na copa do mundo de 2014 a seleçao brasileira de futebol sofreu a pior derrota da sua historia para a seleçao da alemanha foram sete gols em 90 minutos e um choque de realidade que nao sera esquecido tao cedo so que este nao e um site de futebol mas aproveitando este papo sobre alemaes fazendo um monte de gols no brasil decidimos lembrar sete dos volkswagen gol mais bacanas na opiniao da equipe do site aqui estao eles gol gt a primeira versao esportiva do gol nasceu em 1984 mesmo ano em que o modelo ganhou seus primeiros motores arrefecidos a agua enquanto as versoes s e ls eram equipadas com o motor md 270 1 6 do passat o gt tinha algo mais especial o motor 1 8 que seria adotado no santana meses depois porem modificado com o comando de valvulas 49g do golf gti alemao foto reginaldo de campinas por fora ele se diferenciava dos irmaos comportados pelos farois auxiliares afixados no para choques rodas de magnesio diamantadas adesivo gt 1 8 nas laterais grade na cor do carro grafismo gt no vidro traseiro e aplique plastico na coluna b por dentro o negocio ficava ainda melhor gol da alemanha os bancos esportivos eram da recaro o painel trazia conta giros e instrumentos auxiliares o acabamento interno tinha um filete vermelho exclusivo da versao — com direito ao nome da versao no painel — e havia ate um cronometro digital integrado ao relogio com essa receita o esportivo tinha a sua disposiçao 99 cv declarados cerca de 105 cv reais para embalar seus 930 kg segundo dados de fabrica a aceleraçao de zero a 100 km/h era feita em 9 8 segundos e a velocidade maxima era 180 km/h na primeira serie o gt era equipado com cambio de quatro marchas mas logo em seguida ganhou o novo cambio de cinco marchas que se tornou o padrao na linha volkswagen alguns anos mais tarde o gol gt foi produzido somente por tres anos mas foi tempo suficiente para mostrar ao brasil que a ideia de um gol esportivo era boa de verdade gol gts foto reginaldo de campinas em 1987 o gol ganhou uma nova reestilizaçao que integrou os farois a grade e eliminou o motor arrefecido a ar de uma vez por todas nesta nova linha o gt se tornou o gts e manteve as mesmas caracteristicas do antecessor motor 1 8 com comando bravo o mesmo 49g e pegada esportiva o gts tambem se diferenciava dos irmaos pelos farois auxiliares os de milha afixados no para choque enquanto os de neblina eram integrados os borrachoes laterais eram mais largos e traziam um filete vermelho que se repetia nos para choques dando a impressao de continuidade na traseira — gol da alemanha — as novas lanternas eram maiores e ele agora tinha um aerofolio na borda da tampa do porta malas as rodas de liga leve tambem eram novas com um desenho que acompanhou o modelo ate o começo dos anos 1990 por dentro a evoluçao foi mais timida no primeiro ano o gts ainda compartilhava o painel com as versoes de entrada do gol — que naquele 1987 era identico ao do modelo pre facelift assim como os bancos recaro depois a partir de 1988 o gol ganhou dois novos paineis — um mais simples e de material rigido e outro mais completo com material emborrachado e teclas de controle nas laterais do quadro de instrumentos os bancos tambem ganharam um novo revestimento foto reginaldo de campinas em 1989 o gts foi reposicionado como coadjuvante da linha esportiva do gol com o lançamento do gti esse sim uma revoluçao com seu motor injetado — e exatamente o proximo gol desta lista gol gti o gti chegou em 1989 com um novo motor 2 0 o mesmo que havia estreado no santana meses antes e um recurso inedito no brasil — e que foi fundamental para fazer do gti o melhor esportivo nacional de sua epoca a injeçao eletronica bosch le jetronic com o gerenciamento eletronico da igniçao e injeçao de combustivel ele produzia 112 cv e 17 5 mkgf que levavam os 950 kg do modelo aos 100 km/h em 8 8 segundos e a maxima de 190 km/h visualmente ele era bastante parecido com o gts porem tinha pintura em dois tons na exclusiva azul monaco as outras cores como vermelho branco e ate um chamativo amarelo sairam nos anos seguintes o aerofolio do gti tambem era exclusivo mais arredondado que o do gts e as lanternas eram escurecidas — ou fume como se dizia na epoca por dentro os bancos recaro tinham encostos de cabeça vazados gol da alemanha o volante era o mesmo de quatro raios que estreou em 1988 no gts e os instrumentos tinham grafismos e iluminaçao vermelha que davam um certo ar diabolico ao hot hatch foram feitos somente 2 000 unidades no primeiro ano em 1991 o gol ganhou um facelift sutil que deixou os farois mais estreitos e a dianteira mais arredondada o gts e o gti tambem ganharam as famosas rodas orbit com desenho inspirado nas rodas do conceito de mesmo nome e mais tarde ja no final de sua carreira as rodas raiadas tipo bbs gol gti 16v lançado em 1995 o ultimo gol a usar a famosa sigla foi tambem o melhor quer dizer desde que acompanhado do sobrenome 16v — com um cabeçote especial dotado de comando duplo e quatro valvulas por cilindro o motor de dois litros se transformava e passava a desenvolver 141 cv como ja explicamos neste post o carro era fabricado no brasil mas o motor vinha importado quase pronto da alemanha ele tinha arquitetura bem semelhante a do conhecido ap2000 mas trazia algumas diferenças importantes a primeira delas era o bloco mais alto que permitia maior comprimento das bielas — de 144 mm para 159 mm com 15 mm a mais as bielas mais longas contribuiam para uma relaçao r/l resultado da divisao de meio curso dos pistoes pelo comprimento das bielas mais baixa — de 0 32 para 0 29 resultando em motor de funcionamento mais suave em altas rotaçoes e maior rendimento alem disso o cabeçote de 16 valvulas alemao tinha fluxo cruzado — e gol da alemanha as duas modificaçoes ajudavam a elevar a potencia do motor a 141 cv a 6 250 rpm com torque de 17 8 mkgf a 4 500 rpm em um carro de menos de 1 200 kg resultado era uma relaçao peso/potencia digna de hot hatches europeus 7 9 kg/cv a transmissao era manual de cinco marchas a mesma do audi a4 contemporaneo o motor tambem era responsavel pela maior diferença estetica do gti 16v em relaçao ao modelo de 8 valvulas que foi vendido ao mesmo tempo e era mais manso com 109 cv a bolha no lado direito do capo necessaria pois o motor alemao era mais alto completavam o visual os farois auxiliares no para choque saias laterais maiores uma discreta asa na tampa do porta malas e as rodas de 15 com desenho exclusivo o interior trazia bancos recaro de otimo apoio volante de diametro menor e como opcional couro bicolor preto e vermelho em 2000 com a primeira reestilizaçao geral conhecida como gol giii o gti 16v passou a entregar 145 cv e ficou ainda mais discreto pois a vw começou a oferecer pacotes opcionais que poderiam deixar qualquer versao do gol com o visual do gti foi o ultimo ano da versao que de preço elevado perdeu espaço dentro de casa para o golf gti com motor 1 8 turbo desde entao ja faz 15 anos desde que os fas da volks anseiam pela volta de um gol verdadeiramente esportivo hellbrugge gt4 [youtube id= sp8liby_b_y width= 620 height= 350 ] na falta de um gol verdadeiramente esportivo ha quem prefira fazer seu proprio e tem gente que simplesmente nao sabe brincar como o criador do hellbrugge que indo direto ao ponto e um gol giii com um motor vr6 turbo de 600 cv e traçao integral e mais totalmente legalizado para as ruas apesar da sonoridade e da personalidade diabolico o nome do hellbrugge gt4 nao tem nada a ver com o inferno e o sobrenome do criador do carro o paulista ricardo hellbrugge depois de anos desenvolvendo componentes para os carros dos outros decidiu usar seu conhecimento para — gol da alemanha criar um carro para si em suas proprias palavras em 2002 decidi que estava na hora de fabricar um carro que trouxesse de volta a adrenalina um carro que informasse claramente o piloto o que estava acontecendo a cada segundo com cada roda um motor liso em baixa e absurdamente forte em alta rotaçao traçao nas quatro rodas para conseguir por no chao toda esta força freios direçao e suspensao coerentes com este desempenho a traçao integral foi a primeira providencia tomada o sistema com cambio manual de seis marchas e diferencial com bloqueio controlado pelo motorista ou melhor piloto veio de um audi s4 adquirido por ricardo especialmente para doaçao de peças [gallery columns= 4 link= file ids= 62077 62078 62079 62080 ] o motor no inicio do projeto era um ap 2 0 turbo operando a 2 1 bar e 400 cv era um foguete mas logo o motor começou a demonstrar sinais de cansaço foi ai que entrou em cena o vr6 de um passat com deslocamento ampliado de 2 8 para 2 9 litros; turbo garrett gt40 operando a 1 9 bar; radiador de oleo e intercooler no total sao 600 cv a 7 000 rpm e 64 mkgf de torque a 6 100 rpm — o motor acorda de verdade em altas rotaçoes e leva o carro aos 100 km/h em pouco mais de cinco segundos gol motorfort 4x4 foto clubedosquadrados com br o hellbrugge e fantastico sem duvida mas existe outro gol preto com traçao integral no brasil o gol g4 2008 da motofort a receita e bem parecida — motor turbinado e sistema de traçao completo do audi s2 — porem seu apelo e diferente as pistas de arrancada olha so o bicho em açao [youtube id= pfa4hgmqba0 width= 620 height= 350 ] em vez de um motor vr6 o gol motorfort aposta em um bloco de golf gol da alemanha cabeçote de 16 valvulas preparado e um turbo precision 6765s com bielas forjadas da cunningham pistoes iapel e uma insana taxa de compressao de 11 1 no total sao 800 cv o cambio manual de seis marchas veio do mesmo audi s2 que forneceu o sistema de traçao integral apesar de detonar na arrancada — estamos falando de um carro que chega aos 191 km/h em 6 2 segundos — o gol motorfort e um carro de rua com carpetes e painel original com alguns instrumentos extras claro os bancos sao do tipo concha feitos de aluminio e trazem cintos de competiçao de cinco pontos o interior tambem recebeu uma gaiola de proteçao completa e homologada pela cba a suspensao recebeu molas e amortecedores mais firmes com ajustes que garantem algum conforto mas o comportamento do carro e totalmente violento o gol motorfort 4x4 esteve a venda em 2012 — ate fizemos uma materia a respeito no finado jalopnik brasil mas desde entao nao tivemos mais noticias ele deve estar aterrorizando desavisados por ai gol glr no meio do fogo cruzado entre os que enxergam no gol um carro com grande potencial e os que acham que e carro de manolo esta o gol glr do entusiasta tiago kfouri voltado para track days e um dos projetos mais legais que ja vimos quando o assunto e equilibrar visual e desempenho o fato de por fora o glr parecer apenas um gol quadrado bem conservado com umas rodas bacanas ajuda bastante por dentro volante de competiçao a chave geral no painel os instrumentos aftermarket e os bancos e cintos de competiçao denunciam o veneno o motor de 1 8 litro recebeu preparaçao old school carburador 2e comando de graduaçao mais agressiva bielas forjadas radiador de oleo e sistema de arrefecimento redimensionado alem de um turbo kkk k16 o resultado 256 cv e 38 2 mkgf a disposiçao do pe direito [youtube id= lizh3yc1xq8 width= 620 height= 350 ] para domar o folego extra o carro tambem recebeu suspensao fenix com amortecedores de maior carga e geometria retrabalhada as rodas sao scorro de 15x6 calçadas com pneus yokohama advan neova 195/50 os freios trazem discos slotados de 288 mm na dianteira e pinças do gol gti o resultado e um carro veloz bonito e eficaz no que foi feito para fazer arrepiar em track days duvida entao se liga no video abaixo gravado em 2012 no autodromo da fazenda capuava [youtube id= rnndthljnsa width= 620 height= 350 ] gol da alemanha seu gol favorito ficou de fora entao aproveite para deixar sua sugestao nos comentarios — quem sabe rola uma prorrogaçao
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