FlatOut!
Image default
Zero a 300

As versões do VW Tera | Charger Daytona precisa de desconto | A volta do “The Grand Tour”? e mais!

Bom dia, FlatOuters! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa seleção das principais notícias do Brasil e de todo o mundo. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!


Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

 

VW Tera terá duas versões com câmbio manual

O site Motor 1 teve acesso à um comunicado da Volkswagen para seus concessionários que confirma definitivamente que o novo VW Tera espelhará as versões já existentes do Polo, e não somente a mais cara combinação 1.0 turbo/auto. Também confirma que a novidade chega às lojas em maio.

Na quinta-feira passada, dia 13 de março, a VW já tinha anunciado que a produção iniciara em sua fábrica de Taubaté, no Vale do Paraíba paulista. Um motivo de orgulho para os envolvidos: é fruto de um investimento de R$ 16 bilhões, que gerará 260 novos empregos diretos na fábrica e até 2.600 indiretos no setor de fornecedores. Na planta de Taubaté agora serão feitos o Polo e o Tera, juntos.

Como sabemos, o carro foi lançado durante o carnaval carioca deste ano e ficará acima do Polo e abaixo do Nivus em preço, na linha da VW. É baseado no Polo, mas tem carroceria toda nova, para competir em uma faixa do mercado bem populada já: Citroën Basalt, Fiat Pulse e Renault Kardian.

No lançamento, foi exibida a versão topo de linha High com o pacote visual Outfit, e todo mundo imaginou que o carro seria vendido apenas com motor turbo e câmbio automático. Conforme o tempo passou, flagras e boatos diziam que versões básicas mais baratas existiriam. Agora vem a confirmação: duas versões básicas com câmbio manual existirão: 1.0 MSI aspirada, e 1.0 Turbo TSI. Como é no Polo. Obviamente, versões mais sofisticadas também existirão: Confort e High, ambas 1.0 turbo com câmbio automático de seis marchas.

O motor básico então será o tricilíndrico aspirado de 999 cm³ e 12 válvulas, que na versão Track do Polo, tem 84 cv com etanol e 77 cv a gasolina.  Será pareado com câmbio manual de 5 marchas. A TSI MT, turbo, com seis marchas, deve vir com até 116 cv e 16,8 mkgf de torque. Duas versões manuais, e duas automáticas: perfeito. (MAO)

 

Porsche 963 vence em Sebring com Felipe Nasr

Interrompida sete vezes, a 73ª edição das 12 Horas de Sebring foi liderada por cinco fabricantes diferentes em vários estágios. Mas, assim como nas 24 Horas de Daytona, a Porsche Penske Motorsport emergiu vitoriosa mais uma vez.

Sete semanas depois de vencer as 24 Horas de Daytona, o brasileiro Felipe Nasr levou o Porsche Penske nº 7 para a vitória novamente, dando à Porsche sua primeira vitória geral em Sebring em 18 anos. A equipe agora parece imbatível: o pódio repetiu o anterior, com dois Porsche 963 oficiais no pódio ao lado de um Acura ARX-06 da Meyer Shank Racing.

“É simplesmente incrível”, disse Nasr à NBC Sports. “Estou sem palavras. A equipe inteira fez isso hoje. Nick fez uma ótima ultrapassagem lá no final no nº 31, e então foi só chegar na frente cuidando dos pneus, do combustível.”

Nick Tandy, parceiro de Nasr na corrida, fez história em janeiro como o primeiro piloto a vencer as quatro maiores corridas de 24 horas do mundo: Le Mans, Spa, Nürburgring e Daytona. Mas faltavam as clássicas 12 horas de Sebring em seu currículo; não mais. Tandy tem 40 anos de idade, e é inglês.

A Penske garantiu sua segunda vitória nas 12 Horas de Sebring, a primeira desde 2008, enquanto a Porsche ampliou seu recorde histórico para 19 vitórias, a última também datada de 2008. O Porsche nº 7, pilotado por Felipe Nasr, Tandy e Laurens Vanthoor, liderou 166 das 353 voltas, em comparação com 147 do Cadillac V-Series.R nº 31 da Action Express Racing. (MAO)

 

Dodge já está dando enormes descontos para o Charger Daytona

Como fazer um carro que ninguém gosta, atraente? Ora, fácil: diminua o preço dele pela metade. Sim, claro: não é um procedimento empresarial recomendável: se você fizer isso, é por ter um fracasso nas mãos, e desejar se livrar dele o mais rápido possível, apenas. Mas para os consumidores, torna algo antes desprezível, intrigante pelo menos.

Não, a Dodge não diminuiu o preço de seu Charger Daytona elétrico pela metade, seria um suicídio corporativo. Mas está dando enormes descontos já. Quem diria que um carro desse tipo, eletrificado, seria um fracasso? Todo mundo, parece. Elétricos são excelentes para muitas coisas; mas substituir Charger e Challenger com um V8 Hemi, aparentemente, não.

O Dodge Charger Daytona elétrico está nas concessionárias há apenas alguns meses, mas grandes descontos já aparecem. Se você pesquisar, poderá conseguir um Charger Daytona 2024 nos EUA com até US$ 12.500 (R$ 71.046) de desconto, reduzindo o preço do modelo básico para menos de US$ 50.000 (R$ 284.187).

A Dodge enviou recentemente um boletim com um desconto nacional de US$ 7.500 (R$ 42.628) para o Charger Daytona, de acordo com a CarsDirect. Isso acontece poucos meses depois que a Dodge cortou os preços de leasing do Charger para US$ 299 (R$ 1.700) por mês. Agora, alguns lugares estão oferecendo até US$ 12.500 de desconto.

Com este desconto, o Charger Daytona R/T básico cairia para apenas US$ 49.090 (R$ 279.015), enquanto um Scat Pack custaria US$ 62.685 (R$ 356.285). De repente, fica um pouco mais atraente: o Scat Pack é um carro de 670 cv capaz de fazer o 0-96 km/h em 3,3 segundos. Mas parece que o público está largamente ignorando o carro, ainda. (MAO)

 

Alfa Romeo continuará com combustão interna por mais uma geração

As leis que vão banir o motor à combustão interna na Europa em 2035 ainda estão em vigor; não é assim algo que dá para ignorar. Por isso, em 2021, a Stellantis disse que a Alfa Romeo se tornaria uma marca exclusivamente elétrica na Europa, América do Norte e China até 2027.

Mas agora, as projeções de crescimento de elétricos todas aquém do esperado, planos mudam. O novo CEO da Alfa Romeo confirmou que a marca italiana manterá os motores de combustão por muito tempo. A próxima geração do Stelvio e do Giulia estará disponível com motores a gasolina como parte de um trem de força híbrido. Mas ambos os carros terão versões elétricas, claro.

O CEO da Alfa Romeo e da Maserati, Santo Ficili, anunciou no LinkedIn que o Stelvio liderará o caminho. O novo SUV será revelado no final deste ano, mas as vendas não começarão até 2026. Um cronograma para o Giulia não foi fornecido, mas ele virá depois do Stelvio. Ambos os carros serão montados na Itália na plataforma STLA Large, o que significa que eles serão mecanicamente relacionados ao novo Dodge Charger até certo ponto.

Sim: parece que o seis em linha turbo da Jeep, o Hurricane, vai parar nos Alfa Romeo, com até 550 cv. O Hurricane vai virar Motore Uragano? Eu chamaria esses carros de 6c 3000, e dava um nome de encarroçador antigo para cada versão de carroceria, sedã e SUV. Alfa Romeo 6c 3000 Castagna, por exemplo.

Mas divago; o fato é que a indústria continua numa sinuca de bico danada, tendo que apostar em plataformas capazes de serem elétricas e a combustão interna ao mesmo tempo, com todos os compromissos que vem disso. Como os proverbiais patos, essas plataformas fazem de tudo: voam, andam e nadam. Mas não fazem nenhuma dessas coisas com maestria.

Mas fazer o quê? Tanto apostar totalmente em elétrico, como totalmente em combustão interna, parece loucura hoje. Então é assim que será por um tempo ainda. Aguardem os próximos eletrizantes capítulos! (MAO)

 

A volta do The Grand Tour?

A internet entrou em polvorosa esta semana com boatos de que o trio Clarkson-Hammond-May voltaria em um novo programa chamado ‘The Not Very Grand Tour’. O Top Gear/The Grand Tour está de volta?

Triumph Stag: o carro de James May no último The Grand Tour

Não, não é nada disso. Parece ser apenas mais uma forma de ordenhar este cash-cow mais um pouquinho. Pelo que se sabe até agora, apenas May e Hammond estarão no programa, comentando sobre filmagens antigas do Grand Tour. Clarkson aparecerá somente nesses filmes antigos.

Ford Capri 3-litre: o carro de Hammond no ultimo The Grand Tour

De acordo com o British Board of Film Classification (BBFC), o novo show foi dirigido por Phil Churchward, diretor da série The Grand Tour. O BBFC também lista o elenco como Clarkson, Hammond e May. O único episódio que conhecemos é chamado de “The Glory and The Power”, e a descrição do show diz: “A equipe celebra o motor de combustão, com uma retrospectiva de filmagens de aventuras passadas e test drives”.

Lancia Beta Montecarlo: Clarkson se despede em grande estilo

Então, vai ser divertido, claro, mas, aparentemente, nada diferente de surfar o YouTube para achar velhos episódios do trio. Temos que nos conformar: acabou mesmo. Diferente de Hugh Jackman, que aparentemente será o Wolverine aos 90 anos de idade, o trio realmente parou de fazer o que fazia tão bem. Paciência, e bola para frente. (MAO)