FlatOut!
Image default
Humor Top WTF?

As rodas mais bizarras e curiosas (ou só feias, mesmo) do mundo automotivo


Seja por função ou estética (ou função estética), uma das primeiras modificações que todo entusiasta realiza em seu carro é trocar o jogo de rodas. Não que as originais seja feias ou não cumpram seu papel como devem, mas talvez dê para dizer que as rodas são como a moldura de um quadro, em termos estéticos: elas podem complementar seu visual ou chamar a atenção para a pintura. Quer dizer, para o carro.

A diferença é que uma moldura feia não é exatamente algo comum de se ver. Ou você já olhou para uma moldura e disse “cara, que moldura ridícula”? — provavelmente não. No fim das contas, até dá para pendurar ou pôster sem moldura na parede, e fica bacana. Agora, vá tentar dirigir um carro sem rodas…

sem-roda

E rodas ridículas, bizarras, curiosas ou só feias, mesmo, existem aos montes. Não é o caso de todas: nós mesmos já falamos bastante nesse assunto, como quando perguntamos aos leitores quais eram suas rodas aftermarket favoritas (as respostas renderam uma lista com nada menos que 50 modelos). Ou quando selecionamos algumas combinações de carros + rodas nada menos que perfeitas. Todas elas tinham sua beleza, fosse puramente pelas formas ou pela função. Algumas são bem mais leves; outras, mais largas; e algumas, ainda, até melhoram a ventilação para os freios.

Hoje, no entanto, o que a gente vai fazer é falar de rodas esquisitas. E mostrá-las, claro. Talvez você até aprecie algumas delas pela ousadia e alegria, enquanto outras vão te deixar com cara de ponto de interrogação e te fazer querer fechar a aba do navegador (mas a gente não quer que você faça isso, OK?).

Enfim: o que a gente quer que você entenda que este post não é totalmente sério. Nós somos tão entusiastas quanto vocês, e a gente acredita muito no equilíbrio entre forma e função. Vamos só rir do fato de que a função da maioria destas rodas é simplesmente ser diferente — e talvez até arrancar algumas gargalhadas seja intencional!

 

Lenso Roulette

lenso-roulette

A Lenso Roulette já tem quase dez anos e a gente ainda fica chocado com ela como se tivesse sido lançada ontem. Talvez algum frequentador de Las Vegas — naturalmente apreciador de jogos de azar tenha gostado do que viu no SEMA Show de 2007, mas não conseguimos encontrar nenhuma foto de um carro usando elas. Talvez isto seja uma coisa boa.

 

Ronal Urs

ronal-urs

Ah, as Ronal Urs… também conhecidas como Teddies, as rodas de ursinho sempre são as primeiras nas listas de rodas bizarras. Aqui, para fazer diferente, ela foi a segunda! A Ronal Urs só ficou realmente famosa com o advento da internet mas, de acordo com a fabricante, elas são um sucesso desde a década de 1990 e já foram produzidas em diversas cores.

golfbear

Em tamanho único de 14 polegadas, as Ronal Urs foram feitas para carros pequenos. Elas não devem ser muito fáceis de balancear…

 

Intra Koala

ik

Depois das rodas de ursinhos, vieram as Intra Koala — que, como as Ronal Urs, foram feitas para quem quer deixar seu carro compacto um pouco mais fofinho, mas prefere marsupiais endêmicos da oceania que só se alimentam de eucalipto a bichos de pelúcia que podem ser encontrados em qualquer loja de brinquedos. Isto é ser exclusivo.

 

Bibendum

michelin14x6-2

“Bibendum”, para quem não sabe, é o nome do rechonchudo mascote da Michelin. Ao que tudo indica, elas são uma edição limitada promocional que não é tão limitada assim. Disponíveis principalmente no Reino Unido, um jogo em bom estado não custa mais que £ 70, ou cerca de R$ 365.

wheels_michelin_man

Quem compra um jogo destes geralmente vai instalar só para tirar umas fotos “irônicas”. Da nossa parte? Só ficamos felizes por eles terem usado a versão moderna do Bidendum. Por que a primeira, criada na década de 1920…

bibendum

Sério, cara. esse negócio era medonho.

 

STi Genome SCUBA

svuba

Até as rodas de aço que vieram nas versões aliviadas do Subaru WRX STi são bonitas, fala aí? E que tal as rodas do clássico 22B, ou mesmo as do atual WRX STi em sua série especial de lançamento — que são douradas e casam perfeitamente com o azul? Pois bem: um dia a STi fez estas rodas bem… esquisitas da foto acima.

fart-cans

Elas só estiveram disponíveis para o Subaru Legacy de quarta geração, e faziam parte do pacote de opcionais Genome de opcionais, disponível apenas para o Subaru Legacy de quarta geração. O pacote também incluía novas ponteiras de escape e grafismo diferenciado nos mostradores.

 

Emblema VW

vw-rims-6

Aparentemente, estas rodas são feitas sob medidas para verdadeiros fanáticos pela VW — especialmente os caras lá da Europa que realmente vivem e respiram Volkswagen, frequentam eventos o ano inteiro e consideram o Wörthersee um feriado mais importante que as festas de fim de ano. Não dá para dizer que são feias, mas… você usaria uma destas no seu carro o tempo todo?

 

Forgiato Maschili

tumblr_nd3ajivzLU1tq2q76o1_1280

Por mais que pareçam o rotor de um motor Wankel, a Mazda faz questão de afirmar que não teve nada a ver com o design das Forgiato Maschili. Brincadeira, eles não fizeram nada disso. Ainda.

forged-wheel-original-maschili-dl-3

Porque, como a maioria das rodas do estilo de tuning conhecido como DUB — rodas de pelo menos 20 polegadas, cromados em locais bastante seletos da carroceria, pintura imaculada (perolizada, de preferência) e interior chique, normalmente vistos em sedãs topo-de-linha — elas exigem gostos pessoais bem específicos.

 

American Force Texas

tecsas

À primeira vista, estas rodas feitas para utilitários parecem apenas mais um design em forma de estrea de cinco pontas. No entanto, uma inspeção mais cuidadosa revela que os buracos têm o formato do estado do Texas — para muita gente, o que melhor representa a cultura hillbilly americana. É claro que não é coincidência o fato de estes caras serem verdadeiros fãs de SUVs e picapes. ‘MERICA, F*CK YEAH!

 

Envy Monolith

envy

Olha, cara, é difícil defender estas aqui. Se as Forgiato Maschli até que não ficam tão estranhas assim quando não estão pintadas em cores extravagantes, mas as Envy Monolith não têm defesa. Elas parecem pesar, de fato, o mesmo que um monolito e simplesmente não combinam com o design de nenhum carro. Mas, claro, esta é nossa opinião — só temos certeza de que é a mesma de quase todo mundo aqui. Ou não.

 

Enkei Spider

enquei-spaider

Poxa, como é que a mesma marca que fez as belas EV5 pode ter criado esta roda que mais parece um Facehugger de Alien?

Aparentemente elas foram uma edição especial criada em algum momento entre o fim dos anos 1990 e os anos 2000, e é praticamente impossível encontrar um exemplar à venda. Ou até mesmo fotos na Internet, o que não é de todo ruim.

Isto aqui, meus amigos, foi só um aperitivo — e a gente ainda vai lançar um desafio: nos mostre outras rodas bizarras, esquisitas e curiosas que já viu por aí.

 

Este Uno 1.5R pode ser seu!

Participe!

Clique aqui e veja como

Compartilhe agora