nao e tao facil acertar a mao quando se tira o teto de um belo cupe para transforma lo em um conversivel nem sempre as proporçoes casam e o carro acaba perdendo boa parte do charme conferido pela silhueta original so que isto nao aconteceu com o novo aston martin db11 volante versao conversivel do db11 ele nao tem um motor v12 como seu irmao fechado ao menos por enquanto mas meus amigos que carro bonito ele ficou sem o teto tudo bem ainda acho o cupe mais bonito mas as fotos deste post mostram que o pessoal da aston acertou a mao na hora de arrancar o teto e quase como se o carro tivesse sido pensado primeiro como conversivel basta observar como a linha de cintura do cupe ja meio que sugeria um design pensado para perder o teto e lembrar do fato de que o db11 fechado oferece a opçao pelo teto parcialmente pintado de preto lembrando uma capota [gt40 content search= aston widget= 1 ] olhando as fotos abaixo da para entender melhor o que estou falando repare bem como a porçao traseira da carroceria e igualmente harmonica nos dois carros apesar da diferença entre os formatos do teto e da capota de tecido de acordo com a aston martin a capota de tecido do db11 volante usa oito camadas de material isolante e pode ser acionada com o carro rodando a ate 50 km/h mesmo contra ventos de ate 50 km/h trazendo tambem um controle remoto para acionamento com o carro parado a operaçao leva apenas 14 segundos na hora de abrir a capota e 16 segundos na hora de fecha la e o sistema ainda permitiu um espaço no porta malas 20% maior em relaçao ao db9 volante [youtube id= pau2q_zlpmi width= 620 height= 350 ] a aston diz que a capota foi testada exaustivamente para garantir uma vida util de 100 000 ciclos ou seja pode abrir e fechar 100 000 vezes em condiçoes extremas simulando dez anos de uso em um mes de testes com direito a prototipos sendo testados no circulo polar artico e no vale da morte no deserto de mojave na california o conversivel e feito sobre a mesma estrutura do cupe um monobloco composto uma mistura de aluminio prensado extrudado e fundido e a fabricante diz que com isto o db11 volante e 5% mais rigido e 26 kg mais leve do que seu antecessor o db9 volante no total sao 1 818 kg com o carro vazio ou 48 kg a mais que o cupe por conta do mecanismo da capota e dos reforços estruturais em ordem de marcha sao 1 875 kg para movimentar o carro a aston martin optou por nao oferecer seu motor v12 de 5 2 litros e 608 cv e 71 2 mkgf ao menos por ora em vez disso o conversivel ficou apenas com o v8 de quatro litros biturbo muito parecido com aquele usado pelo amg gt e outros canhoes alemaes vale lembrar que desde 2013 a daimler ag e dona de 5% da aston martin e em troca fornece motores amg para os carros da fabricante britanica a ecu do motor contudo e da aston e faz com que a marcha lenta do v8 seja de apenas 650 rpm devagar quase parando e praticamente sem barulho considerando a proposta mais requintada do db11 volante faz sentido sao 510 cv a 6 000 rpm e 70 9 mkgf de torque entre 2 000 e 5 000 rpm acoplado a uma caixa automatica de oito marchas com aletas para trocas de marcha o motor do db11 volante e capaz de leva lo do zero as 100 km/h em 4 1 segundos 0 1s a mais que o cupe e entrega uma velocidade maxima limitada eletronicamente em 300 km/h na teoria portanto os quatro cilindros e 100 cv a menos do motor alemao virtualmente nao comprometem seu desempenho filosoficamente falando porem os potenciais clientes da aston martin talvez sinta falta do v12 britanico o que pode fazer com que a companhia mude de ideia mais adiante nao seria a primeira vez que isto acontece acontece que ha outra questao aqui a aston martin nunca se vendeu como uma marca de performance absoluta apostando muito mais na experiencia sensorial do que no desempenho bruto neste quesito o v12 ja faz concessoes ao adotar o downsizing girando menos que o 6 0 aspirado anterior a diferença de quase 100 cv se traduz em uma perda irrisoria no 0 100 km/h e o ronco do v8 talvez seja um pouco menos inspirador mas de um ponto de vista pratico faz mais sentido oferece lo como unica opçao todas as melhores partes do db11 cupe estao na versao volante o capo de aluminio em peça unica clamshell como dizem os brits o acabamento de folheado de madeira atras dos bancos dianteiros o novo desenho da dianteira e as belissimas lanternas traseiras em dois niveis as rodas de 20 polegadas sao exclusivas e abrigam discos de freio ventilados de obscenos 400 mm na dianteira mordidos por pinças de seis pistoes os discos traseiros tambem sao ventilados com 360 mm de diametro e pinças de quatro pistoes o modo como a parte superior das lanternas fica sobre o deque traseiro e um dos grandes charmes do design do db11 a aston martin diz que certos elementos do db11 volante como o volante aquecido e o sistema de climatizaçao criam um ambiente extremamente convidativo e estimulante para guiar com a capota aberta e a gente nao duvida especialmente considerando os amortecedores adaptativos bilstein os tres modos de direçao gt sport e sport+ que alteram entre conforto e desempenho maximo modificando as respostas do motor do cambio da suspensao e do sistema de vetorizaçao de torque o revestimento de couro do interior e o sistema de som bang & olufsen [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] continuamos meio chateados com a troca dos instrumentos analogicos de metal escovado por um mostrador de tft com ponteiros virtuais e velocimetro digital mas nao ha muito jeito de fugir disto nao e mesmo e uma pena porque o conta giros que virava em sentido anti horario marca registrada dos aston saiu de cena se liga no tamanho dos discos elcausurados como joias no mais a aston martin faz questao de mostrar que os britanicos sabem fazer conversiveis bonitos e nao vamos ficar surpresos se uma versao com motor v12 for lançada daqui a um ou dois anos no maximo
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