o dodge dart e o muscle car* americano mais brasileiro que existe la fora ele era o irmao menor e mais barato do full size charger plataforma b body contra a mais compacta a body do dart mas no brasil ele foi a base para todos os modelos de dodge v8 encontrados no nosso mercado e um carro carismatico e que marcou a historia de nossa industria sem duvida [gt40 content search= dodge widget= 1 title= mopar or no car ] vendido de 1969 a 1981 o dodge dart deu origem ao esportivo charger r/t e aos requintados magnum gran sedan e gran coupe mas tambem conquistou muita gente em sua forma original e foi simplesmente como uma homenagem ao dart e sua bem sucedida trajetoria por aqui que decidimos relembrar algumas de suas versoes mais bacanas especialmente nos estados unidos mas vamos começar com algo bem brasileiro pode ser * antes que se comece o e pony car leia nosso dicionario muscle car por gentileza dodge dart se nao havia como o primeiro representante desta lista nao ser nosso lançado em 1971 como modelo 1972 o dodge dart se foi uma maneira esperta de transformar um carro barato e depenado em um carro descolado e desejavel o essencial ele tinha um v8 318 la o coraçao americano do qual os dojeiros se orgulham com razao ate hoje o resto era perfumaria a ideia era atrair os jovens solteiros que nao tinham grana para um charger r/t a ideia era simples lavador de para brisa acabamento cromado cambio automatico isso e para quem ja passou dos trinta cara ar condicionado e para gente fresca o interior tinha bancos xadrez com encosto elevado volante de tres raios e cambio no assoalho freios a disco na dianteira eram opcionais quem quisesse adrenalina de verdade e nao tivesse grana teria de domar so com freios a tambor os 198 cv brutos do v8 brutos como o dart se foto juliano barata e deu certo o pessoal comprava o dart se por um preço mais em conta e deixava para equipa lo quando tivesse mais dinheiro e e por isso que os exemplares originais sao tao raros e valiosos hoje em dia de vez em quando um felizardo topa com um dart supostamente de luxo e descobre em sua plaqueta que se trata de um se hoje o mais simples virou o mais cobiçado dodge dart hang 10 nos estados unidos o dart era o compacto da dodge nos anos 70 e sempre recebia versoes com apelo jovial o dodge dart hang 10 de 1973 segmentava ainda mais a coisa toda ao ser feito para agradar os surfistas o termo hang ten vem do surfe como voce deve ter deduzido e e o nome de uma manobra na qual o surfista posiciona a prancha de modo a conseguir se equilibrar hang com os dez dedos dos pes no nariz da prancha normalmente esta manobra e realizada com um longboard uma prancha mais longa e pesada apresentado primeiro no salao de chicago em 1973 o dart hang 10 era pintado de branco com adesivos de um carinha surfando nas laterais interior com carpete laranja avermelhado e bancos de vinil branco com listras coloridas assim como os revestimentos de porta o banco traseiro era rebativel e assim era possivel acomodar uma prancha de surf curta ou shortboard mais um cooler e cadeiras de praia ironicamente nao se costuma fazer o hang ten em uma prancha curta [youtube id= orqi4ougyum width= 620 height= 350 ] o motor era o mesmo v8 de 318 pol³ 5 2 litro usado pelo dart nacional acoplado a uma caixa automatica de tres marchas fizeram cerca de 700 exemplares do dart hang 10 entre 1974 e 1975 dodge dart convertriple [youtube id= vu88bb0uqzw width= 620 height= 350 ] da mesma safra criativa da dodge vinha o dart convertriple anunciado como tres carros em um um compacto barato uma alternativa aos conversiveis por causa do teto solar de metal e uma alternativa as peruas graças ao amplo porta malas e ao banco traseiro rebativel sim era exagero para começar ele sequer era um conversivel [gt40 content tag= muscle car widget= 1 title= muscle cars a venda no gt40 ] mod tops ja falamos dos mod tops aqui no flatout no dicionario muscle car parte 2 mas nao custa relembrar inspirados pelo espirito do flower power os mod tops eram revestimentos de vinil com padroes florais psicodelicos em cores vibrantes disponiveis como opcionais para alguns modelos da chrysler em 1969 e 1970 o mesmo revestimento do dart visto em um plymouth superbird entre eles estava o dodge dart equipado com o mod top ele recebia vinil com estampa floral verde carroceria verde rallye green e interior de vinil preto e ele era igualzinho ao dart vendido no brasil ai vai uma ideia de customizaçao para quem tem saudade da geraçao paz e amor havia tres opçoes de cores amarelo pastel verde e azul berrante verde e azul em tons pasteis se no dart a estampa ficava restrita a capota externa em alguns outros modelos como o plymouth barracuda o vinil revestia o teto os paineis internos das portas e a seçao central dos bancos acompanhado de um adesivo com a grafia mod top em cada uma das janelas laterais traseiras [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] dodge dart gts 440 em 1967 o recem lançado dodge dart de quarta geraçao tinha tudo para ser sucesso nas arrancadas e nas ruas pois era compacto reforçando para os padroes americanos estiloso e barato so lhe faltava uma coisa um motor grande de verdade a dodge percebeu que havia cometido um pequeno engano ao jamais preparar o cofre do dart para receber motores big block e decidiu dar uma forcinha a quem andava colocando o motor magnum 440 um monstro de 7 2 litros e 380 cv como fazendo eles mesmos o swap ou melhor mandando fazer os carros eram enviados para a hurst sem motor e o pessoal da preparadora realizava a conversao os carros tinham o cofre reforçado e parte do cofre retrabalhada para acomodar o motorzao e perdiam a garantia de fabrica isto porque na verdade o dart gts 440 como a versao foi chamada jamais foi criada para uso nas ruas a ideia era que eles fossem da concessionaria direto para a pista ajudando o modelo a ficar reconhecido como monstro dos quartos de milha dizem que a potencia de 380 cv era uma estimativa conservadora sendo na pratica ainda mais proxima dos 400 cv com transmissao automatica de tres marchas torqueflite 727 o dart gts era capaz de cumprir o quarto de milha em menos de 14 segundos a 173 km/h sem qualquer modificaçao [youtube id= 6drup x0lu0 width= 620 height= 350 ] no total estima se que 650 carros tenham sido feitos pela hurst ate 1969 destes 80 tiveram a honra de se tornar algo ainda mais especial [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] hemi dart o hemi dart foi uma serie especial concebida pela dodge em 1968 especialmente para pilotos de arrancada naquele tempo os muscle cars estavam em seu auge e seu desempenho no quarto de milha influenciava diretamente o desempenho no showroom das concessionarias o famoso win on sunday sell on monday o carro foi feito em parceria com a hurst e a ideia era encaixa lo no regulamento das categorias ss/a e ss/b ss quer dizer super stock da nhra a national hot rod association responsavel por organizar a maioria dos campeonatos de arrancada americanos a estrategia da dodge era simples vender a pilotos e equipes independentes um dodge dart praticamente pronto para disputar arrancadas a um preço acessivel os carros vinham sem pintura tinham para lamas e capo de fibra de vidro sendo que a parte interna dos para lamas traseiros era cortada as portas nao tinham as maquinas dos vidros e o revestimento era uma simples chapa de metal os bancos dianteiros eram mais leves e o banco traseiro foi eliminado ate mesmo os vidros eram mais finos fabricados pela corning glass a mesma que faz as telas do iphone a dieta deu resultado e o hemi dart se tornou um peso pena entre os muscle cars com cerca de 1 360 kg para se ter uma ideia um dart gts carro no qual o hemi dart era baseado pesava mais de 1 600 kg nao tao leve assim era o motor o v8 de 426 pol³ pesava 382 kg quando totalmente seco e nao foi facil instala lo no cofre os suportes e a travessa tiveram de ser reprojetados a face interna do para lama do passageiro era rebatido em bom portugues vinha amassado de fabrica pois o trabalho era feito a moda antiga e o capo nao fechava dai veio a ideia para o scoop que tambem melhorava a admissao de ar fresco para os carburadores a vista sinistra que voce tinha ao encarar um hemi dart de frente era quase uma consequencia [youtube id= tiru5pen 54 width= 620 height= 350 ] o v8 ainda era acoplado a uma transmissao reforçada torqueflite automatica ou a uma caixa hurst manual de quatro marchas o diferencial um dana 9 3/4 tinha relaçao final encurtada para 4 88 1 priorizando arrancadas e o resultado era um desempenho intoxicante o quarto de milha era cumprido em apenas 11 segundos a mais de 210 km/h com pneus drag de epoca dodge dart gss 440 enquanto a dodge nao disponibilizava um motor grande de verdade no dart um dos caras que fizeram tudo por conta foi norman kraus proprietario da concessionaria grand spaulding dodge que ficava em chicago e era conhecida por tambem atuar como preparadora para se ter uma ideia a grand spaulding dodge foi uma das primeiras concessionarias a ter seu proprio dinamometro que era usado para demonstrar a potencia extra que seus serviços davam aos carros dos clientes — normalmente mr norm testava o carro no dinamometro junto com o dono antes e depois das modificaçoes por esse tipo de coisa ele ficou conhecido como king of hi performance descontente com a falta de um motorzao no dart mr norm decidiu encomendar 50 exemplares do dodge dart gts com motor 383 e instalar nele o motor magnum 440 com todos os seus 380 cv mr norm e sua equipe desenvolveram todas as adaptaçoes necessarias foi preciso reduzir o tamanho do carter modificar a travessa inferior k member e dar algumas marteladas na parte de dentro dos para lamas a cereja do bolo era rebatizar o carro como dart gss de grand spaulding special o carro ganhava emblemas especiais mas no mais tinha visual externo identico ao de qualquer outro dart gts certamente deixando muita gente enfurecida nos pegas de semaforo a receita ficou tao boa que a propria dodge decidiu lançar o dart gts com motor 440 em 1969 hoje os gss sao carros valiosissimos dodge dart seda duas portas a quarta geraçao do dodge dart nos eua foi a que veio para o brasil em 1968 por la ela foi lançada um ano antes em 1967 com uma opçao de carroceria inusitada seda de duas portas claro sabemos que no brasil os sedas de duas portas foram mais populares que os de quatro portas ate meados dos anos 90 mas nos eua esta opçao nao fazia tanto sentido o dart seda de duas portas era 90% igual ao cupe porem com o caimento do teto um pouco menos suave e com uma coluna b algo que o cupe nao tinha talvez o motivo fosse a tradiçao o primeiro dodge dart era um carro grande lançado nos estados unidos em 1959 e na epoca os sedas de duas portas eram carros bem comuns por la de qualquer forma o fato e que a presença da coluna b deixava o monobloco do dart mais rigido e por isso muita gente gosta de usar os sedas de duas portas para aplicaçoes de arrancada curiosamente o ano de 1967 foi o ultimo da carroceria seda duas portas que deixou de ser oferecida para 1968 dodge dart demon antes do challenger srt demon veio o dart demon ele era na pratica uma versao rebatizada do plymouth duster duster por sua vez era o nome que a plymouth havia escolhido para o valiant com carroceria cupe fastback que estreou em 1970 e o valiant que foi lançado em 1967 era o dodge dart que havia sido lançado um ano antes rebatizado como plymouth o dodge demon se diferenciava do plymouth duster basicamente pelos para lamas e grade dianteiros e pelas lanternas traseiras que traziam seis elementos verticais em vez de dois elementos horizontais em relaçao as outras versoes de carroceria do dart ele tinha entre eixos mais curto com 2 74 m em vez de 2 82 m; e o caimento do teto mais suave afinal era um fastback ele era oferecido em duas versoes a basica podia ser equipada com dois motores diferentes um seis em linha slant 6 parecido com aquele encontrado nos curiosos dodge argentinos de 198 pol³ 3 2 litros e 125 cv potencia bruta sempre ou um v8 318 de 230 cv muito semelhante ao que foi oferecido no brasil ja o dodge demon 340 era a versao que interessava o motor era um v8 de… 340 pol³ 5 6 litros com carburador de corpo quadruplo e 275 cv era em essencia um 318 com diametro ampliado de 99 mm para 102 6 mm enquanto o curso dos pistoes permanecia em 84 mm os cabeçotes tambem eram muito melhores e o comando de valvulas mais bravo com isto conseguia se um motor mais girador e de funcionamento mais suave com o 340 o dodge demon era capaz de chegar aos 100 km/h em 6 9 segundos declarados com maxima de 208 km/h era o suficiente para que a companhia o anunciasse como seu muscle car mais acessivel na pratica testes da epoca atingiram os 100 km/h em pouco menos de oito segundos o quarto de milha era cumprido em 14 56 segundos a 154 5 km/h o dodge demon 340 tambem tinha outros diferenciais a suspensao era batizada rallye com barras de torçao barra estabilizadora molas traseiras e amortecedores reforçados de serie o cambio era manual de tres marchas com alavanca no assoalho com opçao por um cambio manual de quatro marchas ou uma automatico torque flite tambem de tres marchas ja os freios usavam tambores maiores 10×2 25 polegadas na dianteira e 10×1 75 polegadas na traseira e as rodas eram de 14×5 5 polegadas [youtube id= lj9g7ypbh8o width= 620 height= 350 ] a ideia era que o demon fosse uma versao barata e de apelo esportivo por isto eram oferecidos opcionais como teto revestido com vinil console capo preto e scoop para o motor de inicio o dodge demon seria chamado de beaver mas a chrysler desistiu do nome quando descobriu que beaver era uma giria para vagina entre os entusiastas do radio amador px como se conhece no brasil o flatout official gear e a loja do flatout cada compra que voce faz por la e essencial para manter o site vivo e investindo em novas produçoes e conteudos recentemente lançamos a nossa nova coleçao com cinco novas camisetas sendo uma delas na medida para os tifosi camiseta gas & rubber uma arte de atitude com pegada de disco de rock o hibrido que todo entusiasta sonha ter na garagem fotografia de juliano barata registrada no dodges & cia de 2016 clique aqui para acessar o produto
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