incriveis ou simplesmente bizarras mesmo que as fabricantes ja colocaram e ainda colocam em seus automoveis asa de gaivota gullwing por mais bacanas que sejam as portas asa de falcao do tesla model s sao em essencia a evoluçao de um conceito que ja existe ha decadas voce provavelmente conhece na verdade se voce le o flatout temos certeza de que conhece o mercedes benz 300sl que nao ficou conhecido como gullwing asa de gaivota a toa ele foi o primeiro carro de rua com portas que abriam para cima — na versao cupe obviamente visto que o roadster tinha portas normais a historia por tras das portas asa de gaivota e simples em 1952 quando a mercedes benz foi projetar o w194 carro de corrida que deu aos alemaes uma vitoria nas 24 horas de le mans logo em sua estreia surgiu um problema sua estrutura tubular era extremamente leve e muito resistente e ficava ainda mais eficiente com a carroceria de aluminio no entanto a fim de tornar o cockpit seguro em caso de uma colisao lateral o carro tinha soleiras bem altas com tubos passando por dentro delas o efeito colateral era o dificil acesso ao interior do bolido a soluçao encontrada em vez de portas normais o w194 tinha portas que abriam para cima com dobradiças bem proximas ao meio do teto claro o com soleiras tao altas o acesso continuava razoavelmente dificil em compensaçao a abertura das portas era bem maior como se nao bastasse o visual com as portas abertas era algo inedito e como nao poderia deixar de ser tornou se uma das marcas de estilo do carro por isso em 1954 quando o empresario americano max hoffman convenceu a mercedes de que tudo o que eles precisavam para se recuperar financeiramente era uma versao de rua do w194 boa parte das linhas do carro de competiçao foram mantidas no cupe de rua o chamado 300sl tambem herdou do w194 o modo de construçao o uso de aluminio na carroceria e o seis em linha de tres litros agora com injeçao direta de combustivel e 215 cv e claro as portas asa de gaivota o 300sl foi vendido entre 1954 e 1963 com 1 400 unidades da versao cupe com portas asa de gaivota e pouco mais de 1 800 unidades do conversivel produzidas e obviamente ele foi so o primeiro nos 60 anos que se seguiram outras de fabricantes adotaram as portas que abrem para cima como forma de garantir um pouco mais de exclusividade — como o lendario dmc delorean o gumpert apollo e o conceito c111 da propria mercedes benz e claro o sls amg sucessor espiritual do 300sl portas tesoura lambo doors se a mercedes benz adotou as portas asa de gaivota por questoes praticas a lamborghini as adotou as portas tesoura quase unicamente por questoes de estilo dizemos isto porque o primeiro automovel a utiliza las foi o conceito alfa romeo carabo apresentado no salao de paris de 1968 o carabo foi desenhado por marcello gandini que trabalhava para o estudio bertone na epoca e tratou o conceito como um carro de produçao para ele contornar a falta de visibilidade na traseira fruto do perfil em forma de cunha extremamente baixo do conceito era uma prioridade — na hora de manobrar de re por exemplo seria necessario que o motorista colocasse a cabeça para fora do carro e olhasse para tras com portas convencionais seria mais dificil fazer isto a resposta de gandini para seu proprio dilema foi modificar o modo como as dobradiças eram instaladas em vez de verticais elas eram horizontais com isto as portas abriam para cima — e traziam ate hastes para segura las assim elas foram batizadas como portas tesoura devido ao movimento que faziam quando abertas ou fechadas [youtube id= atqpjgzv1ka width= 620 height= 350 ] em 1970 quando foi contratado pela lamborghini para projetar o sucessor do miura gandini aproveitou diversos elementos de design do carabo — incluindo as portas tesoura pela mesma razao resultado em 1974 chegava as ruas o lamborghini countach primeiro carro de rua a ser equipado com portas tesoura e por isto que elas tambem sao conhecidas como lambo doors — todo lamborghini lançado desde entao contava com elas obviamente porem eles nao sao os unicos outros carros de outras fabricantes tambem as adotaram o bugatti eb110 que nao por acaso teve seus primeiros rascunhos desenhados por gandini o conceito ford indigo e o volkswagen w12 nardo portas diedrais inventadas e patenteadas por christian von koenigsegg e por isso disponiveis apenas nos hipercarros que levam seu sobrenome as portas diedrais sao uma variaçao das portas tesoura realizando o mesmo movimento vertical quando sao abertas no entanto diferentemente dos carros italianos as portas diedrais tambem se deslocam para fora quando sao abertas exigindo bem menos espaço vertical para se abrirem totalmente [youtube id= ycu582hfwja width= 620 height= 350 ] dito isto as portas diedrais tem outro problema o modo como elas abrem pode resultar em um belo prejuizo a pintura a fibra de carbono e ao proprio mecanismo de abertura caso voce estacione seu hipercarro sueco com motor v8 biturbo de mais de 1 000 cv perto demais da calçada como o aviso colado nas soleiras deixa bem claro foto peter orosz de qualquer forma este e apenas um efeito colateral de um dos tipos de porta mais legais que ja vimos portas canopi as portas canopi sao tao legais que quase nao da para chama las de portas isto porque na verdade o para brisa os vidros laterais e parte do teto se deslocam para a frente para cima ou para os lados para dar acesso ao interior que fica quase totalmente exposto quando o carro e aberto — dai o nome canopi como nos carros voadores dos jetsons [youtube id= fyind6zdqeg width= 620 height= 350 ] sendo bem mais complexas e admitamos nao exatamente praticas as portas do tipo canopi nao sao muito comuns mesmo em superesportivos sendo mais usadas por carros conceito exemplos sao a ferrari 512s modulo projetada pela pininfarina e apresentada no salao de genebra de 1970 acima e o volkswagen 1 litre car de 2002 abaixo com motor monocilindrico de 0 8 litro combinava o baixo deslocamento e a carroceria ultra aerodinamica para consumir apenas um litro de combustivel a cada 100 km foi o vw 1 litre que deu origem dez anos depois ao vw xl1 — outro carro aerodinamico super economico com portas especiais as portas borboleta e muito facil confundir as portas borboleta com as portas tesoura ou asa de gaivota isto porque de certa forma elas misturam os dois conceitos abrindo para cima e para a frente o detalhe e que as dobradiças geralmente ficam nas coluna a e quando sao abertas as portas realmente lembram as asas de uma borboleta um dos primeiros carros a usas portas borboleta foi o cupe compacto toyota sera lançado em 1990 dois anos depois porem um verdadeiro icone deu a elas fama mundial o mclaren f1 que simplesmente dispensa apresentaçoes — caramba ele e simplesmente um dos maiores e mais famosos supercarros da historia graças a seu motor v12 de 627 cv que fez dele o carro mais veloz do mundo em seu tempo capaz de chegar aos 391 km/h temos tudo o que voce quiser ler sobre o mclaren f1 bem aqui quer outro carro fodastico com portas tesoura toma alfa romeo 33 stradale o supercarro que tinha um coraçao caso encerrado portas deslizantes calma nao estamos falando das portas deslizantes das minivans que bem nao sao tao legais assim porque sao portas de minivan as portas deslizantes a que nos referimos sao bem mais interessantes elas deslizam para baixo para um compartimento no assoalho do carro e foram usadas pela primeira vez em 1989 com o roadster bmw z1 — primeiro da linhagem de z cars da bmw que inclui tambem o z3 e o z4 falamos sobre as portas deslizantes do conversivel em um post especial no ano passado as portas eram o maior diferencial do z1 em vez de abrir para fora elas mergulhavam para dentro das soleiras por um sistema eletrico para garantir a segurança em caso de uma colisao lateral as soleiras eram bem altas e reforçadas somando tudo isto a estrutura excepcionalmente rigida o z1 podia ser guiado com as portas abertas sem comprometer sua segurança mas isto tambem dava a elas outra vantagem dito isto o bmw z1 nao foi o unico a usar portas que deslizavam para baixo em 1993 uma versao conceitual do lincoln mark viii recebeu um sistema parecido que foi uma maneira de contornar o fato de suas portas serem grandes e pesadas demais [youtube id= aatkoje4 em width= 620 height= 350 ] a porta do isetta tanto a versao alema do isetta fabricada pela bmw quanto a versao nacional batizada como romi isetta compartilham o mesmo projeto com motor de moto na traseira e carroceria em forma de bolha no entanto sua caracteristica mais marcante era a porta unica que ficava na frente do carro e ao abrir trazia consigo a coluna de direçao e o volante sua adoçao se deu por uma questao de espaço era muito mais pratico colocar uma porta na frente de um carro tao pequeno do que duas nas laterais — especialmente para o acesso ao interior portas suicidas as portas suicidas sao talvez as mais tradicionais desta lista elas eram muito comuns nos primeiros carros fabricados no inicio do seculo xx e eram uma herança direta das carruagens de traçao animal e as portas suicidas nao ganharam este apelido a toa vindas de uma epoca quando cintos de segurança nao tinham nem sido inventados elas representavam um risco muito maior caso se abrissem acidentalmente com o carro em movimento ao contrario das portas normais com dobradiças a frente elas continuavam abertas por causa do fluxo do ar ao tentar fecha las era muito facil cair de dentro do carro e ser atropelado por ele nada disso impediu contudo que alguns carros continuassem com elas — como e o caso do fiat 600 de 1955 dito isto as portas suicidas jamais deixaram de ser populares entre os adeptos da customizaçao especialmente os fas de hot rods que adoram transformar portas normais em portas suicidas com a evoluçao dos equipamentos de segurança no entanto algumas fabricantes se arriscam com as portas suicidas ate hoje as portas traseiras do mazda rx 8 descontinuado em 2012 sao suicidas bem como dos rolls royce modernos — elas sao consideradas mais luxuosas e tradicionais — e do conceito porsche mission e
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