com exceçao dos suvs hoje em dia o maior audi de todos — estamos falando em tamanho fisico mesmo — e o a8 modelo que equipado com um motor w12 ficou famoso na trilogia carga explosiva estrelando jason statham o audi a8 tem sua linhagem traçada pelos modelos 100 e o 200 dos anos 1980 e 1990 eles eram em essencia o mesmo carro mas o 200 era mais sofisticado e tinha uma dianteira diferente ambos contudo eram luxuosos e potentes para a epoca — e mais importante foram os primeiros sedas grandes da audi a oferecer o sistema de traçao integral que hoje e obrigatorio nos modelos que ficam mais alto na cadeia alimentar das quatro argolas mas por que estamos falando isso calma voce ja vai entender o cara ai em cima e um audi 200 de terceira geraçao sisudo nao de fato mas este grandalhao ai em cima foi a base para um dos carros de competiçao mais importantes da historia sendo um dos primeiros carros de competiçao a mostrar que a traçao nas quatro rodas tambem poderia ser uma boa no asfalto como ja vimos o audi quattro foi o primeiro carro da audi a tirar proveito da traçao integral em competiçoes — e acabou mudando para sempre a historia dos ralis no processo tambem foi com ele que se iniciou a tradiçao da audi de empregar a traçao integral em seus modelos de rua recurso que se tornaria com o tempo o cartao de visitas da marca acontece que havia outra coisa que a audi queria fazer na epoca melhorar sua imagem nos eua e conquistar mais espaço no mercado americano que em meados dos anos 80 estava em ascensao o desempenho matador do quattro nos ralis poderia ser uma boa forma de alavancar as vendas se os americanos acompanhassem os ralis so que eles nao davam a minima — se voce perguntasse a um americano qual era seu monstro do grupo b favorito grandes seriam as chances de ele te olhar com uma cara esquisita e te chamar de maluco ok talvez a gente tenha exagerado um pouquinho mas e fato que nos eua o negocio eram as competiçoes de turismo — mesmo na decada de 80 quando o auge dos muscle cars ja era parte do passado a trans am era uma das maiores categorias do pais com muita grana rolando patrocinadores grandes e a chance de ganhar bastante popularidade junto ao publico com um carro vencedor so que tambem era uma epoca esquisita porque as disputas entre muscle cars dos anos 1960 e 1970 com camaro mustang e challenger no front deram lugar a uma rivalidade mais diversificada — o mustang deu lugar ao mercury capri na rivalidade com o camaro a buick tinha carros turbinados e havia ate um espaço para carros japoneses como o nissan 300zx e foi no meio desse bolo que a audi entrou no fim da decada de 80 — mais precisamente na temporada de 1988 e ele chegou com tudo mas antes temos que voltar dois anos no tempo era 1986 e a audi decidiu testar a capacidade do audi 200 — que nos eua era conhecido como audi 5000 — com um recorde de velocidade sobre terra o carro que recebeu o nome especial de audi 5000cs turbo quattro era equipado com traçao integral diversas melhorias aerodinamicas e um motor cinco cilindros turbo de 650 cv [youtube id= uxlmecfwi6g width= 620 height= 350 ] ele tambem estava de acordo com todas as regras da nascar e conseguiu uma velocidade media de 332 853 km/h com picos acima de 350 km/h nas retas do circuito de talladega speedway missao cumprida por enquanto foi exatamente aquele carro que a audi decidiu aproveitar para correr na trans am — how cool is that o ano de 1987 foi dedicado a transformar aquele recordista de velocidade em um carro de corridas completo feito para derrotar os rivais nos circuitos mais desafiadores dos eua eles conseguiram algumas mudanças precisaram ser feitas porem para começar o audi 200 era um carro grande na europa — o maior vendido pela audi na verdade — mas ainda era menor do que o exigido pelo regulamento sendo assim o carro teve que crescer um pouquinho para atingir os 4 9 metros de comprimento e dois metros de largura exigidos para a categoria — e acabou se tornando o maior carro de corrida ja construido pela audi o motor tambem foi modificado perdendo o sofisticado cabeçote de cinco valvulas por cilindro usado no carro recordista e ganhando outro bem mais simples com duas valvulas por cilindro assim a potencia caiu para 510 cv — bem abaixo dos mais de 600 cv que a maioria dos concorrentes e seus v8 aspirados o turbocompressor kkk operava no limite a 2 8 bar — mais do que isto e a vida util do motor seria comprometida de qualquer forma a audi sabia que força bruta nao era tudo a potencia era levada para as quatro rodas por um sistema de traçao integral permanente com diferencial central praticamente identico ao usado no quattro do wrc e moderada por um cambio manual de seis marchas uma caracteristica marcante do carro eram os pneus absurdamente largos que calçavam rodas de mais de 14 polegadas de largura — algo necessario para garantir que os pneus diagonais tivessem o maximo de aderencia possivel e foi graças ao sistema de traçao integral que colocava a potencia no chao de forma muito mais eficiente que qualquer adversario que o audi 200 quattro trans am deixou todo mundo embasbacado quando estreou na competiçao em abril de 1988 [youtube id= pnzhr0ptdqy width= 620 height= 350 ] se voce tiver tempo pode assistir a prova de long beach em 1988 na integra acima os tres pilotos da equipe de fabrica eram hans joachim stuck hurley haywood e walter rohrl stuck e haywood hipnotizaram os espectadores com a precisao de seu trajeto nas curvas na corrida de estreia em long beach — o carro parecia grudado no chao e dificil escapar de cliches nestas situaçoes sentimos muito e carregava muito mais velocidade do que qualquer outro mesmo com uma desvantagem de 100 cv em relaçao ao resto do grid nao foi o bastante para garantir a vitoria logo de cara mas ela veio na corrida seguinte em dallas com hans stuck [youtube id= x53yxp2qtu4 width= 620 height= 350 ] o que se seguiu foi uma sequencia impressionante de vitorias — oito em treze corridas garantindo 93 pontos para a audi que ficou com o titulo de construtores o campeao entre os pilotos foi haywood garantindo que ninguem mais tivesse tantos motivos para comemorar quanto a equipe de ingolstadt no meio dos americanos da chevrolet da oldsmobile e da mercury nao precisamos dizer que eles nao ficaram muito felizes ate entao nao havia nada no regulamento que proibisse o uso de traçao integral mas as equipes americanas acabaram fazendo pressao sobre os organizadores da trans am e no ano seguinte qualquer carro que nao tivesse traçao traseira e um motor americano debaixo do capo estaria banido da categoria [vimeo id= 29973482 width= 620 height= 350 ] nao precisamos dizer que sendo 100% made in deutschland o audi 200 estava fora sem problemas — sua missao ja estava cumprida estava provado que a traçao integral servia para o asfalto e sem duvida o massacre aos rivais fez muito bem a imagem da audi que se consolidou nos eua em pouco tempo alem disso os alemaes ja planejavam sair de qualquer jeito devido aos altos custos e no ano seguinte voltaram as atençoes para a mais barata e liberal imsa gto categoria de turismo na qual competiram com o audi 90
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