o chevrolet chevette nao e um dos carros favoritos dos entusiastas brasileiros de todas as idades religioes e origens a toa alem do visual bem interessante para mim em qualquer uma de suas fases e da mecanica acessivel o bom e velho chevas e um carro barato e facil de encontrar embora isto possa mudar a qualquer momento lançado em março de 1973 no brasil o chevette era uma das varias interpretaçoes do primeiro carro mundial da general motors ele seguia quase a risca o visual do opel kadett c vendido na alemanha com o mesmo nome da versao americana e motor de origem isuzu divisao japonesa da gm porem com comando no cabeçote acionado por corrente e nao no bloco como no projeto original o cambio na maioria esmagadora dos casos era manual tambem fornecido pela isuzu e levava a força para as rodas de tras para muita gente e assim que um bom carro entusiasta deve ser o chevette tambem suspensao simples e bem acertada com braços triangulares sobrepostos na dianteira e eixo rigido com barra panhard na traseira; e pesava pouco se voce conseguir superar por um instante o fato de que que a versao mais forte vendida no brasil tinha 80 cv certamente vai encontrar bastante diversao em um chevette mesmo sem modificaçoes acontece que como e o caso com diversos outros modelos de projeto estrangeiro vendidos no brasil desde os anos 70 existem muitas versoes interessantes do chevette que so estiveram disponiveis la fora vamos dar uma olhada nelas agora opel kadett coupe gt/e os brasileiros podem se gabar porque nosso chevette foi lançado cinco meses antes do opel kadett c o modelo alemao e porque nossos motores tem comando no cabeçote mais moderno que a concepçao ohv com comando no bloco presente na versao europeia mas os alemaes por outro lado tiveram uma bela carroceria fastback que nao veio para o brasil e era muito charmosa mesmo nas versoes mais comuns [youtube id= rsq4hqtytf0 width= 620 height= 350 ] em 1975 porem veio o kadett coupe gt/e que foi feito para servir de base para os carros de competiçao da opel movido por um quatro cilindros de 1 9 litro 1 897 cm³ com sistema de injeçao bosch d jetronic o kadett gt/e tinha bons 105 cv a 5 400 rpm e uma caixa manual de cinco marchas do tipo dog leg com as marchas impares para tras e as marchas pares para a frente como nos carros de corrida em 1977 o kadett gt/e passou por uma leve reestilizaçao que colocou as setas ao lados dos farois antes elas ficavam no para choque dianteiro e deu ao carro um motor de dois litros 1 979 cm³ com 110 cv era o bastante para chegar aos 189 km/h de velocidade maxima colocando o kadett gt/e entre os compactos mais rapidos vendidos na epoca no total 8 660 exemplares do primeiro kadett gt/e com motor 1 9 e pintura amarela e preta foram fabricados entre 1975 e 1977 da segunda versao com carroceria amarela e branca foram feitas 2 254 unidades entre 1977 e 1979 opel kadett aero outra versao de carroceria que o kadett c teve e o chevette nao foi o cabriolet aero que na verdade tinha um teto targa removivel um santantonio integrado a carroceria e uma capota rebativel sobre a porçao traseira do habitaculo o kadett aero foi apresentado no salao de genebra de 1976 e fez sucesso entre o publico levando a opel a inclui lo na familia para o ano modelo seguinte o problema era que a operaçao de abrir e fechar o teto e a capota do kadett aero era bastante trabalhosa e demorada e o carro custava mais caro que um de seus principais rivais na alemanha o volkswagen kafer 1303 cabriolet sim o fusca conversivel alemao e por isso foi descontinuado ja em 1978 com apenas 1 242 carros fabricados foto o senhor automovel no brasil a envemo especializada em conversoes de carrocerias criou uma versao brasileira do kadett aero chamada chevette targa e ele era bem parecido com o original opel kadett caravan a marajo tubarao a primeira fase do chevrolet chevette no brasil vendida entre 1973 e 1980 so foi oferecida com carroceria seda de duas portas ate a decada de 80 foram lançados o hatchback de duas portas a perua marajo e a picape chevy 500 alem disso a partir de 1979 tambem foram fabricados no brasil sedas de quatro portas principalmente para exportaçao com poucos exemplares comercializados no brasil dentre estes todos a marajo e um dos modelos mais procurados por colecionadores e entusiastas certamente porque poucos carros antigos sao mais legais que uma perua de duas portas e traçao traseira no entanto lamenta se a ausencia da versao com a primeira dianteira conhecida como tubarao como o projeto e relativamente simples de vez em quando alguem transplanta a dianteira de um chevette tubarao em uma marajo a traseira era igual entao tudo combina perfeitamente mas e preciso trocar para lamas para choques farois e possivelmente o painel dianteiro vauxhall chevette 2300 hsr no reino unido o chevette era vendido pela vauxhall e tinha um visual diferente nao havia uma grade dianteira de verdade o ar era admitido para o cofre por uma entrada escondida na parte inferior e os farois ficavam sob coberturas de acrilico em algumas versoes o carro ficava com um visual meio futurista parecido com um carro conceito e para mim bem interessante o caso e que o vauxhall chevette tambem foi transformado em carro de rali como quase tudo que tivesse quatro rodas e um motor naquela epoca na europa para homologar o carro de competiçao foi lançado em 1976 o chevette 2300 hs ele tinha um quatro cilindros de 2 3 litros com comando duplo no cabeçote montado em posiçao inclinada no cofre por isso conhecido como slant four alimentado por dois carburadores stromberg e capaz de entregar 137 cv a 5 500 rpm alem de 18 6 mkgf de torque a 4 500 rpm o cambio era manual de cinco marchas da getrag e a suspensao era a mesma do kadett gt/e mais baixa e firme disponivel apenas como hatchback o chevette 2300 hs pode ser considerado um verdadeiro hot rod de fabrica capaz de chegar aos 100 km/h em 8 5 segundos e seguir acelerando ate os 185 km/h [youtube id= qlibrzjuil0 width= 620 height= 350 ] em 1980 modificaçoes na carroceria com peças em fibra de vidro tampa do porta malas para lamas dianteiros e spoiler frontal que lhe renderam o apelido de plastic fantastic alem de saias laterais mais pronunciadas foram feitos 50 exemplares para homologaçao para o grupo 4 de rali usando como base exemplares do chevette hs que estavam sobrando e por isto a mecanica do hsr era praticamente identica se voce lembra de outras intepretaçoes interessantes do chevrolet chevette que nao tivemos no brasil e so se manifestar nos comentarios
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