ha alguns dias perguntamos a nossos leitores quais eram as preparadoras alemas mais fodasticas de todas — nao apenas as mais famosas como alpina ou brabus mas tambem as mais obscuras que apesar de nao serem tao conhecidas tambem podem ser incriveis a primeira parte da lista com as respostas ja fu publicada aqui agora vamos a parte 2 novitec voce deve conhece la como novitec rosso e pelo nome talvez voce pensasse se tratar de uma preparadora italiana mas nao a verdade e que a novitec foi fundada em stetten na alemanha em 1989 por wolfgang hagedorn seu objetivo desde o inicio era preparar carros italianos — e ele começou acredite com o fiat uno depois de alguns anos modificando carros da fiat e da alfa romeo hagedorn eu um passo importante em 2004 ele fundou a novitec rosso divisao feita exclusivamente para preparar os carros da ferrari que se tornaria o carro chefe da companhia a partir de entao seu primeiro projeto foi uma ferrari 360 modena que com dois superchargers em seu v8 de 3 6 litros desenvolvia 572 cv — bem mais que os 405 cv originais [youtube id= cp kpy94tao width= 620 height= 350 ] deste entao o sucesso da novitec rosso fez com que a empresa criasse outras duas divisoes a novitec torado exclusiva para carros da lamborghini; e a novitec tridente que como voce deve ter imaginado e dedicada aos maserati existe ainda a spofec especializada nos carros da rolls royce abt sportsline a abt sportsline e uma das maiores preparadoras especializadas no grupo vw do planeta foi fundada na cidade de kempten regiao da baviera na alemanha em 1991 o fundador johann abt voce achou que abt era uma sigla era piloto de motocicletas na decada de 1970 e faturou alguns titulos regionais com motos preparadas pela abarth quando abriu a companhia em 1991 ele tinha o objetivo de formar uma equipe de corrida — e de fato a abt venceu alguns campeonatos na alemanha durante os anos 1990 ate o vw fox vendido no reino unido entrou na dança com a morte de johann abt seus filhos hans jurgen e christian abt continuaram tocando a companhia desta vez com um foco maior na preparaçao de carros de rua sua especialidade nao sao apenas os carros da audi e da vw mas tambem da seat e da skoda — o que nao e dificil de entender considerando que as quatro marcas compartilham diversos componentes motores e plataformas entre si a marca da abt sao os body kits de visual agressivo rodas maiores pintadas de cores escuras e um estilo de preparaçao focado em reprogramaçoes eletronicas mas nao limitado a elas claro o golf r por exemplo originalmente seu motor 2 0 tsi entrega 300 cv mas a abt oferece um pacote que aumenta a potencia para 400 cv acompanhada de modificaçoes na carroceria na suspensao e nos freios ha diferentes niveis de preparaçao e pacotes comuns a diferentes modelos do grupo — as modificaçoes feitas no golf por exemplo tambem podem ser realizadas no audi tt que usa plataforma e motor semelhantes [youtube id= geercch8wg width= 620 height= 350 ] modelos menos esportivos como o vw up ou as minivans que a volks oferece na europa por sua vez recebem modificaçoes esteticas e aerodinamicas alpina foto petrolicious esta aqui honestamente dispensa apresentaçoes — mas nos vamos apresenta la do mesmo jeito a alpina e conhecida como a segunda maior fabicante de bmw do planeta a primeira obviamente e a bmw mas a alpina tal como a ruf e registrada no kraftfahrtbundesamt o ministerio dos transportes da alemanha como uma fabricante de automoveis e nao uma simples preparadora tudo começou quando um cara chamado burkard bovensiepen colocou um carburador weber de corpo duplo em um bmw neue klasse — a familia de sedas e cupes compactos que com seu desempenho esportivo visual agradavel e preço camarada começou a pavimentar o caminho que levou a bmw a ser uma das maiores fabricantes de automoveis do planeta e deu a ela a reputaçao que tem hoje o fato e que com o novo carburador o motor 1 5 do bmw 1500 neue klasse ganhava 10 cv de potencia chegando aos 90 cv — a mesma potencia obtida pela bmw dois anos mais tarde com a adoçao do motor 1 8 que resultou no modelo 1800 burkard ainda era um estudante de administraçao e engenharia mas seu kit de carburaçao para os bmw chamou a atençao da imprensa automotiva da epoca e ate mesmo do diretor de vendas da bmw paul hahnemann que em reconhecimento a qualidade dos componentes certificou a garantia de fabrica para os carros equipados com os kits alpina a partir de 1964 o detalhe e que a alpina foi fundada pelo pai de burkard rudolf bovensiepen e fabricava equipamentos de escritorio como maquinas de escrever burkard fundou a alpina burkard bovensiepen kg adotando este nome para manter a relaçao com os negocios do pai entre 1968 e 1977 a alpina fez nome nas pistas com pilotos do porte de derek bell harald ertl james hunt jacky ickx niki lauda brian muir e hans stuck no comando de seus carros o destaque contudo foi o ano de 1970 quando seus carros venceram nao apenas o campeonato europeu de turismo mas tambem o campeonato alemao de subida de montanha e as 24 horas de spa — esta ultima com gunther huber e helmut kelleners ao volante de um bmw 2800cs a alpina deixou as pistas em 1988 por causa das limitaçoes de deslocamento e potencia impostas pela fia e a partir dai decidiu dar mais foco aos carros de rua a tradiçao que começou no neue klasse se estendeu a outros modelos da bmw como o 3 0 csl e o serie 3 [youtube id= cpiifwoakbw width= 620 height= 350 ] um de seus maiores classicos e sem duvida o alpina b3 versao preparada do serie 3 que sempre funcionou como uma alternativa mais grand tourer ao m3 atualmente o alpina b3 usa um seis em linha com dois turbos e 410 cv voce pode ler toda a historia da alpina aqui strosek [youtube id= ev_k9wi2uds width= 620 height= 350 ] esta e uma das obscuras fundada em 1971 por vittorio strosek a strosek design ficou conhecida na decada de 1990 ao desenvolver kits aerodinamicos para o lamborghini diablo o nissan 300zx e o porsche 911 no entanto seus primeiros modelos foram o porsche 928 e o porsche 944 a strosek tinha um estilo de modificaçao bastante especifico adotando farois com projetores que ainda eram novidade nos anos 1990 formas limpas sem vincos ou angulos retos e rodas mais largas diferentemente das outras companhias nesta lista a strosek focava suas alteraçoes no visual dos veiculos trocando peças da carroceria rodas e elementos do interior mas nao costumava fuçar no motor dos carros tendo feito fama ha cerca de vinte anos e depois meio que desaparecido do mapa — em meados dos anos 2000 vittorio strosek passou a trabalhar como designer freelancer para outras preparadoras alemas como a ruf e a propria abt gemballa a gemballa foi fundada em 1981 por uwe gemballa e começou fornecendo componentes aftermarket para os carros da porsche com o passar do tempo a empresa passou a desenvolver seus proprios kits de preparaçao resultando em modelos como o gemballa avalanche de 1984 — uma versao de 390 cv do porsche 930 com o passar do tempo a gemballa começou a se especializar em body kits — alguns bastante extravagantes e acompanhados de rodas maiores e coloridas e decalques de gosto um tanto duvidoso no entanto a preparadora nunca deixou de preparar motores — o gemballa mistrale por exemplo de 2011 e baseado no porsche panamera turbo e entrega nada menos que 730 cv originalmente o v8 entrega 578 cv [youtube id= uwca0ghl_r4 width= 620 height= 350 ] no entanto a gemballa atual fundada em 2010 e uma companhia diferente em maio daquele ano uwe gemballa foi assassinado em joanesburgo na africa do sul — a suspeita e que tenha sido uma execuçao comandada por uma quadrilha de lavagem de dinheiro na qual gemballa estava envolvido em seguida a sede da companhia em stuttgart foi fechada pelas autoridades alemas no entanto em agosto o ceo andreas schwarz e o investidor steffen korbach conseguiram comprar de volta os direitos pelo nome e abriram uma nova empresa hamann [youtube id= 4dnmvdj2woc width= 620 height= 350 ] como outras companhias desta lista a hamann foi fundada na alemanha para mexer com carros alemaes especialmente os bmw mas com o passar do tempo expandiu sua atuaçao para outras marcas — fiat mercedes benz maserati ferrari jaguar aston margin e lamborghini sao so algumas delas a hamann foi fundada por richard hamann nao confundir com richard hammond em 1986 e seu primeiro modelo foi um bmw m3 e30 a primeira e mais classica geraçao cujo quatro cilindros de 2 3 litros recebia um turbocompressor assim a potencia saltava de 192 para 348 cv e o carro era capaz de atingir os 100 km/h em 5 1 segundos com o passar do tempo a hamann foi uma das empresas que começaram a exagerar um pouco no visual de suas customizaçoes — algo que convenhamos e relativamente comum entre as preparadoras alemas veja a brabus por exemplo no entanto ainda restaram alguns projetos interessantes como o lamborghini murcielago apresentado em 2008 [youtube id= a0t2rbqdh7c width= 620 height= 350 ] alem do visual modificado com novos componentes aerodinamicos e rodas maiores pintadas de preto fosco o carro teve o motor refeito e com um novo sistema de escape e ecu reprogramada passou de 640 cv para 700 cv e o ronco ficou um espetaculo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.