ha alguns dias contamos aqui a historia do audi 200 quattro trans am o carro que a audi usou para convencer os americanos de que a traçao integral era uma boa tanto para o asfalto quanto para a terra e tambem para dar um boost pun intended em sua popularidade nos eua deu certo porque o audi 200 foi o campeao absoluto da trans am em 1988 — na verdade seu desempenho foi tao bom que a organizaçao baniu a traçao integral e os carros nao americanos da competiçao o que nem todo mundo sabe ou lembra e que aquele carro foi projetado e construido dois anos antes ja com o objetivo de provar a superioridade da traçao nas quatro rodas a gente ate mencionou naquele post mas agora e a hora de nos aprofundarmos na historia do audi 5000cs turbo recordista de talladega em 1986 o nome do circuito de talladega costuma ser associado aos muscle cars americanos por uma boa razao o circuito oval de talladega superspeedway no alabama e um dos mais rapidos dos eua e um dos mais importantes da nascar —tanto que deu ate nome a uma versao especial de homologaçao feita pela ford em 1969 o torino talladega — do qual so existem pouco mais de 750 unidades algo que faz dele um dos muscle cars mais valiosos do mundo mas o que o cara ai em cima tem a ver com o audi nao muita coisa — carros americanos e alemaes sempre foram muito diferentes e passados quase vinte anos as coisas nao tinham mudado muito nos eua a regra ainda eram os potentes v8 aspirados de traçao traseira tanto nas pistas quanto nas ruas e foi exatamente por isso que a audi decidiu levar um de seus carros para talladega um dos circuitos mais rapidos dos estados unidos para tal a audi decidiu pegar seu maior modelo o 200 e modifica lo para ficar de acordo com as regras da nascar na epoca — que ate entao nao eram muito rigidas de qualquer forma a audi nao modificou tanto o carro — ao menos por fora a carroceria foi rebaixada em cerca de 40 mm as arestas mais pronunciadas foram suavizadas e os espelhos laterais removidos para evitar o arrasto aerodinamico alem disso o carro recebeu um spoiler na dianteira e outro menor na traseira — eram peças discretas na medida para aumentar o downforce sem prejudicar a aerodinamica o coeficiente de arrasto continuou sendo de baixos 0 33 as maiores mudanças porem sao invisiveis boa parte dos componentes da carroceria foi trocada por peças mais leves — os para choques eram de kevlar; portas e capo de aluminio; e todas janelas exceto o para brisa eram de plastico o resultado era um seda de quase cinco metros de comprimento que pesava apenas 1 072 kg o maior trunfo deste audi 200 especial contudo ficava debaixo do capo em vez de empregar um motor v8 aspirado a audi decidiu manter o motor de cinco cilindros com turbocompressor deslocando 2 1 litros o motor tinha um cabeçote especial do qual ate hoje nao se sabe muito a respeito mas documentos historicos indicam ter cinco valvulas por cilindro — tres de admissao e duas de escape provavelmente e que elas ficavam a 47° em relaçao ao cilindro em vez dos 25° do audi quattro do grupo b no mais o que se sabe e que o motor entregava absurdos 650 cv — potencia que o colocava lado a lado com motores com o dobro ou ate o triplo do deslocamento tambem foram realizadas modificaçoes extensas na estrutura do carro e na suspensao — tudo para otimizar a aderencia e mante lo pregado no asfalto nas curvas inclinadas de talladega mas sem prejudicar a velocidade as molas que ficavam do lado de fora da curva — no caso do lado do passageiro eram mais rigidas de modo que a rolagem da carroceria era reduzida sob os mais de 2 2g que incidiam sobre o carro em alta velocidade alem disso as massas foram redistribuidas o tanque de combustivel o reservatorio de oleo e a bateria foram montados do lado do motorista; enquanto o conjunto mecanico — motor transmissao e eixo diferencial novamente muito semelhante ao do audi quattro de rali foram deslocados cerca de 5 cm para a esquerda enquanto o banco do motorista a coluna de direçao e os pedais foram deslocados 20 cm para a direita nao ficava muito confortavel mas garantia que 53% do peso do carro ficasse sobre as rodas do lado de dentro da curva e assim o equilibrio em alta velocidade era otimizado para completar audi 200 foi calçado com pneus de 10 polegadas de largura totalmente modificado o audi 200 recebeu um novo nome audi 5000cs turbo talladega no dia 24 de março de 1986 a audi levou este carro para o alabama e colocou bobby unser ex piloto da indy ao volante o objetivo quebrar o recorde de velocidade media no circuito de talladega bobby era o cara certo para a empreitada sua carreira na indy durou 27 anos durante os quais ele participou de 258 corridas vencendo 35 delas e conquistando os titulos de 1968 e 1974 [youtube id= 1fnwlalrrkc width= 620 height= 350 ] aposentado havia apenas quatro anos unser ainda estava em forma e assim conseguiu uma media de 332 852 km/h em uma volta com picos de 350 km/h comparado ao desempenho dos carros da nascar a esta velocidade o audi 5000cs teria conseguido ao menos um lugar na primeira fileira no grid de largada mas ele conseguiu mais do que isto a audi usou o feito como forma de se promover nos estados unidos levando o carro para uma turne promocional pelo pais dois anos mais tarde o 5000cs turbo talladega foi a base para o audi 200 quattro trans am [ fotos auto motor und sport via ableitet]
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