Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Aston Martin apresenta Vantage GT8
Depois da Mercedes, parece que a próxima marca a chegar com uma montanha de novidades será a Aston Martin. Depois do DB11 e da atualização do Vantage V12, agora é a vez da marca apresentar uma série especial batizada Vantage GT8. O modelo tem inspiração nas pistas, menos peso, muita fibra de carbono e aerodinâmica refinada. O nome GT8 vem do V8 Vantage GTE de corrida, o que, segundo a Aston, faz dele um “puro sangue”.
Além de ser o Vantage mais leve já produzido, ele também é o mais potente, e teve sua carroceria redesenhada em fibra de carbono com foco na aerodinâmica, além da suspensão recalibrada para refinar o comportamento dinâmico do modelo. Ainda não é desta vez que veremos o V8 AMG em um Aston: sob o capô do GT8 ainda está o V8 4.7 da Aston, que deverá ter em torno de 450 cv e poderá ser combinado ao câmbio manual de seis marchas ou ao automático Sportshift II de sete marchas.
Sendo inspirado no modelo que disputa o WEC, o GT8 tem splitter, para-choques, para-lamas, soleiras e difusor traseiro todos feitos de fibra de carbono. Além disso, há um recorte no para-lama dianteiro semelhante ao do GTE do WEC, e pode ganhar uma asa traseira caso o comprador escolha o Aero Pack opcional.
Além do uso extenso de carbono, as medidas de redução de peso incluem janelas laterais traseiras e vigia de policarbonato, e sistema de escape de titânio. Os paineis internos das portas também são de fibra de carbono, e os bancos de fibra de carbono perderam os ajustes elétricos. No total, o Aston Vantage GT8 ficou 100 kg mais leve.Serão feitos apenas 150 unidades, que custarão a partir de £165. 000 e serão entregues no fim deste ano.
Bugatti anuncia dois recalls para o Veyron
Quem diria que nem mesmo o Bugatti Veyron escaparia de uma convocação para corrigir problemas crônicos de construção? Pois a fabricante franco-germânica anunciou dois recalls recentemente.
O primeiro deles envolve alguns veículos produzidos entre 10 de março de 2006 a 17 de janeiro de 2010, e os Veyron Grand Sport produzidos entre 29 de setembro de 2009 e 30 de junho de 2010. O problema? O indicador do nível de combustível pode apontar um volume maior do que realmente há no tanque, o que pode levar o carro a uma pane seca, o que gera um risco de acidente. Os proprietários serão notificados pela Bugatti para a substituição da unidade de controle do tanque de combustível e atualização de seu software.
O segundo envolve alguns Veyron produzidos até 9 de março de 2012, os Veyron Grand Sport produzidos entre 29 de setembro de 2009 e 14 de outubro de 2014, e os Veyron Super Sport construídos entre 18 de fevereiro de 2011 e 17 de agosto de 2012. O problema aqui é um tanto embaraçoso para um hipercarro milionário como o Veyron: há possibilidade de corrosão nos suportes de elevação do carro (onde se apoia os garfos de elevador e macacos hidráulicos). Além da possibilidade de corrosão, os suportes podem se soltar em movimento. Para corrigir o problema, os suportes serão feitos de alumínio e serão rebitados no carro.
Koenigsegg vai à Alemanha para quebrar recorde de Nürburgring – mas não agora
Há alguns meses a Koenigsegg revelou que estava pronta para levar seu Agera One:1 a Nürburgring e quebrar o recorde para volta mais rápida no Inferno Verde, tirando a coroa do 918 Spyder. Mas então Jan Mardenborough decolou, um espectador morreu, limites de velocidade foram impostos e a Koenigsegg teve que adiar seus planos.
Como os limites foram abolidos há algumas semanas, os suecos agora voltaram a anunciar que já estão preparando sua viagem para a Alemanha. Mas isso não significa que veremos um recorde — ou uma tentativa — tão cedo. Isso porque a Koenigsegg precisa de tempo e preparo antes de tentar uma volta recorde em Nürburgring.
O relações-públicas da Koenigsegg, Steven Wade, escreveu o seguinte texto sobre o recorde no blog oficial da fabricante:
Um recorde de Nürburgring não acontece do nada. Em um texto no qual expressávamos nossa decepção com os acontecimentos do ano passado, escrevi que ‘só precisamos de 7 minutos, e faremos o melhor para não usar tudo isso’. Mas a verdade é que são necessários muito mais que sete minutos para conseguir uma boa volta nesta pista. Estávamos prontos para ir até lá quando o texto foi escrito no ano passado. Neste ano estamos começando tudo de novo, e o planejamento e preparação levam meses. Por isso, vocês devem ver fotos nossas por lá. Mas não se empolguem. Esta é uma longa estrada (desculpem o trocadilho) e não acaba até que acaba”.
Volkswagen pode encerrar produção do Fusca em 2018
Diferentemente do seu irmão mais velho, que teve 65 anos de estrada, a atual geração do Fusca deverá ter uma carreira bem mais curta. Segundo o site Autoline, a Volkswagen irá encerrar a produção do Fusca para se concentrar no desenvolvimento de crossovers e SUVs, que têm maior demanda que o modelo retrô-chique.
Além disso, a atual geração do Fusca não embalou nas vendas, mesmo com versões especiais como o Dune. Sendo assim, as últimas unidades do modelo devem sair da linha de produção no fim de 2018, quando o Fusca/Beetle moderno completa 21 anos.
Próxima geração do 911 pode não ter opção de câmbio manual
Um engenheiro da Porsche disse ao site “Edmunds” que está difícil viabilizar a oferta de câmbio manual para a próxima geração do 911. Thomas Brandl, engenheiro responsável pela nova linha do 911, disse durante o seguinte ao ser questionado sobre a próxima geração: “Enquanto houver câmbio manual, nós o usaremos. Mas será muito difícil justificar o investimento necessário para desenvolver um novo câmbio quanto somente pouco mais de 10% dos clientes a escolhe”.
Um sinal de que a Porsche já está abandonando o câmbio manual são os atuais GT3 e GT3 RS, que são vendidos somente com o câmbio PDK de sete marchas. Brandl ainda disse ao Edmunds que “os clientes querem continuar dirigindo um 911 manual, mas o PDK tem vantagens consideráveis em termos de eficiência”. Uma citação semelhante foi feita pelo chefe do programa GT3, Andreas Preuninger, há alguns meses, quando o 911 GT3 estava em desenvolvimento. Será que a Porsche vai realmente eliminar o câmbio manual do 911?
Rei da Noruega compra Audi A8 de seis portas e seis metros
Você talvez tenha visto nas redes sociais a imagem de um Audi A8 com seis metros e seis portas. Sim, uma falha nossa não ter falado dele antes, mas ao menos temos algumas informações mais detalhadas dele agora. A primeira delas é que ele foi feito para o Rei da Noruega, tem 6,10 m, 2.420 kg, seis bancos e um V6 3.0 supercharged que leva a enorme limousine de zero a 100 km/h em 7,1 segundos.
Ele é produzido sobre o A8 L, que usa um monobloco tipo spaceframe feito quase inteiramente de alumínio. Para alongá-lo ainda mais, os engenheiros alongaram as soleiras e o túnel central usando perfis de alumínio extrudados — o que manteve o peso do carro relativamente baixo, já que o A8 L pesa 2.020 kg na versão V8 4.2. O teto usa tubos de alumínio e barras cruzadas para reforçar a carroceria e mantê-la tão rígida quanto a do A8 L convencional.
Embora tenha sido feito por encomenda para o rei Harald V, ele não será o único A8 L limousine, uma vez que a Audi já tem outras encomendas do modelo, segundo o site Motor Authority.